
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Luís Mateus acredita que o campeão desta edição da Liga Portugal Betclic terá "uma certa imagem de fragilidade", depois do Benfica - Sporting da jornada 33, acreditando que, caso os leões vençam o título - o terceiro em cinco anos - estarão mais longe da "hegemonia" em Portugal do que estavam com Ruben Amorim.
"Do dérbi ficam duas ideias principais: o Sporting alcançou o seu principal objetivo, que seria sempre sair da Luz em vantagem, definitiva ou quase, para o último jogo; e o Benfica fracassou no seu, o de eliminar pelo menos o confronto direto e depender de si numa última ronda, ficando a lamentar-se dos milímetros que faltaram a um Pavlidis travestido de Gyokeres no remate ao poste para levar a sua avante", disse, ao jornal A Bola.
"Jackpot estava mais longe do Benfica do que do Sporting"
O jornalista aponta que nenhum dos eternos rivais "alcançou o jackpot, que seria festejar de imediato", garantindo que "o objetivo estaria sempre mais longe de encarnados do que de leões, já que ser-lhes-ia sempre exigido um golo mais do que a vitória pela margem mínima".
"Contrariamente ao que se exigia, nenhuma das equipas, sem dúvida as melhores da Liga, levou para o dérbi dos dérbis ou dérbi do século, como o designaram, o espírito de conquista que se exigia. Este campeonato precisava de ser conquistado e não o foi, e essa impotência irá colar uma certa imagem de fragilidade ao campeão", atirou Luís Mateus, que considera ter sido "um dérbi nervoso e medroso".
"Perda de Ruben Amorim foi gigantesca"
"Se fechar o negócio, se confirmar a maior quota de probabilidades que tem de ser campeão, o Sporting conquista um desejado bicampeonato que lhe foge há 73 anos, todavia, não parece estar hoje mais perto da hegemonia em Portugal do que há um ano", assumiu, apontando "a perda de Amorim" como "gigantesca" e augurando a "eventual saída do jogador mais influente num grande" do qual tem memória.
"Por muito bons que sejam os leões no mercado, irá sentir-se para lá dos golos que marcou e obrigar a mexer em dinâmicas. Mesmo o seu treinador, com a faixa ao peito e mérito óbvio no serenar e reorganizar da equipa, não deixará certezas absolutas de que se trata do homem certo. O que não quer dizer que seja o errado. Borges estancou os problemas defensivos, Gyokeres resolveu-lhe os restantes. O leão não resistiu a tudo, mas ao suficiente. O grande prémio está mais perto, mas o dérbi pariu um rato. Ou melhor, dois, em igualdade pontual", terminou Luís Mateus.
Jogador que não entra nas contas de Rui Borges tem guia de marcha, mas pode continuar cedido ao clube atual, apesar das exibições pouco convincentes
|
O Sporting poderá prolongar o empréstimo de Vladan Kovacevic ao Legia de Varsóvia. Apesar de o bósnio não estar a ter um regresso marcante ao campeonato polaco, a realização do Campeonato da Europa de sub-21 poderá 'obrigar' a manter o guarda-redes no clube.
Kacper Tobiasz compete pela titularidade com Kovacevic e tem bastantes probabilidades de ser convocado pela Polónia para disputar o torneio, que se disputa na segunda metade do próximo mês de junho. Desta forma, a imprensa local aponta a possível permanência do guardião cedido pelo Sporting.
Kacper Tobiasz irá necessitar de um período de férias e a os primeiros jogos de qualificação para a Liga Europa decorrem a 10 de julho, pelo que o Legia poderia ficar sem guarda-redes. Ir ao mercado é uma possibilidade, mas Kovacevic já está ambientado e conhece o plano de jogo de Gonçalo Feio, treinador do Legia.
Certo é que Kovacevic não terá lugar no plantel do Sporting. Os leões já decidiram que irão 'despachar' novamente o atleta, seja por empréstimo ou a título definitivo. Contratado ao Raków por 4,8 milhões de euros, nunca mostrou segurança nem fez exibições convincentes em Alvalade.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Vladan Kovacevic – avaliado em 4 milhões de euros – realizou apenas 10 encontros: seis na Liga Portugal Betclic, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 930 minutos em que atuou com a Listada verde e branca, o guardião de 26 anos sofreu 11 golos (quatro frente ao Porto, dois frente ao Nacional, um diante do Rio Ave, um diante do Portimonense e outro frente ao Moreirense).
Antigo árbitro arrasou exibição do juiz da AF Aveiro no dérbi nortenho, apelidando-o de "incongruente, inconsequente e sem critério"
|
O Porto venceu o Boavista, por 2-1, na 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic. No entanto, a partida teve alguns lances polémicos e a arbitragem de Cláudio Pereira foi muito questionada. Jorge Coroado avaliou com nota negativa o desempenho do juiz, apontado erros crassos.
"Nehuén Pérez, projetou-se de pé na frente atingindo violentamente Bozenik. Teria de partir perna do boavisteiro para ver cartão vermelho? Só me gozam!", disse o especialista nestes casos, em declarações ao jornal O Jogo, garantindo que o central azul e branco deveria ter sido expulso aos 9 minutos.
Apesar de não ter saído de campo na reta inicial do encontro, Pérez viria a receber o segundo amarelo aos 82'. Já no período de compensação, Cláudio Pereira expulsou Osman Kakay, do Boavista, decisão que, para Jorge Coroado, também se revelou errada.
"Kakay fez o que ocorre milhentas vezes: pôs mão na ilharga de Moura, este, talvez, por não comer 'danoninhos' deixou-se cair", garante o antigo árbitro, que ficou muito pouco satisfeito com a exibição do juiz da Associação de Futebol de Aveiro: "Incongruente, inconsequente, sem critério, nem mesmo como soprador de apito se safa".
Com a vitória, os azuis e brancos (68) garantem o terceiro lugar da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a tabela - , deixando o Braga no quarto posto da prova (65). O Sporting é líder, em igualdade com o Benfica (79), mas tem vantagem no confronto direto e se replicar o resultado do rival na última jornada sagra-se campeão nacional.
Técnico foi campeão pelos verdes e brancos na última jornada da época 1999/00 e, agora numa situação semelhante, traça destino do Clube
|
Augusto Inácio crê que o Sporting será campeão na última jornada, diante do Vitória de Guimarães. Na época 1999/00, os leões, à data treinados pelo técnico, também conquistaram o título no derradeiro encontro da temporada, com uma vitória por 4-0 diante do Salgueiros. No entanto, contra os Minhotos, a ausência de Morten Hjulmand poderá dificultar a situação.
"A pressão em Alvalade vai ser grande, mas acredito muito que o Sporting vai ser campeão. Fiquei admirado com o jogo na Luz, mas contente e orgulhoso pela forma como a equipa entrou em campo", começou por dizer o técnico, em declarações ao jornal A Bola.
"Sem Hjulmand, se Sporting não conseguir marcar primeiro, terá muita dificuldade"
No entanto, Inácio alerta para o facto de que "se o Sporting não conseguir marcar nos primeiros minutos frente ao Vitória de Guimarães, vai ter muita dificuldade", justificando a afirmação com a ausência do "maestro Hjulmand", ainda assim, o plantel "tem de ter calma e acreditar".
"É bom sinal haver ansiedade e nervosismo. É porque estão a lutar por coisas importantes. Faz parte da vida de jogadores que estão em grandes clubes e eles estão preparados para isso", explicou, falando também como adepto: "Estou convicto de que, com maior ou menor dificuldade, o Sporting vai ganhar e ser campeão".
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a 34.ª e última jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação completa -, diante da turma liderada por Luís Freire, tem pontapé de saída marcado para as 18h00 e joga-se no Estádio José Alvalade.