Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Vercauteren lançou atual jogador do Sporting e atira: "Não estava preparado"

Antigo treinador dos leões, de nacionalidade belga, orientou o Clube na época 2012/13 e foi o responsável por dar os primeiros minutos a um conhecido atleta

Foi Franky Vercauteren que deu a Ricardo Esgaio os primeiros minutos na equipa principal do Sporting, em dezembro de 2012
Foi Franky Vercauteren que deu a Ricardo Esgaio os primeiros minutos na equipa principal do Sporting, em dezembro de 2012

06 Mar 2025 | 13:50 |

Icon Comentário0

No meio da passagem de quatro treinadores, de dois presidentes e de um sétimo lugar no campeonato, a época 2012/13 continua a ser lembrada por maus motivos, ainda que a mesma tenha determinado a estreia de Ricardo Esgaio no Sporting, jogar que na altura tinha apenas 19 anos.


Foi precisamente para falar sobre esse primeiro período do lateral em Alvalade, iniciado num jogo diante do Marítimo, a 18 de dezembro de 2012, que terminou empatado a dois golos, que o ex-treinador dos leões Franky Vercauteren aceitou dar uma entrevista ao jornal A Bola.


"Só tenho coisas positivas a dizer de Ricardo Esgaio. Não estava completamente preparado naquele momento, mas tinha um potencial muito elevado. Mentalmente era um jogador tranquilo e inteligente. Não fazia muito barulho, gostava de estar mais na sombra. Acompanhava a comunicação do treinador e conseguia trazer a mensagem para o campo. Era muito flexível e conseguia adaptar-se às necessidades da equipa jogando em várias posições", fez notar o técnico belga que, recorde-se, foi o responsável pelo lançamento do jogador.


"A longevidade dele? Não me surpreende. É um verdadeiro jogador de equipa e mesmo perante a concorrência continua a sobreviver. E mesmo estando distante, se jogas muito tempo numa equipa significa que o mereces", fez notar, ainda, Vercauteren, que assim pareceu refutar algumas críticas que têm sido apontadas a Esgaio nos últimos tempos.

Ricardo Esgaio, vale lembrar, teve a sua primeira experiência fora do Sporting com um empréstimo à Académica, em 2015, sendo que em 2017 deixou Alvalade para se juntar ao Sporting de Braga, a custo zero. Em 2021 regressou à 'casa de partida', a troco de 5 milhões e meio de euros, e tem agora um contrato válido até junho de 2026, estando avaliado em 2 milhões de euros. Ainda no último jogo, diante do Estoril, foi considerado o melhor em campo pelos adeptos.



Futebol

Martínez diz que há um português de 27 anos do Sporting que pode estrear-se na Seleção no futuro

Selecionador Nacional falou após a revelação dos convocados de Portugal para os próximos dois jogos de apuramento para o Mundial de 2026

Roberto Martínez fala em jogadores que estão perto da Seleção, numa lista onde consta o nome de um atleta do Sporting
Roberto Martínez fala em jogadores que estão perto da Seleção, numa lista onde consta o nome de um atleta do Sporting

29 Ago 2025 | 19:23 |

Icon Comentário0

Roberto Martínez já falou após a revelação dos convocados de Portugal para os próximos dois jogos de apuramento para o Mundial de 2026. O Selecionador Nacional enumera alguns jogadores que estão perto da Seleção, numa lista onde se destaca Ricardo Mangas, reforço do Sporting neste mercado.


"Temos um grupo de jogadores que estão perto da Seleção: Ricardo Mangas, Flávio Nazinho, Diego Fernandes, João Mário, Alberto Costa, Mateus Fernandes, Geovany Quenda… O importante é criar um grupo competitivo, mas a Seleção está aberta. Queremos crescer nos próximos seis jogos. Temos de começar onde terminámos em junho", referiu o selecionador.


Ricardo Mangas tem calado os críticos que não concordaram com a sua contratação. O ala foi um dos nomes em maior destaque na goleada do Sporting, por 6-0, frente ao Arouca. O ‘camisola 91’ fez a sua estreia a titular e apontou o seu primeiro bis com a camisola leonina.


Por outro lado, Rui Silva, Gonçalo Inácio, Francisco Trincão e Pedro Gonçalves foram os quatro jogadores do Sporting convocados por Roberto Martínez para representar Portugal nos compromissos diante da Arménia e da Hungria, relativos à qualificação para o Mundial

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ricardo Mangas – avaliado em 2,5 milhões de euros – soma três partidas. O jogador saiu do banco frente aos gansos e completou 37 minutos na Liga Portugal Betclic e estreou-se a titular diante do Arouca, tendo realizado 90' e marcado dois golos. Além do mais, foi titular na goleada dos leões frente ao Nacional (4-1).



Futebol

Oficial! Ponta de lança sugerido ao Sporting ruma à Bundesliga por 22M

Avançado, que chegou a ser aconselhado ao emblema verde e branco, assina contrato até 2030 com o quarto classificado da liga alemã na época passada

Avançado sugerido ao Sporting fez questão de agradecer por tudo o que viveu e parte para aventura na Bundesliga por 22M
Avançado sugerido ao Sporting fez questão de agradecer por tudo o que viveu e parte para aventura na Bundesliga por 22M

29 Ago 2025 | 19:08 |

Icon Comentário0

O Borussia Dortmund oficializou a contratação de Fábio Silva. O ponta de lança português - que foi aconselhado ao Sporting - assina contrato até 2030 com o clube alemão. Os valores do negócio não foram divulgados, mas devem rondar os 22 milhões de euros, mais objetivos.


O internacional A pela Seleção Nacional deixa assim de ter contrato com os ingleses do Wolverhampton, clube onde tinha chegado em 2020. Na época passada, cedido ao Las Palmas, marcou dez golos em 25 jogos, números insuficientes para evitar a despromoção da equipa espanhola.


Através das redes sociais, o jogador despediu-se, de forma emocionada. O avançado fez questão de agradecer por tudo o que viveu em Inglaterra e a aprendizagem que teve no Wolverhampton, sendo que agora se prepara para ser orientado por Niko Kovac na Alemanha.


Fábio Silva: "Sei que não cheguei nem perto de corresponder às expetativas"

"Quando cheguei ao Wolves, cheguei cheio de ambição, sonhos e vontade de causar um impacto real. Sei que não cheguei nem perto de corresponder às expetativas. Mas o futebol e a vida são mais do que apenas números ou momentos em campo. Durante o meu tempo aqui, cresci, aprendi e, acima de tudo, descobri o verdadeiro significado da família. Foi isso que o Wolves me deu", começou por escrever.


Fábio Silva: "Saio com um sentimento agridoce, mas também com orgulho"

O atleta diz que não vai esquecer a passagem pela Premier League: "(...) A vida ensinou-me a nunca desistir, a lutar com o dobro de força quando as coisas não correm como planeado. Sempre tentei me manter fiel a isso, continuar buscando minha felicidade e bem-estar, mesmo quando o caminho ficou difícil. Saio com um sentimento agridoce, mas também com orgulho, sabendo que dei tudo de mim e nunca parei de tentar. Agora é hora de um novo capítulo, mas não vou esquecer onde estive. Sempre serei mais um torcedor deste clube. Obrigado, Wolves. Do fundo do meu coração", poder ler-se.

Veja a publicação:


Futebol

Ex árbitros falam da escolha para juiz no Sporting - Porto: "Não é surpresa"

Primeiro clássico da temporada vai ser realizado no próximo sábado às 20h30, quando leões e dragões subirem ao relvado Estádio de Alvalade

Em antevisão ao Sporting - Porto, antigos árbitros partilharam a sua opinião sobre o árbitro escolhido para o Clássico
Em antevisão ao Sporting - Porto, antigos árbitros partilharam a sua opinião sobre o árbitro escolhido para o Clássico

29 Ago 2025 | 17:42 |

Icon Comentário0

Vários ex-árbitros comentaram a nomeação de João Gonçalves para arbitrar o clássico entre Sporting e Porto, agendado para o próximo sábado. Jorge Coroado, José Leirós e Fortunato Azevedo, mostraram-se agradados com a escolha feita pela Associação Portuguesa de Árbitros Futebol (APAF).


Jorge Coroado: "João Gonçalves? É uma ótima nomeação, inteiramente justa e correta"


João Gonçalves tem revelado alguma evolução e o Conselho de Arbitragem tem demonstrado algum apoio. A nomeação insere-se nesses factos, veremos como reage perante uma prova para a qual se espera que não haja problemas de maior” escreveu Jorge Coroado, para o jornal O Jogo.


Já José Leirós partilhou da opinião do seu antigo colega de profissão: “É uma ótima nomeação, inteiramente justa e correta. Vai na sexta época na I Liga e tem feito excelentes arbitragens. Não é surpresa, foi isto que o Conselho de Arbitragem prometeu. Já se contava que não fosse um árbitro histórico, mas da nova vaga”.

Fortunato Azevedo: "João Gonçalves? Tem esta oportunidade para agarrar o lugar e demonstrar que tem capacidade para este e outros jogos"


Fortunato Azevedo destacou as prestações de João Gonçalves, tendo em conta o que viu do árbitro neste início de temporada: “João Gonçalves, jovem árbitro da AF Porto que teve uma época razoavelmente positiva, tem esta oportunidade para agarrar o lugar e demonstrar que tem capacidade para este e outros jogos. Irá fazer tudo para enriquecer o espetáculo”.

O Sporting – Porto - a qual Rui Borges já fez a sua antevisão - está agendado para o próximo sábado, às 20h30, no Estádio José Alvalade. O jogo diz respeito à quarta jornada da Liga Portugal Betclic e coloca frente a frente dois dos atuais três líderes da competição, para lá do Moreirense. O encontro será apitado pelo árbitro João Gonçalves.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Arantes Fontes defende jogador afastado do Sporting por castigo: "Injustamente"
Futebol

Arantes Fontes defende jogador afastado do Sporting por castigo: "Injustamente"

29 Ago 2025 | 16:24

Icon Comentário0
Médio do Vitória de Guimarães escapa ao Sporting e está perto de reforçar CSKA
Futebol

Médio do Vitória de Guimarães escapa ao Sporting e está perto de reforçar CSKA

29 Ago 2025 | 17:28

Icon Comentário0
Convocados! Selecionador Nacional chama jogador da equipa B do Sporting
Futebol

Convocados! Selecionador Nacional chama jogador da equipa B do Sporting

29 Ago 2025 | 15:48

Icon Comentário0