
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting vai defrontar o seu rival na final da Taça de Portugal de 2024/25, no Estádio do Jamor, em Oeiras, contrariando os rumores de que o jogo poderia ser transferido para o Algarve. A decisão foi tomada pela Federação Portuguesa de Futebol, que apesar das discussões sobre a segurança da partida, especialmente caso o jogo envolvesse um confronto entre os rivais Sporting e Benfica, não equacionou qualquer outra alternativa.
O jogo está agendado para o dia 25 de maio, às 17h, e promete ser um grande evento do futebol nacional. A equipa de Rui Borges já garantiu o seu lugar na final após eliminar o Rio Ave com um resultado final de 4-1. A outra vaga na final será decidida esta quarta-feira, quando o Benfica defrontar o Tirsense.
Em declarações à Antena 1, fontes da Federação, confirmaram que já iniciaram os preparativos para a grande final no Jamor, com reuniões realizadas para garantir que tudo ocorra sem problemas. A segurança será uma prioridade, especialmente se os eternos rivais, Sporting e Benfica, se enfrentarem na decisão do troféu, uma possibilidade que está a gerar grande expectativa entre os adeptos de ambos os clubes.
A final da Taça de Portugal é sempre um dos momentos mais aguardados da temporada futebolística em Portugal, e este ano promete ser ainda mais especial, com os dois gigantes lisboetas a luta por mais um título. A manutenção do Jamor como palco do jogo, um local tradicionalmente associado às grandes finais do futebol português, garante ainda mais história a esta edição do torneio.
Além da final da prova rainha, os leões e as águias lutam ferozmente pela conquista do título nacional, tendo ambas as equipas lisboetas, 72 pontos na Liga Portugal Betclic. O Sporting - reveja aqui mais informações sobre a presença dos leões na Taça de Portugal - vai defrontar no próximo domingo, o Boavista, que luta para não descer de divisão, no Estádio do Bessa às 20h30. Será um jogo bastante decisivo, uma vez que ambas as equipas têm grandes objetivos: o Sporting encara cada jogo até ao fim como uma final para conquistar o bicampeonato, e os axadrezados lutam, após uma temporada marcada por crises internas, para não descerem de divisão.
Entendido no mercado de transferências é useiro e vezeiro em destacar craque dos verdes e brancos e tubarões já rondam Alvalade
|
Fabrizio Romando voltou a enaltecer a brilhante campanha de Viktor Gyokeres esta temporada. Nas redes sociais, o renomado jornalista com várias novidades sobre o mercado de transferências destacou o avançado do Sporting, após um golo e uma assistência diante do Rio Ave - veja AQUI os lances.
"Viktor Gyokeres brilha com mais um golo e uma assistência pelo Sporting. 16 contribuições diretas nos últimos nove jogos. 48 golos em 47 partidas pelo Sporting, 57 em 53 encontros com Clube e seleção. 73 contribuições em 53 duelos para todas as competições", escreveu o especialista, nas suas redes sociais.
A saída do sueco é vista como inevitável, depois de duas temporadas estratosféricas em que se tornou indiscutivelmente um dos melhores do Mundo na sua posição. O Arsenal surge como favorito, dada a necessidade de contratar um matador.
O grande objetivo dos comandado de Mikel Arteta passa por vencer a Premier League, tarefa que se tem revelado complicada nos últimos tempos. O Manchester City domina o campeonato, com quatro conquistas consecutivas, muito graças a Erling Haaland. Este ano, o título não deve fugir ao Liverpool, com Mohamed Salah a ser decisivo. Os londrinos disputam a prova com afinco, mas não têm uma superestrela par afazer a diferença.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 47 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.770 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 48 golos e fez 12 assistências.
Confira a publicação de Fabrizio Romano:
Jovem internacional dinamarquês foi suplente utilizado na vitória leonina frente ao Rio Ave, que ditou passagem à final da Taça de Portugal
|
Morten Hjulmand de um valente puxão de orelhas a Conrad Harder. O capitão do Sporting não gostou de uma atitude egoísta do compatriota, na vitória dos leões, por 3-1, diante do Rio Ave, e acabou por visar o jovem avançado dos verdes e brancos à vista de todos.
A jogada em causa aconteceu aos 90'+2, numa fase em que os leões já venciam por 2-1 e controlavam o jogo. Numa transição rápida de três para dois, Harder teve a bola nos pés com várias opções de passe, mas optou por tentar resolver sozinho, perdendo assim a posse de bola. Imediatamente, Hjulmand aproximou-se do compatriota e repreendeu-o pela escolha.
Apesar do puxão de orelhas, a entrada do avançado de 20 anos teve também aspetos positivos. O jovem não se escondeu do jogo e mostrou confiança ao rematar duas vezes à baliza em menos de meia hora em campo. O golo não surgiu, mas o 'camisola 19' continuou a tentar.
A atitude de Hjulmand foi também vista com bons olhos por muitos Sportinguistas. O médio e capitão demonstrou liderança, não hesitando em chamar a atenção do colega para um possível golo, meso com a eliminatória decidida. Com uma final da Taça de Portugal no horizonte e a luta pelo título ao rubro, a exigência é máxima nesta altura da temporada.
No campeonato, Sporting encontra-se no topo da tabela classificativa com 72 pontos, os mesmos que o Benfica. A equipa de Alvalade vai defrontar o Boavista, no próximo domingo, às 20h30. O encontro frente aos comandados de Stuart Baxter joga-se no Estádio do Bessa e há novidades quanto ao problema dos axadrezados com a falta de luz.
Internacional português dos verdes e brancos foi lançado de início por Rui Borges na partida entre leões e Rio Ave, válida para a Taça de Portugal
|
Vasco Borges e Filipe Balreira ficam discordam da titularidade de Pote. Enquanto o primeiro acredita que o 'camisola 8' do Sporting deva permanecer nas escolhas de Rui Borges, o segundo crê que o internacional português pode ficar no banco, entrando apenas em jogos de maior importância.
Vasco Borges: "Melhor forma de Pote recuperar é como titular"
“Pote é sempre um elemento diferenciador no ataque do Sporting”, garante Vasco Borges. O jornalista acredita que o médio já demonstrou sinais mais do que suficientes de recuperação e defende que o melhor caminho para regressar à melhor forma é, precisamente, somar minutos, de preferência, como titular. Com a reta final da época à porta, o especialista vê em Pedro Gonçalves uma peça-chave para o dérbi e a grande final no Jamor. "O jogador tem demonstrado estar a recuperar a um bom ritmo e ainda vai a tempo de ser uma figura importante para a decisiva reta final da temporada, com a visita ao Estádio da Luz ao virar da esquina", apontou, ao jornal Record.
Filipe Balreira: "Pote? Só deve voltar a 100% em jogos grandes"
Já Filipe Balreira, adota uma perspetiva mais cautelosa. Embora reconheça a qualidade do médio ofensivo e os bons sinais deixados na última partida, avisa que o ritmo competitivo ainda não está no ponto. "Pote deu uma boa resposta em campo contra o Rio Ave, tendo toques de qualidade e decisivos no ataque, mesmo sem ser a um ritmo elevado", afirmou. Para o jornalista, Pedro Gonçalves, deve continuar a entrar aos poucos e só voltar aos 90 minutos completos em desafios de exigência máxima. Jogar intensamente no Bessa, já no domingo, poderá ser um risco desnecessário. "Para já não parece que o criativo consiga ainda somar muitos mais minutos (e intensos) com o Boavista, mas pode voltar a fazer 90' com o Gil Vicente ou Benfica", escreveu.
O médio português de 26 anos, chegou ao Sporting na temporada 2020/21 e demonstrou logo desde o início que viria a tornar-se num pilar fundamental no meio campo, na altura de Ruben Amorim. Esta temporada, sofreu uma lesão grave em novembro e ficou afastado dos relvados durante seis meses. Até ao momento realizou 15 jogos, cinco golos e seis assistências.
Com o dérbi à vista e o título nacional ainda em jogo, o treinador Rui Borges enfrenta uma decisão delicada. Forçar o regresso total de Pote pode dar um novo brilho ao ataque leonino, mas a gestão física do jogador será crucial para não comprometer os objetivos do clube. O Sporting joga a 31.ª ronda da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação completa - no próximo domingo, frente ao Boavista no Estádio do Bessa, às 20h30.