Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Alexandre Costa, jornalista desportivo, escreveu na edição desta sexta-feira, dia 27 de dezembro, do jornal A Bola, um artigo em que se põe na 'pele' de Rui Borges, e analisa o que o Sporting precisa de fazer para obter um bom resultado no dérbi de Lisboa, que se disputa no próximo domingo, dia 29 de dezembro.
"Mesmo que Rui Borges preconize um novo sistema - e tudo indica que sim -,não parece provável que essa alteração aconteça a tempo deste jogo, até pelas limitações do plantel, a começar no número de opções disponíveis para o meio campo. O plantel foi montado para um 3x4x3, e qualquer alteração de sistema implicará ida ao mercado", começou por escrever.
"É ingrato definir um onze para o Sporting numa altura em que os problemas não parecem estar na definição da equipa titular (...) as muitas lesões da equipa leonina complicam as contas, e fica mais difícil encontrar soluções para elementos em sub-rendimento", atirou, sobre as possíveis escolhas para o encontro.
"Antes de olhar para o adversário, a equipa leonina precisa de se encontrar a si própria. Os erros individuais e a intranquilidade são tão evidentes, que parece claro que o Sporting precisa uma exibição e vitória que o compatibilizem com os adeptos. Para que isso aconteça, salta à vista a necessidade de melhoria na capacidade de circular por dentro da estrutura defensiva do adversário", vincou ainda.
"Por jogar em casa e querer dar uma prova de força e um pontapé na crise, parece impreterível que o Sporting se apresente a pressionar alto frente ao eterno rival (...) A missão do treinador do Sporting para este jogo tem de passar, principalmente, por sarar as feridas emocionais da equipa. Depois de galvanizar as tropas, cabe-lhe corrigir alguns dos mais evidentes problemas que a equipa apresentou neste mês e meio, e de caminho tentar compatibilizar essas correções com algumas das principais debilidades do rival, fazendo ajustes estratégicos. Missão difícil, mas não impossível", rematou Alexandre Costa.
Médio português está na Turquia, ao serviço do Karagumruk e acredita que verdes e brancos terão passado por fase menos boa em termos anímicos
|
0A chegada de Rui Borges ao Sporting levantou uma grande questão: irão os leões continuar com o 3-4-3 implementado por Ruben Amorim em 2020? O novo treinador apresenta as suas equipas em 4-3-3, mas João Camacho acredita que não haverá mudanças em Alvalade.
“O Sporting vai continuar com o mesmo sistema, mas adaptará certas circunstâncias ao estilo de jogo do treinador. Não podemos mudar uma equipa da noite para o dia e ele não se impõe de uma forma muito arrogante", admite o jogador.
Quanto a Rui Borges, que orientou o futebolista no Nacional e no Moreirense, Camacho diz ser "humilde" e que "adaptar-se-á ao sistema da equipa, mudando alguns jogadores e atitudes". "... Isto não é só trocar de técnico. Deve ter-se passado alguma coisa a nível anímico e é preciso que o plantel corresponda”, afirma.
O extremo admite que o técnico terá de “tentar mexer no estado emocional dos jogadores”, depois de uma crise de resultados com João Pereira ao leme dos verdes e brancos. Ainda assim, espera boas indicações desta nova era em Alvalade.
A estreia de Rui Borges está marcada para o próximo domingo, dia 29 de dezembro, frente ao eterno rival Benfica, em jogo relativo à 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Lage jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Dirigente augura saída de Alvalade dentro de “dois a três anos” e aponta contratação dos verdes e brancos a outros campeonatos fora de Portugal
|
0Rui Borges é o novo treinador do Sporting. Em sete anos, o técnico passou do Mirandela para Alvalade e Carlos Correia, presidente do emblema transmontano, acredita que uma eventual saída dos verdes e brancos para o estrangeiro será inevitável.
“Para mim não é surpresa nenhuma, nem novidade, o sucesso que o Rui Borges está a ter. O mérito é todo dele, tem trabalhado para isso. É um motivo de orgulho para mim, como presidente, porque fui eu quem o lançou como treinador, e para todos os mirandelenses”, admite o dirigente.
Quanto às valências do técnico, Carlos Correia garante que "faz um bom trabalho porque consegue criar um bom grupo, um bom ambiente no balneário, o que é muito importante no futebol". "Fui treinador [dele] e, já quando era jogador, como capitão de equipa no Mirandela, no Campeonato de Portugal, via-se que era um líder. A paixão dele é o futebol, sempre foi”, explica.
Apesar de ter sido apresentado em Alvalade no passado dia 26 de dezembro, o futuro do técnico já é visto fora de Portugal. “O [Rui] Borges atingiu um patamar que, acredito, não vai ficar por aqui, irá para o estrangeiro. É um ser humano espetacular e, com a humildade dele, vai chegar muito longe mesmo”, admite o dirigente, apontando um período de “dois a três anos” para tal acontecer.
A estreia de Rui Borges está marcada para o próximo domingo, dia 29 de dezembro, frente ao eterno rival Benfica, em jogo relativo à 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Lage jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Novo treinador dos leões já esteve ao comando do plantel em dia de trabalhos e há foram reveladas imagens da sessão que conduziu na Academia de Alcochete
|
0Rui Borges foi apresentado como novo treinador do Sporting na passada quinta feira, dia 26 de dezembro, e iniciou imediatamente os trabalhos em Alcochete. Com pouco tempo para trabalhar até ao próximo jogo, o técnico de 43 anos já orientou a equipa em sessão de treino na Academia Cristiano Ronaldo.
O Clube de Alvalade partilhou algumas imagens de Rui Borges, pela primeira vez em contacto com o plantel leonino. O técnico colocou os jogadores a trabalhar com bola, em espaço reduzido de terreno, dando várias indicações aos seus pupilos.
Na partilha dos leões destacam-se os pedidos de "baliza". De resto, as ordens que vai dando demonstram-se claras, e os atletas mostram intensidade pela qual o técnico que deixou o Vitória de Guimarães também é conhecido.
Relembrar que, depois de ser apresentado como novo técnico dos leões - o terceiro nesta época desportiva -Rui Borges faz o seu primeiro jogo como comandante dos verdes e brancos já no próximo domingo, dia 29 de dezembro, frente ao Benfica, pelas 20h30, em Alvalade.
Dia 3 de janeiro, o Sporting desloca-se a Guimarães, naquele que vai ser o reencontro de Rui Borges com a antiga equipa, e dia 7 de janeiro defronta o Porto para as meias finais da Taça da Liga. O técnico terá uma séria de jogos para ser posto à prova.
Confira aqui as imagens do treino do Sporting: