
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting foi o clube da primeira liga portuguesa que utilizou, no último ano, mais jogadores formados em Portugal e, em particular, na Academia Cristiano Ronaldo. Os dados são do mais recente estudo do Observatório do Futebol (CIES) e referem-se aos jogos do campeonato disputados no último ano, ou seja, entre 25 de março de 2024 e o mesmo dia de 2025.
Para efeitos do estudo, o CIES considera "jogadores nacionais" como aqueles que deram os primeiros passos no futebol em clubes portugueses. Já os "jogadores nacionais treinados pelo clube" são os que jogaram, pelo menos, três épocas nas equipas de formação do clube, entre os 15 e os 21 anos.
O Sporting surge com um índice combinado de 66.8 – de 0 a 100 –, superando V. Guimarães (55.6), Boavista (53.3) e os rivais Porto (46.1) e Benfica (45.4). Se se analisarem as duas variáveis separadamente, o Clube de Alvalade também lidera no capítulo da utilização na equipa principal de atletas formados no clube, com uma percentagem de 41,5%, deixando para trás o Boavista (31,7%) e o Benfica (28,6%). Já no que diz respeito aos jogadores formados no país, os leões surgem em 2º lugar, com 58,5%, atrás do Vitória de Guimarães (70,3%) e à frente do Farense (51%).
Estes dados refletem, sobretudo, a aposta recorrente do Clube de Alvalade nos jogadores formados em Alcochete. No último ano, atletas como Ricardo Esgaio, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Daniel Bragança – que não joga mais esta época devido a lesão -, Geovany Quenda e João Simões, todos formados na Academia Cristiano Ronaldo, foram opções frequentes de Ruben Amorim e, desde dezembro passado, de Rui Borges, nos jogos da liga portuguesa. No que diz respeito aos jogadores formados noutros clubes portugueses, destaca-se Francisco Trincão. O avançado internacional português formado no Braga somou mais de 30 jogos no campeonato, entre a reta final da última época e a 26ª jornada de 2024/25.
Uma aposta que se deve manter nos próximos tempos com a chegada gradual à equipa principal de novos talentos da formação verde e branca. O lateral-direito José Silva, os médios Henrique Arreiol e Alexandre Brito e o avançado Afonso Moreira são alguns desses casos, tendo já somado algumas participações na equipa principal dos leões.
Equipa de Alvalade vai ter um encontro complicado para a Liga Portugal Betclic, mas pode ter a tarefa facilitada na luta pelo título
|
O Sporting defronta, na próxima quinta feira, o Rio Ave, em jogo para a Taça de Portugal. Na Liga Portugal Betclic, os leões têm o encontro com o Braga na próxima jornada, e defrontam o Santa Clara, uma das equipas sensação do campeonato, na ronda seguinte.
Os açorianos já vão pensando na partida com o Sporting, um jogo importante para a luta pelas competições europeias, em casa, mas que o Santa Clara pode ser obrigado a disputar sem mais de meia equipa disponível.
Isto porque a equipa dos Açores vai defrontar o Vitória de Guimarães na próxima jornada, na cidade berço. O Santa Clara vai a jogo com sete jogadores que estão tapados por amarelos, uma vez que já viram o cartão por quatro vezes nesta edição da Liga Portugal Betclic.
Na última partida, contra o Nacional, Frederico Venâncio e Pedro Ferreira foram amarelados, e juntaram-se a um lote de cinco jogadores que já estavam na mesma situação: Ricardinho, Lucas Soares, Adriano Firmino, Vinícius e Diogo Calila, todos em risco para a partida com o Sporting, caso sejam amarelados contra o Guimarães.
O Sporting e o Santa Clara defrontam-se, nos Açores, em partida a contar para a 29ª. Jornada da Liga Portugal Betclic. O jogo entre leões e açorianos está marcado para o próximo dia 12 de abril, e vai decorrer pelas 18h00.
Treinador da equipa verde e branca vai voltar a apostar na dupla para atuar no miolo do terreno, já no próximo confronto em Alvalade
|
O Sporting prepara-se para mais um grande desafio na Taça de Portugal e Rui Borges aposta numa solução que já deu frutos: Morten Hjulmand e Zeno Debast vão, mais uma vez, formar o eixo central do meio-campo. Os jogadores estão de regresso e vão defrontar o Rio Ave, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, amanhã às 20:15.
Após cumprir castigo, Hjulmand está de regresso às opções de Rui Borges e volta diretamente ao onze inicial para o próximo confronto. A ausência por lesão de Morita e João Simões deixa o treinador com poucas alternativas, tornando inevitável a repetição de uma fórmula que já funcionou esta época. Curiosamente, a estreia desta dupla no meio-campo foi precisamente frente ao Rio Ave, em janeiro, num jogo que terminou com um triunfo convincente por 3-0 para os leões
Desde essa partida, Hjulmand e Debast voltaram a partilhar a zona intermediária em desafios exigentes, como na Liga dos Campeões, contra Leipzig e Bolonha. Apesar da derrota por 2-1 na Alemanha e do empate por 1-1 com os italianos, a solidez da dupla foi um dos pontos positivos desses encontros. Já no campeonato, estiveram juntos no triunfo por 3-1 frente ao Casa Pia, onde Hjulmand brilhou ao assistir Gyokeres para um dos golos.
Rui Borges tem testado diferentes esquemas táticos, oscilando entre o 4x4x2, o 4x2x3x1 e até um 3x4x3 mais próximo do modelo que os jogadores conhecem melhor. Com Hjulmand e Debast, a equipa tem demonstrado consistência e capacidade de construção, algo fundamental para enfrentar uma eliminatória a duas mãos.
O Sporting entra em campo esta quinta-feira com a ambição de levar uma vantagem confortável para o jogo da segunda mão, que, devido aos danos no Estádio dos Arcos, pela tempestade Martinho, será disputado em Paços de Ferreira. Com um registo positivo sempre que esta dupla se encontra no meio-campo, os leões esperam repetir a dose e aproximar-se ainda mais de mais uma final da Taça de Portugal. Reveja o onze provável para o duelo de amanhã e mais algumas informações do Sporting.
Consultor de Comunicação e adepto dos leões aproveitou o seu espaço de opinião no Jornal Record para falar da luta pelo título nacional
|
Numa altura em que faltam poucas partidas para o fim do campeonato, e a luta pelo título nacional está ao rubro, André Pinotes Batista aproveitou o seu espaço de opinião no Jornal Record para falar da corrida entre Sporting e Benfica pela Liga Portugal Betclic, com algumas críticas pelo caminho.
Começou por falar do estado do futebol em Portugal: “A apenas sete jornadas do fim do campeonato, uma rápida revista de imprensa ou televisão basta para constatar o óbvio: o processo de condicionamento arbitral está em marcha”.
Prosseguiu, com a mesma ideia: “Dir-se-á que é tudo normal, ou dentro do habitual, mas não me resigno. Talvez por ser neto de um ex-árbitro que foi, simultaneamente, o homem mais sério que conheci na vida. Talvez porque me compadeço quando o forte, fazendo uso do seu porte, reprime o fraco. Quiçá porque recuso a explicação de que há uma dimensão cultural – latina – na transformação da paixão em falta de educação”.
O consultor de comunicação, e adepto do Sporting, explicou, de seguida, que esta é uma tendência normal em Portugal, quando os campeonatos são renhidos, enquanto dissertava sobre a necessidade de conseguir ganhar limpo e não procurar outro tipo de estratégias.
Terminou, da seguinte forma: “Com Sporting e Benfica ombro a ombro e apenas 21 pontos em disputa, o sistema já está todo ao lume (...) À arbitragem portuguesa desejo que consiga não ser notícia, o escrutínio será elevado, os podres poderes agitar-se-ão e é – nesta reta final – que os juízes lusos dispõem de uma oportunidade de ouro para rebater a crítica, infundada, de que a nossa arbitragem é genericamente má. Erros vão acontecer. Que sejam erros honestos e se deixe a decisão à arte de técnicos e futebolistas”, rematou André Pinotes Batista.