Futebol
Negócio iminente! Palmeiras paga 25M por atacante que foi disputado por Sporting e Porto
06 Fev 2026 | 14:55
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
03 Set 2024 | 12:08 |
Com o fecho do mercado das transferências em Portugal, na passada segunda-feira, dia 2 de setembro, começam-se a fazer as retrospetivas da época. Alexandre Costa, treinador, e Luís Mateus, jornalista de A Bola, fizeram uma análise detalhada da prestação de cada clube, e não tiveram receio em afirmar: “O Sporting contratou mais caro, o Benfica atira para tudo o que mexe”.
“O Sporting contratou menos e parece ter sido um bocadinho mais cirúrgico, um bocadinho oposto do Benfica. Antecipou as necessidades que tinha, nomeadamente na lateral esquerda, na baliza e na frente e acabou por procurar soluções que se enquadrassem neste tipo de realidade e procurar suprimi-las da melhor maneira possível”, começou por dizer.
“Acho que acabará [Rúben Amorim] por se valer um bocadinho da capacidade de alguns jogadores, falamos aqui do Pote, de fazer várias posições e com isso metamorfosear um pouco a ideia do jogo”, acrescentou o técnico. “Acredito que o Maxi Araújo que acaba por partir do lado esquerdo, precisamente pela tipologia de jogador que Amorim tipicamente quer na frente, vem rivalizar diretamente com o Nuno Santos e com o Quenda eventualmente”.
“Pode ser com que o facto de ter um médio um bocadinho mais chegado à frente e que esteja menos protegido em termos de cobertura, seja menos um problema e que se possa fazer um bocadinho à imagem do que se fez na época passada com o Pote um bocadinho mais recuado”, afirmou o treinador. “A sensação que passa é um bocadinho essa, que estamos a tirar um jogador de perto da baliza adversária que é onde ele é mais forte e onde tem mais capacidade, mas acho que o Amorim se vai valer disso”, rematou.
O Sporting segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com 12 pontos e está na luta pela conquista do bicampeonato. O segundo lugar é ocupado pelo Porto, que tem nove pontos. No terceiro posto, está o Famalicão com nove (menos um jogo). O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas na sexta-feira, dia 13 de setembro, frente ao Arouca, turma liderada por Gonzalo García, e jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h15.
Assista aqui às declarações completas:
Jogador está perto de recuperar a 100% da lesão que o afastou dos relvados, mas o regresso à competição está a ser feito de forma cautelosa
06 Fev 2026 | 15:59 |
Salvador Blopa está perto de recuperar a 100% da lesão que o afastou dos relvados, mas o regresso à competição está a ser feito de forma cautelosa. O jovem ala, de 18 anos, que tem um problema muscular num gémeo, vai ser reintegrado na equipa B do Sporting, sob as ordens de João Gião.
O jogador - que renovou recentemente - sofreu o problema físico na véspera do encontro frente ao Gil Vicente, da 17.ª jornada da Liga, disputado a 2 de janeiro, em Barcelos, que terminou empatado a uma bola. Desde então, o ala ficou de fora de vários jogos, nomeadamente Taça da Liga, Liga Portugal Betclic, Liga dos Campeões e Taça de Portugal.
Depois de semanas marcadas por ausências forçadas, o cenário começa a inverter-se em Alvalade e, após a tempestade, a bonança começa a instalar-se no plantel de Rui Borges. Para já, só Zeno Debast, Geovany Quenda e Fotis Ioannidis encontram-se entregues ao departamento médico.
O próximo compromisso da equipa B do Sporting está agendado para terça-feira, dia 8 de fevereiro, no Estádio Capital do Móvel, frente ao Paços de Ferreira, a contar para a 21.ª jornada da Liga 2, jogo que poderá servir de preparação para o regresso pleno do jovem.
Esta temporada desportiva, Salvador Blopa leva 20 encontros disputados pelo Sporting: 11 na Liga 3 pela equipa B, três pelos sub-19 na UEFA Youth League e seis no plantel principal. No total, o ala disputou 1.266 minutos, tendo marcado três golos e feito duas assistências.
Jogadores mais utilizados frente ao AFS SAD fizeram essencialmente trabalho de recuperação, enquanto os restantes atletas trabalharam normalmente
06 Fev 2026 | 15:36 |
O Sporting regressou, esta sexta-feira, dia 6 de fevereiro, ao trabalho já com o foco no duelo com o Porto, no Estádio do Dragão, o grande jogo da 21.ª jornada da Liga. Zeno Debast, Geovany Quenda e Fotis Ioannidis estão entregues ao departamento médico.
O avançado grego e o central belga encontram-se ao cuidado da Unidade de Performance, recuperando respetivamente de uma lesão ligamentar no joelho esquerdo e de outra lesão no joelho esquerdo. Por sua vez, o ala de 18 anos recupera em Londres de uma fratura do quinto metatarso do pé direito.
Depois da vitória sobre o AFS SAD (3-2), num jogo dos quartos de final da Taça de Portugal que só ficou resolvido no prolongamento, os jogadores mais utilizados fizeram essencialmente trabalho de recuperação, enquanto os restantes atletas trabalharam normalmente, às ordens de Rui Borges.
Os leões voltam ao trabalho este sábado, dia 7 de fevereiro, com mais uma sessão de trabalho na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, marcada para o período da manhã. O Sporting chega a esta jornada a quatro pontos do líder Porto, mas com a possibilidade de reduzir a diferença para apenas um na luta pelo primeiro lugar.
Esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, Frederico Varandas voltou a ser absolvido, agora pelo Tribunal da Relação de Lisboa, por ter chamado “corruptor ativo” a Pinto da Costa, antigo presidente do Porto, a 5 de março de 2022, dia das últimas eleições do Sporting (Saiba mais AQUI).
Leões vão defrontar os canarinhos no Estádio José Alvalade, no mesmo dia em que o Porto enfrenta o Arouca, no Estádio do Dragão
06 Fev 2026 | 14:59 |
A Liga divulgou, esta sexta-feira, dia 6 de fevereiro, o horário de todos os jogos da 24.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A jornada arranca dia 27 de fevereiro com o Porto - Arouca (18h45), seguindo-se no mesmo dia o Sporting– Estoril (20h45), no Estádio José Alvalade.
O emblema leonino vai a jogo mais cedo porque, na terça-feira seguinte, dia 3 de março, têm (mais um) Clássico agendado para as 20h45, no Estádio José Alvalade, neste caso, a contar para a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal, contra o Porto. Quanto à segunda, só deverá realizar-se na reta final de abril.
Vale lembrar que os leões também já têm conhecimentos das datas da 22.ª e 23.ª rondas. O Clube ficou a saber que disputa a 22.ª jornada da competição a 15 de fevereiro, domingo, pelas 20h30. A turma orientada por Rui Borges recebe o Famalicão, em casa. Na jornada seguinte, os verdes e brancos deslocam-se ao reduto do Moreirense, a 21 de fevereiro (sábado), pelas 18h00.
O restante da 24.ª jornada é composta por um AVS - Estrela da Amadora (às 15h30), um Nacional - Braga (às 18h00) e um Vitória - Alverca (às 20h30), no sábado. Para domingo, 1 de março, ficarão reservados o Tondela - Santa Clara (às 15h30), o Casa Pia - Moreirense (às 18h00) e o Rio Ave - Famalicão (às 20h30).
À partida para a 21.ª jornada, o Porto segue na frente da classificação do campeonato, com 55 pontos conquistados em 60 possíveis, mais quatro do que o segundo classificado, o Sporting, com o qual irá medir forças, já na próxima segunda-feira, pelas 20h45, no Estádio do Dragão.