Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

LEÕES JÁ NÃO DEPENDEM APENAS DE SI

<em>Leões precisam da ajuda de terceiros para garantir apuramento</em>

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Sporting CP é bicampeão da Allianz Cup. Em 2017-2018, frente ao Vitória, os leões triunfaram nas grandes penalidades. No ano seguinte, 2018-2019, a equipa de Alvalade venceu, também nos penalties, o FC Porto. No entanto, na presente temporada, o conjunto de Silas já não depende apenas de si para seguir em frente. O percurso leonino começou com a receção ao Rio Ave FC. Na altura, o Sporting CP saiu derrotado, por 2-1. Nessa partida, Ronan inaugurou, aos 32 minutos, o marcador. Na resposta, pouco depois (35´), Bruno Fernandes ainda voltou a restabelecer o empate. Contudo, já nos minutos finais, Lucas Piazón apontou o golo da vitória para o conjunto de Vila do Conde. Após esse encontro, os comandados de Carlos Carvalhal, treinador do Clube de Alvalade na época de 2009/2010, empataram, a uma bola, frente ao Portimonense SC. É precisamente esse resultado que complica as contas leoninas. O que precisa então de acontecer para o Sporting CP seguir para as meias-finais da Taça da Liga? Na realidade, as contas são bastantes simples. Em qualquer um dos cenários, o Clube fundado em 1906 precisa de vencer os dois jogos que lhe restam (Gil Vicente FC e Portimonense SC, ambos fora de portas). Se não o fizer, está automaticamente eliminado da Allianz Cup. Caso o consiga, a equipa de Alvalade precisa que o Rio Ave FC não vença, em casa, a equipa da cidade de Barcelos. Para piorar as contas verdes e brancas, quando o jogo entre vila condenses e gilistas se realizar, a equipa de Vítor Oliveira já estará eliminada da prova e, portanto, é provável que faça alguma rotação e não encare o jogo da mesma forma que o Rio Ave FC o fará. Para já, resta aos comandados de Jorge Silas vencerem os seus jogos e esperar a ajuda de terceiros. A partida entre o Sporting CP e o Gil Vicente FC terá lugar no próximo dia 4 de dezembro, pelas 20h45, no Estádio Cidade de Barcelos.


Fotografia de Liga Portuguesa de Futebol Profissional




Futebol

Pedro Russiano admite ter usado avançado do Sporting como médio: "Aceitava bem"

Atual treinador do Lusitano de Évora orientou jogador na chegada a Portugal e explica que, com o passar do tempo, ganhou aptidões que não tinha

Pedro Russiano orientou Geny Catamo no Amora e diz que utilizou o 'camisola 21' do Sporting em várias posições diferentes
Pedro Russiano orientou Geny Catamo no Amora e diz que utilizou o 'camisola 21' do Sporting em várias posições diferentes

  |

Icon Comentário0

Pedro Russiano orientou Geny Catamo no Amora. Chegado do Black Bulls de Moçambique, o 'camisola 21' do Sporting foi utilizado pelo atual treinador do Lusitano de Évora em várias posições, adaptando-se sempre ao contexto pedido pelo técnico, que guarda boas memórias do jogador verde e branco - que regressa ao onze frente ao Famalicão.


"É um miúdo que aceita bem a mudança. Comigo jogou a extremo esquerdo, a extremo direito e a médio ofensivo e sempre aceitou tudo da melhor forma", começou por revelar, ao jornal Record, garantindo que o canhoto, "jogou a extremo-esquerdo, a extremo-direito e a médio ofensivo e sempre aceitou tudo da melhor forma".


Pedro Russiano explica que, sob as suas ordens, o futebolista do Sporting "realizou vários jogos a número 10" e que, com Ruben Amorim, desenvolveu aptidões que não tinha "entre elas, aprender a defender", explica, admitindo que o moçambicano "tinha lacunas a fechar o espaço interior, a definir aquilo que era o espaço e o momento de pressão. Essas adaptações fizeram dele o jogador que é hoje".


"Comigo, Catamo também jogou a extremo-esquerdo, pois tem uma valência que é poder explorar os cruzamentos com o pé esquerdo, ganhar mais a linha de fundo com o seu pé dominante. Vai trazer outra variabilidade à forma como joga do lado contrário. Um dos movimentos de referência dele, no lado direito, é vir para dentro e dar na baliza com o pé esquerdo. Se conseguir fazê-lo do outro lado com o pé direito, ficará um jogador ainda mais completo", terminou.

Ao longo desta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 36 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo do total de 2.217 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto apontou quatro golos e tendo realizado três assistências, procurando bater os números do ano anterior.



Futebol

Balakov aprova mudança de número de titular do Sporting: "Ficaria muito feliz"

Antiga glória do Clube de Alvalade dá 'luz verde' a troca no plantel dos leões e revela desejo de conquistar o bicampeonato no final da temporada

Krasimir Balakov, antiga glória do Sporting, aprova Fancisco Trincão com a 'camisola 10' e deseja bicampeonato
Krasimir Balakov, antiga glória do Sporting, aprova Fancisco Trincão com a 'camisola 10' e deseja bicampeonato

  |

Icon Comentário0

A Direção do Sporting quer renovar o contrato de Francisco Trincão. Uma das apostas da estrutura leonina é oferecer a 'camisola 10' ao extremo português, facilitando uma resposta positiva o jogador. Krasimir Balakov, glória do Clube de Alvalade, aprova a mudança.


"Ficava feliz por passar-lhe o testemunho!", começou por revelar, ao jornal Record. "Conheço o Trincão, não tão bem assim porque ele ainda é novo, mas sei que tem muita qualidade. Se o Clube decide que ele tem de ficar com o 'número 10', significa que têm muita esperança e confiança nele, que é um jogador para o futuro. É um sinal que o Sporting dá para lhe dizer que ele é muito importante. E para o Trincão seria uma motivação acrescida para demonstrar que merece essa camisola", atirou.


"Não recebi logo o 10. No primeiro ano fiquei com o 9 e ainda fiz alguns jogos com o 6, porque o 10 estava com outro jogador, acho que com o [Carlos] Xavier", recorda Balakov. "A partir do ano seguinte fiquei com o 10, daí até ao final da minha carreira. Antigamente, por tradição, o número 10 era o 'playmaker', o que pensava o jogo, o que mandava no meio-campo", revelou, afirmando que "para ter o 10 tem de ser um jogador de qualidade. Atualmente as coisas mudaram um pouco... Mas o número 10 fica sempre conhecido como número 10".


Para terminar, Balakov foi questionado sobre a possível conquista do bicampeonato por parte dos verdes e brancos e mostrou-se muito confiante. "É claro que acredito. Se acontecer, com certeza que vou a Lisboa", prometeu. "Desde o primeiro dia em que cheguei ao Sporting até hoje fui sempre Sócio do Sporting, com as quotas em dia! É claro que como Sócio do Sporting e antigo jogador do Clube, quando vencem um título é para mim sempre um gosto festejar com eles. Confio que podem ser bicampeões".

Em 2024/25, Francisco Trincão – avaliado em 27 milhões de euros já leva nove golos e 12 assistências na conta pessoal, ao longo de 42 encontros, apresentando a melhor temporada da carreira a nível individual. O extremo dos verdes e brancos é, de momento, o futebolista mais utilizado de todo o plantel, tendo cumprido 3.631 minutos



Futebol

Ruben Amorim pendurado! Craque do Sporting descartou Manchester United

Antigo treinador dos verdes e brancos tinha ideia em mente desde que se mudou para Old Trafford, mas futebolista dos leões escolheu outro destino

Ruben Amorim queria levar Geovany Quenda para o Manchester United, mas Chelsea já negociou com o Sporting
Ruben Amorim queria levar Geovany Quenda para o Manchester United, mas Chelsea já negociou com o Sporting

  |

Icon Comentário0

O Chelsea fechou a contratação de Geovany Quenda junto da Direção do Sporting. Os blues anteciparam-se à restante concorrência, garantindo o jovem ala, que ainda fica em Alvalade, por empréstimo, durante a totalidade da próxima temporada. Ruben Amorim desejava voltar a trabalhar com o prodígio que lançou na equipa principal dos leões, mas ficou 'pendurado'.


Na mudança para Stamford Bridge, um dos trunfos dos londrinos foi Enzo Maresca. O técnico utilizou a estratégia de Amorim e ligou ao canhoto. Depois de uma conversa pessoal, Quenda terá ficado encantado com o projeto e os planos para o futuro. 


Ainda assim, ficar mais uma temporada no Sporting foi imperial na decisão do jogador, que, juntamente com a família, pretende crescer no conforto de casa mais um ano. O 'camisola 57' dos verdes e brancos chegará a Inglaterra com mais experiência, tendo desejo de ser campeão - o primeiro título sénior - e contribuir com mais golos e assistências.


Além do Manchester United, também Liverpool, City, PSG e Milan seguiam o internacional português. No entanto, os red devils eram o clube que, até à data, tinha demonstrado mais interesse. Decidido a não deixar que um talento da dimensão de Quenda reforçasse um rival direto, o Chelsea avançou rapidamente e deixou Ruben Amorim sem reforço.

Esta época, a primeira no plantel principal do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 43 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 3.122 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, seis assistências para os companheiros de equipa e dois golos apontados - na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Luís Pedro Sousa estupefacto com valores de negócios do Sporting: "Desajustado..."
Futebol

Luís Pedro Sousa estupefacto com valores de negócios do Sporting: "Desajustado..."

 

Icon Comentário0
Sporting vende médio para Inglaterra: Premier League desfalca Alvalade
Futebol

Sporting vende médio para Inglaterra: Premier League desfalca Alvalade

 

Icon Comentário0
Transferência de Quenda dá que falar: Chelsea impõe objetivo ao Sporting
Futebol

Transferência de Quenda dá que falar: Chelsea impõe objetivo ao Sporting

 

Icon Comentário0