
Sporting CP e FC Porto têm uma rivalidade histórica, não só no futebol, mas em todo o panorama desportivo. Este domingo, joga-se o primeiro jogo de basquetebol entre estas duas equipas desde a temporada 1994/1995, sendo que o último jogo no Porto decorreu a 12/11/1994, no Pavilhão Rosa Mota. Este jogo não correu bem aos leões, comandados por Nélson Serra, que saíram derrotados por 100-77.
Este domingo espera-se um resultado mais equilibrado entre as duas equipas, que, em conjunto com o SL Benfica e com a bicampeã UD Oliveirense, são candidatas ao título, sendo que entre estas formações, apenas o Porto conseguiu ganhar na casa de um destes adversários, ao bater a Oliveirense no último fim-de-semana.
Os comandados de Luís Magalhães terão de fazer uma excelente prestação no Dragão Arena para conseguir ser a primeira equipa a derrotar os dragões esta temporada. A equipa orientada pelo espanhol Moncho López tem dez vitórias em outros tantos jogos, incluindo a supracitada vitória contra a UD Oliveirense, por 71-81, e uma vitória, em casa, contra o SL Benfica, por 87-79.
A equipa leonina tem subido de ritmo, como demonstram as exibições. Numa equipa montada esta temporada, é natural que exista algum tempo de adaptação à nova realidade, e numa modalidade como o basquetebol vê-se a evolução de uma equipa pelo trabalho defensivo.
O FC Porto foi forçado a fazer uma alteração no seu plantel – Tanner McGrew lesionou-se com gravidade e para o lugar entrou Kayel Locke, jogador que contra a Oliveirense lançou pouco, mas conseguiu marcar todos os seus lançamentos, num total de dez pontos e com dois triplos convertidos.
A nível estatístico, vão estar frente a frente as duas equipas com mais pontos marcados no campeonato. Do lado defensivo, os comandados de Luís Magalhães estão melhores do que os seus rivais, já que sofreram menos 26 pontos que os azuis. Max Landis, norte-americano do Porto, é o terceiro melhor marcador da competição, com uma média de 20.8 pontos por jogo. Já do lado do Sporting CP, o melhor marcador é James Ellisor, com uma média de 17.7 pontos, estando no 11º lugar deste ranking.
Espera-se um jogo muito equilibrado e sem vencedor antecipado. O Sporting CP terá de defender como no jogo contra a UD Oliveirense, para poder aspirar à vitória devido à enorme qualidade do adversário.
Fotografia do Sporting CP.









