
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Curiosidades
|
Na última terça-feira, dia 22 de abril, o Sporting deslocou-se ao Norte do país para eliminar a equipa do Rio Ave, num jogo que terminou com uma vitória por 2-1. Os golos leoninos foram apontados por Gonçalo Inácio (11’) e Viktor Gyokeres (50’). Com este resultado, o Clube de Alvalade garantiu a presença na final e Rui Borges tornou-se no mais recente treinador da história a comandar os verdes e brancos ao Jamor. Recordemos os 9 que o antecederam:
1. Ruben Amorim: Alcançou a final da Taça de Portugal ao serviço do Sporting na época 2023/24. Os leões procuravam chegar à tão desejada dobradinha, depois de se terem tornado campeões. Infelizmente, os verdes e brancos saíram derrotados pelo Porto por 2-1, num duelo de muito esforço, que apenas foi decidido após prolongamento. A turma de Alvalade jogou desde a meia hora da partida com 10 homens, graças à expulsão de St. Juste;
2. Marcel Keizer: Na sua época de estreia no Sporting, em 2018/19, o treinador holandês conseguiu o apuramento para a final da Taça, onde encontrou o Porto. Num jogo de incerteza no marcador, Keizer e os seus comandados levaram a melhor, ao vencerem a partida nas grandes penalidades, depois de um empate a dois no prolongamento;
3. Jorge Jesus: Naquele que foi o seu último jogo como treinador dos leões, o técnico português saiu como finalista vencido da Taça de Portugal 2017/18, ao ser derrotado pela equipa do Desportivo das Aves por 2-1. O jogo foi altamente marcado pela invasão à Academia de Alcochete, que se tinha sucedido no início daquela semana, e pelas agressões físicas e ameaças nem “JJ” nem o seu plantel estavam nas suas melhores condições físicas ou psicológicas;
4. Marco Silva: A final de 2014/15, foi escrita como um conto de fadas. O início não podia ter corrido pior para o Sporting, que em 25 minutos já estava em desvantagem por 2-0 e com menos um homem em campo. Mas, Marco Silva e o seu plantel buscaram forças onde não haviam e conseguiram o empate nos últimos 10 minutos da partida. Acabaram por vencer no desempate por penáltis e sagraram-se os vencedores da prova rainha, derrotando o Braga;
5. Ricardo Sá Pinto: O “Coração de Leão” foi chamado para treinador do Sporting a meio da época 2011/12 e nessa mesma temporada chegou ao jogo final da prova, onde encontrou a Académica. O Clube de Alvalade iniciou a partida a perder, com um golo sofrido aos 4 minutos, e não conseguiu encontrar o caminho da baliza durante o resto do jogo. 1-0 foi o resultado final e a equipa de Coimbra saiu vencedora.
6. Paulo Bento: O ex-jogador do Sporting é o único treinador desta lista que levou o leão por duas vezes à final do Jamor. A primeira foi na época 2006/07, onde venceu o Belenenses de Jorge Jesus, por um golo solitário, apontado por Liedson (87’). Na sua segunda decisão da prova rainha, foi Rodrigo Tiuí que decidiu o jogo, onde após um empate a 0 no tempo regular, o brasileiro fez abanar as redes da baliza do Porto por duas vezes, uma delas com um pontapé de bicicleta, tornando os leões bicampeões da Taça;
7. Laszlo Boloni: Na época 2001/02, o treinador romeno juntou a conquista da Taça de Portugal ao campeonato, quando derrotou a equipa do Leixões por 1-0, com o único golo da partida a ser apontado por Mário Jardel, aos 40 minutos de jogo, conquistando assim a dobradinha, que os Sportinguistas tanto desejavam;
8. Augusto Inácio: A verdade é que este treinador conseguiu levar o Sporting ao Jamor por duas vezes na temporada 1999/00. Encontrou na final o Porto, num jogo que terminou com um empate a 1 após prolongamento, e numa altura em que os penáltis não decidiam o vencedor, foi necessário a realização de nova partida de desempate, que os rivais do Norte levaram de vencida por 2-0;
9. Octávio Machado: O treinador natural de Palmela levou o Sporting à decisão final da Taça de Portugal da época 1995/96. Os leões acabaram por sair derrotados por três bolas a uma, com o golo dos verdes e brancos a ser apontado por Carlos Xavier aos 83, e o Benfica foi o vencedor da competição. Mas, o resultado acabou por ser o menos importante, visto que a partida ficou manchada pela morte de um adepto Sportinguista presente nas bancadas com um “very-light” lançado pelas claques afetas aos encarnados.
Equipa orientada por Rui Borges garantiu, na última terça-feira, a passagem à disputa do troféu, restando agora saber quem irá estar do outro lado do relvado
|
Esta quinta-feira de grandes jogos inicia-se em Espanha, com a La Liga a correr em alta velocidade. Athletic Bilbao e Las Palmas defrontam-se às 18h00, sendo que à mesma hora há um Celta de Vigo - Villareal para ver. Mais tarde, dois embates de grande intensidade animam o campeonato espanhol: o Getafe recebe o poderoso Real Madrid, enquanto o Alavés defronta a Real Sociedad.
Na Premier League, o Arsenal joga em casa frente ao Crystal Palace. É um jogo em que os londrinos não podem facilitar, até para poderem continuar a sonhar com o título inglês, dado que se encontra a 13 pontos do líder Liverpool, que vai bem lançado para conquistar a Premier League.
Em Portugal, a atenção vira-se para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, com o Benfica a receber o Tirsense, às 20h15, num jogo que coloca frente a frente um dos gigantes nacionais e um histórico do futebol português que milita atualmente no Campeonato de Portugal. Apesar do claro favoritismo das águias, as surpresas nesta competição são sempre uma possibilidade.
Vale lembrar que na final do Jamor já está garantido o Sporting, que esta terça-feira venceu o Rio Ave por 1-2 (1-4 no agregado). Os comandados de Rui Borges estarão certamente atentos ao desfecho do jogo desta noite para saberem que irão defrontar no derradeiro duelo da prova rainha.
Confira, abaixo, a lista de jogos agendados para esta quarta-feira:
• Athletic Bilbao - Las Palmas: 18:00, La Liga, DAZN 1;
• Celta de Vigo - Villarreal: 18:00, La Liga, DAZN 3;
• Royal Antwerp - Genk: 19:30, Jupiler Pro League, DAZN 4;
• Anderlecht - Gent: 19:30, Jupiler Pro League, DAZN 6;
• Internazionale - Milan: 20:00, Taça de Itália, SportTV 2;
• Arsenal - Crystal Palace: 20:00, Premier League, DAZN 2;
• Benfica - Tirsense: 20:15, Taça de Portugal, SportTV 1;
• Getafe - Real Madrid: 20:30, La Liga, DAZN 1;
• Alavés - Real Sociedad: 20:30, La Liga, DAZN 3.
Aproveite e carregue aqui para ver a programação semanal completa.
Equipa verde e branca disputou a grande final diante dos eternos rivais encarnados, o que aumentou, ainda mais, a satisfação dos Adeptos
|
No dia 21 de abril de 2006, o Sporting escreveu mais uma página dourada na sua história ao conquistar a tão desejada Taça de Portugal de Futsal. Depois de três tentativas falhadas, a quarta final trouxe finalmente o desfecho que os leões ansiavam. O palco da consagração foi o Pavilhão Multidesportos de Coimbra e o adversário o eterno rival Benfica, o que conferiu ainda mais simbolismo à vitória por 9-5.
A temporada prometia ser de sucesso desde início para a equipa liderada por Paulo Fernandes. A fase regular do campeonato tinha sido superada com distinção, com o primeiro lugar garantido antecipadamente. Na meia-final da final-four da Taça de Portugal, o Sporting eliminou o Piedense, num jogo mais renhido do que o esperado, apenas decidido no prolongamento, com o marcador a fixar-se nos 5-3 após um empate a três golos no tempo regulamentar. Este teste de fogo serviu, segundo o próprio treinador, como uma lição valiosa. "Foi ótimo aquilo que se passou contra o Piedense. Assim a equipa mudou de mentalidade e atitude", fez notar Fernandes, na altura.
A final frente ao Benfica teve todos os ingredientes de um Dérbi: emoção, intensidade e reviravoltas. A primeira parte foi marcada pelo equilíbrio, com os verdes e brancos a irem para o intervalo com uma curta vantagem de 3-2. Mas o segundo tempo deu conta de uma avalanche ofensiva leonina: cinco golos em apenas 12 minutos colocaram o resultado em 7-2.
Face ao domínio Sportinguista, o Benfica arriscou com a estratégia do guarda-redes avançado e conseguiu reduzir para 5-7, reabrindo momentaneamente a discussão do troféu. No entanto, Paulo Fernandes respondeu com astúcia, lançando também um guarda-redes avançado, papel assumido por Evandro, o que travou o ímpeto encarnado e conduzindo a equipa até aos 9-5 finais.
A formação leonina que entrou em campo foi composta por João Benedito e Bebé na baliza; Evandro (1 golo), Zezito (3), Bibi, Gonçalo Alves (1), Nenê, Deo (1), Paulinho (2) e Andrezinho (1). Uma exibição sólida na qual o talento brasileiro adicionou o tempero do samba à performance coletiva, com os jogadores a celebrarem no fim em clima de festa tropical.
“Foi a vitória da humildade e do trabalho da melhor equipa portuguesa”, exclamava Paulinho, entre danças e pulos. Já Gonçalo Alves, um dos esteios da equipa, mostrava-se emocionado: “Merecemos inteiramente a vitória, pois em 40 minutos, só em 2 não fomos superiores. Parabéns a esta equipa por este inolvidável marco.”
O capitão Zezito, figura incontornável da modalidade em Portugal, vivia um momento especial ao levantar finalmente o troféu que lhe escapava: “Até que enfim que ganhei a Taça. A nossa superioridade não deixou dúvidas.” O jogador deixou, ainda, uma mensagem direta à direção do Clube: “Dedico a vitória a todos os Adeptos, e que a futura direção mantenha o apoio às modalidades. Elas são o símbolo do Cube, no presente e no futuro.”
Mais do que uma vitória no marcador, esta conquista representou a consagração de um projeto, de uma identidade coletiva e de um grupo determinado a entrar na história. Foi a afirmação definitiva do Sporting como potência no futsal nacional - equipa que, recentemente, venceu a Taça da Liga, diante do Benfica - e o início de uma era de sucesso que viria a consolidar-se nos anos seguintes.
Avançado internacional sueco está a viver uma época de sonho em Alvalade e até vai pensando em destronar o maior goleador da história dos leões
|
Viktor Gyokeres é uma autêntica máquina de fazer golos e esta temporada, aquela que muitos dizem que será a última com a Listada verde e branca, poderá ficar marcada pelo facto de ter batido inúmeros recordes, sendo que um deles pertence a Fernando Peyroteo, o maior goleador da história do Clube de Alvalade.
O internacional sueco, depois de apontar um hattrick no último jogo do Sporting para o campeonato, diante do Moreirense, na passada sexta-feira, chegou aos 47 golos pelos leões e tornou-se, assim, o primeiro jogador a conseguir esta marca numa só época depois de Jardel o ter feito há precisamente 23 anos, ou seja, em 2002.
Antes do avançado brasileiro, só o argentino Yazalde, em 1974, havia conseguido igual feito, sendo preciso, depois, recuar até 1947 para encontrar registo semelhante, tendo o mesmo sido alcançado pelo inevitável Fernando Peyroteo, uma das figuras de maior destaque que alguma vez representaram o Sporting.
O ponta de lança luso conseguiu, em cinco épocas, marcar 46 ou mais golos num só ano, números que alcançou em 1938, 1940, 1942, 1946 e, por fim, em 1947. O recorde de número de remates certeiros numa só temporada pertence, precisamente, a Peyroteo (58), e é aqui que volta a entrar... Viktor Gyokeres.
O 'homem da máscara' encontra-se a apenas 12 golos de, esta época, igualar o recorde que pertence a Peyroteo, o que validaria, ainda mais, a ideia de que é, de facto, um dos maiores 'matadores' que os Adeptos e Sócios do Sporting alguma vez viram dentro das quatro linhas.
Para chegar a este número, Gyokeres conta com cinco a seis jogos até ao fim da época, número que depende, claro está, do resultado do embate com o Rio Ave, agendado para amanhã. Caso o Sporting 'carimbe' a passagem ao Jamor, então o internacional sueco terá, assim, mais um encontro para poder fazer estragos e perseguir o recorde em causa.
Vale lembrar que, esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 46 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.702 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 47 golos e fez 11 assistências.