Futebol
A jogar com 10, Sporting sofre golo perto dos 90' e tropeça frente ao Gil Vicente (Vídeo)
02 Jan 2026 | 20:39
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
03 Jan 2026 | 10:27 |
Gonçalo Inácio viu o cartão vermelho direto no encontro entre Gil Vicente e Sporting (1-1). Jorge Faustino analisou os lances do encontro e, além de discordar da expulsão do defesa central dos leões, disse ainda que o golo do empate dos minhotos é irregular por falta sobre Alisson Santos. Desta forma, atribuiu mesmo nota negativa à prestação do juiz (dois).
Jorge Faustino: "Melhor decisão: livre direto e cartão amarelo"
"Gonçalo Inácio agarrou Gustavo Varela, impedindo a sua movimentação quando este podia ficar isolado, mas sem a posse de bola (tinha de fazer domínio em situação difícil). Melhor decisão: livre direto e cartão amarelo", escreveu o antigo árbitro no jornal 'Record.
Jorge Faustino: "Carlos Eduardo acertou com braço no queixo de Alisson. Falta imprudente. Golo mal validado"
Sobre o lance do empate, não teve dúvidas de que o jogador do Sporting sofreu falta: "Na movimentação no interior da área e depois de alguns contactos naturais e mútuos, Carlos Eduardo acertou com braço no queixo de Alisson. Falta imprudente. Golo mal validado".
Em suma, Jorge Faustino justificou a nota negativa a Gustavo Correia, criticando os dois lances capitais que acabaram por prejudicar o Clube de Alvalade: "Arbitragem que acabou por não ser feliz em virtude dos dois erros importantes e com influência no resultado".
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 6 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a meia-final da Taça da Liga, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á às 20h00, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
Especialista considera que o Gustavo Correia decidiu mal ao dar o ordem de expulsão ao defesa central dos leões, aos 79 minutos
03 Jan 2026 | 10:08 |
Tiago Rocha, antigo árbitro, deu nota negativa a Gustavo Correia (dois), árbitro do Gil Vicente - Sporting (1-1), partida da 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O especialista considera que o árbitro decidiu mal ao dar o cartão vermelho direto a Gonçalo Inácio, à passagem dos 79 minutos.
T. Rocha: “Na minha opinião não é lance para vermelho. Seria para amarelo”
“Na minha opinião não é lance para vermelho. Seria para amarelo”, disse o ex juíz, à Rádio Renascença, sobre o lance entre o central leonino e Gustavo Varela. Com o marcador em 1-0, os leões ficaram a jogar com menos uma unidade no Estádio Cidade de Barcelos.
Carlos Eduardo viria a restabelecer a igualdade para os minhotos a três minutos dos 90', fixando o resultado final em 1-1. O avançado brasileiro, que realizou apenas o quarto jogo da época, ganhou nas alturas e assinou o golo dos galos frente aos leões, que escorregam na luta pelo título.
Após o apito final, Rui Borges esteve presente na conferência de imprensa e, entre vários temas abordados, o técnico dos leões foi questionado sobre o lance da expulsão de Gonçalo Inácio, mas confessou que não conseguiu ver pelas câmaras (Saiba mais AQUI).
Nesta temporada desportiva de 2025/26, Gonçalo Inácio - avaliado em 45 milhões de euros - é um dos pilares do Sporting. O defesa central verde e branco soma, até ao momento, 2.112 minutos em 24 jogos, nos quais já conseguiu fazer duas assistências para golo.
Após o empate em Barcelos (1-1) a abrir o ano, treinador dos leões fez o rescaldo do duelo frente aos minhotos em conferência de imprensa
03 Jan 2026 | 09:42 |
Rui Borges esteve presente na conferência de imprensa, após o empate entre o Gil Vicente e o Sporting (1-1) para a jornada 17 da Primeira Liga. Entre vários temas abordados, o técnico dos leões foi questionado sobre o lance da expulsão de Gonçalo Inácio, mas confessou que não conseguiu ver pelas câmaras.
R. Borges: "Não vi o lance. Está lá a câmara, mas não dá para ver ao certo"
"Não vi o lance. Está lá a câmara, mas não dá para ver ao certo. Sobre os pontos perdidos é o que é. Estamos com dez jogadores e o Gil tem mérito a crescer. O Braga é um lance próprio, um penálti, fomos penalizados, é uma decisão do árbitro. Temos de nos focar no que controlamos", começou por dizer.
O timoneiros dos leões fez uma análise à partida: “Tivemos 64% de posse de bola, tivemos qualidade na primeira construção, mas faltou-nos mais qualidade no último terço. Mais até na primeira parte, porque na segunda entrámos muito bem e fomos fortíssimos. Depois, devíamos ter instalado e desgastado mais o adversário, mas perdemos bolas e deixámos o Gil Vicente entrar em contra-ataques, mas o perigo do adversário até foi mais em bolas paradas. Não vamos definir sempre bem, mas a equipa esteve proativa”.
O técnico falou também dos efeitos do empate nas contas no topo da tabela classificativa: “No ano passado tivemos oito pontos de vantagem e passámos para o segundo lugar. Falta muito Campeonato e estamos apenas focados no que podemos controlar e fazer”.
R. Borges: "Já estou a pensar no jogo com o Vitória para a Taça da Liga, porque não tenho o Inácio e não temos centrais"
Rui Borges recusa justificar-se com as várias ausências: “Não serve de desculpa. Podíamos ter feito o 2-0 e estaríamos aqui a falar de outra coisa, mas não fomos capazes. Deixámos uma equipa que está a fazer um belíssimo Campeonato acreditar até ao fim, no seu estádio, a expulsão condicionou e fez com o adversário acreditasse ainda mais. Não me vou lamentar pelas ausências. Quero ter toda a gente, como é lógico, era importante, mas a equipa bateu-se bem e teve qualidade. (…) Não adianta pensar em quem não está. Já estou a pensar no jogo com o Vitória para a Taça da Liga, porque não tenho o Inácio e não temos centrais. É o que é, jogamos com 11 e vamos ser competitivos e manter a qualidade, com certeza”.
Prioridade do emblema verde e branco passa por garantir que atleta canarinho continue a somar minutos num campeonato competitivo
03 Jan 2026 | 03:00 |
O Sporting prepara-se para voltar a emprestar Biel já no próximo mercado de inverno, caso o extremo brasileiro seja devolvido pelo Atlético Mineiro, sabe o Leonino. O emblema de Belo Horizonte equaciona não dar continuidade ao empréstimo, mas o Clube de Alvalade já tem uma solução planeada.
Ao que o nosso Jornal apurou, a SAD leonina já pensa num novo destino para o jogador, não estando nos planos uma integração no plantel principal às ordens de Rui Borges. A prioridade passa por garantir que o atleta continue a somar minutos num campeonato competitivo.
A experiência no Atlético Mineiro não tem corrido como esperado, com Biel a ter uma utilização abaixo do previsto, fator que leva o 'Galo' a querer antecipar o fim do acordo. Nesse cenário, o Sporting está preparado para agir rapidamente e encontrar uma solução que beneficie todas as partes.
O atleta não conseguiu convencer Rui Borges, treinador que tem acompanhado de perto a situação do jogador e que não vê, para já, argumentos suficientes para apostar no extremo no contexto das exigências do emblema verde e branco, reforçando a ideia de que uma nova cedência será o cenário ideal.
Ao cabo de 24 partidas ao serviço do Atlético Mineiro, Biel somou apenas um golo e duas assistências na conta pessoal. O jogador de 24 anos de idade esteve em campo apenas durante 745 minutos, nos quais nunca foi capaz de cair nas graças dos adeptos.
A jogar com 10, Sporting sofre golo perto dos 90' e tropeça frente ao Gil Vicente (Vídeo)
02 Jan 2026 | 20:39
Mourinho não é campeão há mais de 10 anos, mas volta a provocar Sporting
02 Jan 2026 | 17:27
Salvador Blopa está lesionado e vai desfalcar Sporting durante vários...
02 Jan 2026 | 16:41