Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Mar 2026 | 11:42 |
O Sporting ocupa atualmente o segundo lugar da Primeira Liga, a quatro pontos do líder Porto, quando faltam nove jornadas para o fim do campeonato. Esta posição pode significar perder o acesso direto à fase de liga da Liga dos Campeões, mas ainda existe um cenário que pode beneficiar os leões mesmo sem o título.
Tudo depende do regulamento da UEFA e do vencedor da Liga Europa. O campeão dessa competição tem acesso direto à Liga dos Campeões, mas se essa equipa já estiver qualificada para a prova via campeonato interno, a vaga passa para o clube com melhor coeficiente no ranking da UEFA entre os que estejam nas pré-eliminatórias da Champions. Essa formação passa automaticamente para a fase de liga.
É aqui que o Sporting surge bem colocado. Entre os clubes que, neste momento, estão em lugares de acesso às pré-eliminatórias da Champions, os leões têm o coeficiente mais elevado, com 79.500 pontos. Isto coloca a turma de Rui Borges numa posição privilegiada caso se abra essa vaga extra.
Também o Benfica acompanha esta situação com atenção. Se as águias ultrapassarem o Sporting e terminarem como vice-campeãs, passam a liderar esta lista, já que têm um coeficiente ainda mais alto que os verdes e brancos: 90.000 pontos.
Neste cenário, o próprio Porto pode acabar por ajudar os rivais. Caso os dragões eliminem o Estugarda nos oitavos de final da Liga Europa, irão somar pontos importantes no ranking da UEFA e ultrapassar o coeficiente do Club Brugge, que tem 75.250 pontos e já não pode aumentar a pontuação por estar fora das competições europeias.
Na prática, isso significa que, se o Porto continuar em prova e aumentar o coeficiente português, a equipa repescada para a vaga do vencedor da Liga Europa poderá ser portuguesa - entre Sporting, Benfica ou até os próprios portistas, dependendo da classificação final.
Para que este cenário se concretize, é necessário que o vencedor da Liga Europa também se qualifique diretamente para a Liga dos Campeões através do campeonato. Entre as equipas ainda em prova e bem posicionadas nas respetivas ligas estão Aston Villa, Roma, Porto, Estugarda e Lyon.
Existe até um cenário ainda mais favorável: se o Porto for campeão nacional e também conquistar a Liga Europa, a vaga reservada ao vencedor da competição ficaria livre e passaria automaticamente para o segundo classificado do campeonato português, garantindo-lhe entrada direta na fase de liga da Champions.
Confira a publicação:
Avançado colombiano continua a ser uma das principais figuras da equipa de Rui Borges na presente temporada, mas desta vez não teve as melhores notícias
10 Abr 2026 | 17:27 |
Jalen Blesa, jogador do Rio Ave, foi distinguido com o prémio de Jogador do Mês de Março da Liga Portugal Betclic, após já ter arrecadado o prémio de Avançado do Mês. Desta vez, Luis Suárez, estrela do Sporting, acabou por ficar para trás.
O desempenho de Blesa mostrou-se crucial para o percurso invicto do Rio Ave no decorrer do último mês. O jogador pontou quatro golos em quatro jogos que obtiveram um impacto direto no último mês de competição para a sua equipa.
Ao contrário do mês de fevereiro, em que Luiz Suárez levou a melhor sobre todos os seus adversários, em março apenas conseguiu um segundo lugar entre os melhores. Na votação, Jalen Blesa recolheu 18,18% das preferências, superando a concorrência do internacional colombiano do Sporting, e de Rodrigo Zalazar, do Braga.
Ambos os jogadores empataram a 14,14% dos votos, porém, no critério de desempate craque às ordens de Rui Borges levou a melhor, uma vez que esteve em campo por 184 minutos, contra os 196 minutos jogados pelo médio dos bracarenses.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 28 milhões de euros – leva 43 encontros: 25 na Liga Portugal Betclic, 11 na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.493 minutos que esteve em campo, o ponta de lança marcou 33 golos e fez cinco assistências.
Turma de Rui Borges recebe as águias dia 19 de abril, domingo, a contar para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic, no Estádio José Alvalade
10 Abr 2026 | 17:19 |
O Sporting anunciou que irá colocar à venda na segunda-feira, 13 de abril, os bilhetes para o encontro frente ao Benfica, relativo à 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O dérbi lisboeta será realizado a 19 de abril pelas 18h00, no Estádio José Alvalade.
De acordo com as informações do Clube leonino, os ingressos, que serão exclusivos a compra por parte de Sócios, terão um preço que arrancará nos 21 euros. Tal como já sucedeu noutros jogos diante dos grandes em Alvalade, o Sporting implementou o critério de compra tendo por base a antiguidade dos sócios.
Confira os critérios:
Sócios há 75 anos ou mais e/ou Lion Seats sem Gamebox
13 de Abril | segunda-feira | 11h00 às 12h59
Sócios há 50 anos ou mais
13 de Abril | segunda-feira | 13h00 às 14h59
Sócios há 40 anos ou mais
13 de Abril | segunda-feira | 15h00 às 16h59
Sócios há 30 anos ou mais
13 de Abril | segunda-feira | 17h00 às 18h59
Sócios há 20 anos ou mais
13 de Abril | segunda-feira | 19h00 às 20h59
Sócios há 15 anos ou mais
13 de Abril | segunda-feira | 21h00 às 22h59
Sócios há 10 anos ou mais
13 de Abril | segunda-feira | 23h00 às 10h59
Sócios há 5 anos ou mais
14 de Abril | terça-feira | 11h00 às 14h59
Sócios há 1 ano ou mais
14 de Abril | terça-feira | 15h00 às 18h59
Todos os Sócios com admissão até 28 de Fevereiro
14 de Abril | terça-feira | a partir das 19h00
A atravessar um mês exigente a nível competitivo, o Sporting tem mais uma prova de fogo para ultrapassar. Recorde-se que, atualmente, os leões se encontram no segundo lugar da Liga, com 68 pontos, seguido do Benfica, no terceiro lugar, com 66 pontos. Os verdes e brancos têm menos uma partida disputada.
Na antevisão ao jogo com os leões deste sábado, a contar para a 29.ª jornada da Liga Betclic, o treinador dos tricolores deixou a sua análise
10 Abr 2026 | 17:00 |
Na antevisão ao duelo com o Sporting, João Nuno sublinhou que o Estrela da Amadora terá de apresentar a melhor versão para discutir o resultado. O técnico dos tricolores destacou a necessidade de agressividade e organização diante de um adversário com grande qualidade, assumindo que o encontro exigirá concentração máxima da sua equipa.
João Nuno: "Depois o mister Rui Borges fica chateado comigo"
“Precisamos da nossa melhor versão, de um grande Estrela, muito semelhante ao que fizemos contra o Casa Pia (4-0) no último jogo em casa. Queremos ser agressivos nos duelos. De forma a não fazer como na primeira volta em que disse que iríamos jogar olhos nos olhos com o Sporting - e depois o mister Rui Borges fica chateado comigo -, digo que, em alguns momentos, o mister e a sua equipa vão empurrar-nos para jogar mais baixo. Trabalhámos para pressionar nos sítios certos. Vamos ver se conseguimos. Preparámos bem o jogo”, afirmou, apelando também à presença dos adeptos para criar “um grande ambiente para jogar futebol”.
João Nuno: "Se vamos mudar tudo contra o Sporting, vamos perder a nossa ideia"
Questionado sobre a proximidade da eliminatória europeia do Sporting frente ao Arsenal, João Nuno considerou que isso não trará facilidades. “Não acho que tenha interferência. O Sporting tem várias soluções para várias posições. São jogadores habituados a estas situações e não há qualquer tipo de facilidade nesse sentido. Para tirarmos o que queremos do jogo, temos de estar altamente motivados em todos os lances, organizados e, quando tivermos a nossa oportunidade, temos de ter coragem para jogar também. Acredito que o [Estádio] José Gomes vai jogar connosco. Vamos tentar manter os nossos princípios para continuarmos a trabalhar esta equipa que teve 10 entradas e 12 saídas em janeiro. Se vamos mudar tudo contra o Sporting, vamos perder a nossa ideia e o nosso processo”.
João Nuno: "Não sei o que vai na cabeça do mister Rui"
O treinador falou ainda sobre possíveis alterações no onze leonino e elogiou a profundidade do plantel. “Não tenho drones em Alcochete e não sei o que vai na cabeça do mister Rui. Mas, sei que ele tem qualidade para mexer na equipa e não se notar. Tem muitos e bons jogadores à disposição. Contra o Santa Clara, mesmo trocando, as dinâmicas foram muito semelhantes. Mudam as características dos jogadores porque não é a mesma coisa jogar o Mangas ou o Maxi, mas as dinâmicas são as mesmas”, explicou.
João Nuno recordou também a derrota da primeira volta e destacou a importância das bolas paradas. “Nesse jogo, nem tivemos tempo de perceber se a estratégia estava correta ou não porque sofremos dois golos de bola parada nos primeiros minutos. Se amanhã não formos fortes amanhã nas bolas paradas defensivas e ofensivas, vamos ter muitas dificuldades. Depois de estarmos a perder, ficou muito mais difícil perceber a nossa estratégia porque o Sporting ficou confortável no jogo. Não queríamos defender tão baixo, o Sporting é que nos empurrou, assim como o Arsenal os obrigou a baixar na terça-feira. Eu tentei pressionar mais alto em alguns momentos”.
Por fim, o técnico do Estrela da Amadora detalhou o plano tático para o encontro e mostrou entusiasmo pelo desafio. “Sabemos que não podemos pressionar a toda a hora, em qualquer momento e em zonas que não vamos fazer nada, a não ser abrir o buraco que o Sporting quer. Temos de ser inteligentes. Com o mesmo onze, podemos estar em 4x3x3 e passar para uma linha de 5. Em alguns momentos vamos defender a 4 e noutros a 5, dependendo do que estamos a fazer no momento do jogo. Vamos ver se os nossos jogadores conseguem pôr em prática aquilo que trabalhámos. Eu adoro estes desafios. Para mim, eram sempre jogos destes que me fazem crescer como treinador”, concluiu.