
Futebol
Treinador do 14.º classificado esteve perto do Sporting, mas António Salvador impediu transferência
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting foi o clube da primeira liga portuguesa que utilizou, no último ano, mais jogadores formados em Portugal e, em particular, na Academia Cristiano Ronaldo. Os dados são do mais recente estudo do Observatório do Futebol (CIES) e referem-se aos jogos do campeonato disputados no último ano, ou seja, entre 25 de março de 2024 e o mesmo dia de 2025.
Para efeitos do estudo, o CIES considera "jogadores nacionais" como aqueles que deram os primeiros passos no futebol em clubes portugueses. Já os "jogadores nacionais treinados pelo clube" são os que jogaram, pelo menos, três épocas nas equipas de formação do clube, entre os 15 e os 21 anos.
O Sporting surge com um índice combinado de 66.8 – de 0 a 100 –, superando V. Guimarães (55.6), Boavista (53.3) e os rivais Porto (46.1) e Benfica (45.4). Se se analisarem as duas variáveis separadamente, o Clube de Alvalade também lidera no capítulo da utilização na equipa principal de atletas formados no clube, com uma percentagem de 41,5%, deixando para trás o Boavista (31,7%) e o Benfica (28,6%). Já no que diz respeito aos jogadores formados no país, os leões surgem em 2º lugar, com 58,5%, atrás do Vitória de Guimarães (70,3%) e à frente do Farense (51%).
Estes dados refletem, sobretudo, a aposta recorrente do Clube de Alvalade nos jogadores formados em Alcochete. No último ano, atletas como Ricardo Esgaio, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Daniel Bragança – que não joga mais esta época devido a lesão -, Geovany Quenda e João Simões, todos formados na Academia Cristiano Ronaldo, foram opções frequentes de Ruben Amorim e, desde dezembro passado, de Rui Borges, nos jogos da liga portuguesa. No que diz respeito aos jogadores formados noutros clubes portugueses, destaca-se Francisco Trincão. O avançado internacional português formado no Braga somou mais de 30 jogos no campeonato, entre a reta final da última época e a 26ª jornada de 2024/25.
Uma aposta que se deve manter nos próximos tempos com a chegada gradual à equipa principal de novos talentos da formação verde e branca. O lateral-direito José Silva, os médios Henrique Arreiol e Alexandre Brito e o avançado Afonso Moreira são alguns desses casos, tendo já somado algumas participações na equipa principal dos leões.
Emblema alemão estava na corrida pelo concurso de pupilo de Rui Borges, mas vira atenções para novos alvos e já não vai contar com jogador leonino
|
Viktor Gyokeres não vai rumar ao Bayern de Munique. O emblema alemão estava na corrida pelo concurso de pupilo de Rui Borges, mas vira atenções para novos alvos e já não vai contar com o jogador. Ainda assim, o Arsenal continua com o goleador na mira, já que Aleksander Isak é demasiado caro para os ingleses.
De acordo com Florian Plettenberg, especialista no mercado de transferências, já existiram várias conversas. Manchester United, Chelsea e Real Madrid também estarão na disputa, embora ainda não haja qualquer compromisso. O Bayern estará fora da corrida.
Nesse sentido, o Arsenal olha para Gyokeres como a melhor opção a ter em conta, ainda que a corrida pelo goleador do Sporting. O futuro do sueco está, assim, em aberto, mas tudo leva a crer que vai mesmo deixar Alvalade no próximo verão, num acordo que deverá render entre 60 a 70 milhões de euros aos cofres leoninos.
Viktor Gyokeres é o ativo mais valioso do Sporting e continua na mira de grandes tubarões europeus. Sérgio Krithinas aborda os possíveis destinos para o goleador sueco do Clube de Alvalade e refere que o Arsenal, de Mikel Arteta, pode ser encarado como uma boa opção para o jogador (Recorde AQUI).
Na presente temporada, Gyokeres já participou em 48 encontros, ao serviço do Sporting: 30 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.860 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 12 assistências.
Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol volta a visar Clube de Alvalade; Kit dos leões na origem do castigo aplicado
|
O Sporting voltou a ser visado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, agora liderada por Pedro Proença. Em causa, esteve o encontro da 31ª. jornada da Liga Portugal Betclic e o equipamento utilizado pelo emblema verde e branco.
"O jogo iniciou-se com 4 minutos de atraso, devido à necessidade de retificar o equipamento dos jogadores do clube B. A segunda parte iniciou-se com 5 minutos de atraso, devido à chegada tardia do clube B, não apresentando qualquer justificação", pode ler-se no comunicado do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, acerca do Sporting.
Esta multa prende-se com atrasos da equipa do Clube de Alvalade na subida ao relvado, tanto na primeira parte da partida, como na etapa complementar do jogo. Os leões ofereceram uma justificação, mas não se livraram de novo castigo por parte da FPF.
Relembrar que os verdes e brancos se deslocaram ao Estádio do Bessa na ronda 31 do campeonato português. Contra a formação do Boavista, que luta pela manutenção, o Sporting triunfou por 5-0, mas não se livrou de uma multa de 4.080 euros.
Resta esclarecer o que terá sido necessário retificar nos equipamentos do Sporting, fornecidos pela marca norte americana Nike. De qualquer maneira, são mais de quatro mil euros em multas para Frederico Varandas pagar. O Boavista foi multado em quase três mil euros durante a partida.
Minhotos somaram segundo empate consecutivo e seguem no quarto posto, em igualdade pontual (65) com o emblema azul e branco
|
O Braga, de Carlos Carvalhal, antigo treinador do Sporting, empatou, este sábado, dia 3 de maio (1-1) na receção ao Santa Clara, na 32.ª jornada da Liga Portugal Betclic e desceu ao quarto lugar do Campeonato Nacional, em igualdade com o Porto, agora terceiro.
No Estádio Municipal de Braga, a equipa orientada por Vasco Matos, ainda a sonhar com um lugar europeu, inaugurou o marcador aos seis minutos, por intermédio de Ricardinho, tendo Ricardo Horta reposto a igualdade, à passagem dos 47 minutos do encontro.
Braga, que somou o segundo empate consecutivo, segue no quarto posto, em igualdade pontual (65) com o Porto, terceiro, que na sexta-feira venceu o Moreirense, por 3-1. A formação açoriana, mantém-se na sexta posição, com 51 pontos, menos três do que o Vitória de Guimarães, quinto classificado.
De recordar que Carlos Carvalhal treinou o Sporting durante a temporada desportiva de 2009/10. Em 33 jogos, alcançou a vitória em 16 encontros, terminado o Campeonato Nacional na quarta posição. O técnico orientou jogadores como Rui Patrício, João Pereira ou Liedson.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 4 de maio, frente ao Gil Vicente (Recorde as cinco curiosidades AQUI). O encontro, a contar para a 32.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma minhota, tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio José Alvalade.