Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting recebe o Farense, este domingo, dia 2 de fevereiro, pelas 18h00, no Estádio José Alvalade. Neste sentido, o Leonino leva até si cinco curiosidades sobre o jogo da jornada 20 da Liga Portugal Betclic, o último antes da deslocação dos leões ao Dragão.
1 - Histórico favorável aos verdes e brancos
As duas equipas já se defrontaram em 64 partidas, com o Sporting a ser feliz no confronto com os algarvios. Para já, registam-se 51 triunfos da turma de Alvalade, contra apenas seis do Farense. As duas formações empataram em sete ocasiões e o adversário marcou apenas 35 golos, contra 152 dos leões.
2 - Farense é vítima de Peyroteo e Gyokeres
Nos confrontos entre Sporting e Farense, Fernando Peyroteo e Viktor Gyokeres são os melhores marcadores. Com nove tentos cada, os goleadores de Alvalade têm no adversário uma das principais vítimas preferidas. Uma vez que o sueco pode deixar o Clube no verão, e está em dúvida para a partida deste domingo, é provável que não ultrapasse o maior artilheiro da história dos verdes e brancos.
3 - Farense chega a Alvalade numa série de cinco jogos sem vencer
Além disso, há factos recentes que tornam o jogo ainda mais interessante. Os comandados de Tozé Marreco chegam a esta partida com uma série de cinco jogos sem conhecer o sabor da vitória. Os algarvios bateram o Famalicão (3-2), a 21 de dezembro e, desde então, empataram com Vitória de Guimarães (2-2), Santa Clara e Moreirense (0-0) e perderam com Benfica (3-1) e Rio Ave (2-1).
4 - Algarvios com muito Sporting no plantel
Elves Baldé, Miguel Menino e Samuel Justo são nomes comuns às duas equipas. Formado na Academia Cristiano Ronaldo, o trio representa as cores do adversário, mas não poderá alinhar em sintonia no Estádio José Alvalade. Justo está apenas emprestado e, consequentemente, fora das contas da partida.
5 - Alvalade é fortaleza e Farense é avesso a ganhar fora de casa
Com 19 jornadas da Liga Portugal Betclic já disputadas, o Sporting soma oito vitórias e uma derrota no Estádio José Alvalade. Com 21 golos marcados e apenas cinco sofridos, os leões caíram diante do Santa Clara (1-0), com João Pereira no comando técnico. Por outro lado, o Farense soma apenas uma vitória fora de casa, cinco empates e quatro derrotas.
Leões fecharam contratação para posição prioritária de Rui Borges, mas problemas físicos têm assolado plantel dos verdes e brancos esta temporada
|
0Biel é reforço do Sporting para atacar o bicampeonato. O extremo chega a Alvalade oriundo do Bahia e custa 8 milhões de euros. No entanto, alguns adeptos dos verdes e brancos não ficaram satisfeitos com a notícia, uma vez que o plantel tem sido assolado por lesões e o brasileiro parece ser propício a tal.
De acordo com o historial de problemas físicos, o canarinho perdeu 76 dias por uma lesão na coxa, em 22/23. Em 23/24, Biel não foi obrigado a parar, mas, em 2024/25, tem tido várias mazelas. Para já, ficou riscado das opções durante sete dias devido a uma lesão no tornozelo, 67 dias por problemas nas costas e 25 dias por problemas na zona lombar.
Nas redes sociais, os adeptos do Sporting apontaram o facto de o plantel verde e branco ser curto, devido aos constantes problemas físicos nos jogadores de Rui Borges. A onda de lesões deixa os leões com poucas opções, principalmente no meio-campo e no ataque.
Alisson Santos era a primeira escolha do Sporting, mas a inexistência de acordo entre o Vitória - detentor de parte do passe - e a União de Leiria, quanto ao valor das percentagens, deixou o negócio cair por terra e os leões avançaram pelo jogador do Bahia.
Biel - avaliado em 5 milhões de euros - soma uma assistência em três jogos disputados em 2025. No ano transato, o extremo fez o gosto ao pé em seis ocasiões, tendo ainda realizado 10 assistências ao cabo de 47 partidas nas quais foi opção.
Advogado especializado em direito desportivo iniciou funções na passada segunda-feira, dia 27 de janeiro, e tem dura missão em Alvalade
|
0Hugo Viana vai deixar o Sporting e rumar ao Manchester City após o fecho de mercado. Já a trabalhar em simultâneo para os dois emblemas há várias semanas, o diretor desportivo ruma a Inglaterra em definitivo e Bernardo Palmeiro vai iniciar funções em Alvalade.
A saída de Viana deverá ser acompanhada de uma longa entrevista na SportingTV, com dirigente a despedir-se do Sócios e adeptos leoninos. Logo de seguida, o novo diretor-geral do futebol verde e branco irá assumir o cargo, embora já tenha acesso a vários documentos.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, Palmeiro já está na posse de todos os dossiês importantes para a realização de um trabalho profícuo. A mesma fonte revela que o advogado, especialista em direito desportivo, começou a trabalhar na passada segunda-feira, dia 27 de janeiro.
Recorde-se que Hugo Viana, após passar pelos leões como jogador, regressou ao Clube quando Frederico Varandas foi eleito Presidente em 2018, sendo também decisivo para a contratação de Ruben Amorim e de vários reforços de peso.
Entre os melhores negócios de Hugo Viana ficam na memória dos adeptos as chegadas de Viktor Gyokeres, Morten Hjulmand, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves, Ousmane Diomande, Nuno Santos - que continuam a ser fundamentais e imprescindíveis no Sporting.
Leões vão enfrentar o Farense na 20.ª jornada da Liga Portugal Betclic e técnico verde e branco tem mudanças preparadas na equipa titular
|
0Rui Borges vai fazer alterações no onze para a receção ao Farense. Rui Silva regressa à titularidade no Sporting, relegando Franco Israel para o banco de suplentes. Apesar de ter sido utilizado na Liga dos Campeões, o uruguaio volta a ser segunda escolha.
O 'camisola 1' foi opção diante do Bolonha, mas apenas porque a UEFA não permite alterações nas listas de inscrições nas provas europeias a meio da primeira fase da prova. Como Rui Silva acabou de chegar a Alvalade, estava impedido de jogar na Champions. No entanto, a situação irá mudar muito em breve.
No duelo com os algarvios - agendado para as 18h00 deste domingo, o internacional português volta a assumir a titularidade, com o objetivo de manter a baliza verde e branca trancada. Para já, o guardião não teve muito trabalho no Sporting.
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Rui Silva soma já 180 minutos, não tendo ainda sofrido qualquer golo. O guardião - avaliado em 5 milhões de euros - parece ser o titular indiscutível de Rui Borges, embora tenha sido contratado recentemente.
Já Franco Franco Israel – avaliado em 7 milhões de euros – leva 22 encontros: 11 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga e um na Taça de Portugal. Ao todo, nos 2.010 minutos que disputou, o guardião sofreu 23 golos.