Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Mar 2026 | 10:42 |
O Bodø/Glimt tem sido uma das grandes surpresas do futebol europeu nos últimos anos e começou a ganhar notoriedade internacional em 2021, quando goleou a Roma por 6-1, a 21 de outubro, na fase de grupos da Europa Conference League. Na altura, a equipa italiana era orientada por José Mourinho, e o resultado marcou um dos maiores choques recentes nas competições europeias.
Na temporada seguinte, o clube da pequena cidade de Bodø - com cerca de 53 mil habitantes e situada na região do Círculo Polar Ártico - voltou a surpreender ao chegar às meias-finais da Liga Europa. Nesse percurso eliminou duas equipas portuguesas, o Porto e o Braga, antes de cair frente ao Tottenham, que acabaria por conquistar a prova.
Na atual temporada, o Bodø/Glimt continua a afirmar-se na Europa: chegou aos oitavos de final da Liga dos Campeões da depois de eliminar o Inter Milan e de somar vitórias frente ao Manchester City e ao Atlético de Madrid; estando agora nas contas dos leões.
Para perceber melhor o fenómeno do futebol norueguês, a revista Sábado falou com o treinador português Hugo Pereira, que já trabalhou em três clubes na Noruega. Na sua análise, o Sporting pode ter uma vantagem curiosa nesta eliminatória, ainda que Rui Borges prepare algumas mexidas.
Hugo Pereira: "A melhor vantagem do Sporting é que os seus jogadores ainda são desconhecidos aqui"
“A melhor vantagem do Sporting é que os seus jogadores ainda são desconhecidos aqui. Se perguntarem a um norueguês quem é o Francisco Trincão, o Pedro Gonçalves ou o Luis Suárez, eles não fazem ideia. Apenas acompanham a Premier League e os principais jogadores da seleção norueguesa que jogam noutras ligas, como Alexander Sørloth no Atlético de Madrid”, explicou.
Hugo Pereira: "Talvez só percebam o craque que é o Trincão quando a bola já estiver dentro da baliza"
O treinador acredita que esse desconhecimento pode funcionar como fator surpresa para os leões: “No clube de certeza que analisaram o Sporting, mas se calhar não estão à espera da grande qualidade individual dos jogadores portugueses. Talvez só percebam o craque que é o Trincão quando a bola já estiver dentro da baliza”, concluiu.
Com uma temporada individual de grande nível, o mercado de verão promete ser agitado para futebolista acarinhado no Clube de Alvalade
12 Jun 2026 | 16:55 |
Depois de uma temporada de grande nível ao serviço do West Ham, Mateus Fernandes é um dos médios que merece mais atenção no futebol europeu. Segundo Santi Aouna, o PSG entrou em contacto com a equipa de Londres para a contratação do internacional Sub-21 português.
Mateus Fernandes - um dos alvos mais cobiçados deste mercado - tem atraído também o interesse de grandes clubes europeus, como Real Madrid, Manchester United, Liverpool e outras equipas da Premier League. Com a despromoção do West Ham ao segundo escalão do futebol inglês, acredita-se que a saída possa chegar a concretizar-se.
No entanto, os hammers de tudo farão para segurar o seu maior ativo para a próxima temporada. Se há um ano, o West Ham desembolsou-se 44 milhões de euros para o Southampton para garantir o jogador, desta vez o clube de Londres exige uma verba a rondar os 88 milhões de euros para aceitar vender o médio.
Em Inglaterra há duas épocas, integrou dois plantéis diferentes que desceram ao Championship, Southampton e West Ham, respetivamente. No entanto, destacou-se sempre como um dos melhores jogadores do plantel. Esta temporada, esteve mesmo nomeado para Jovem Jogador do Ano da Premier League.
Foi em 2017/18 que Mateus Fernandes se transferiu para o Sporting, na equipa de sub-15. Depois de alcançar o sucesso entre os vários escalões de formação do Clube, chegou a atingir a equipa A, tendo realizado 19 partidas e marcado um golo.
Com uma época muito positiva ao serviço do conjunto de Rui Borges, o futebolista tem vindo a conquistar vários admiradores no futebol português
12 Jun 2026 | 15:29 |
Se quando chegou ao Aves SAD, Pedro Lima já estava no clube, com Morita no Santa Clara não foi assim, uma vez que foi através de Diogo Boa Alma que o japonês foi contratado pelos açorianos. “Fez um percurso brilhante em Portugal. Chegou para o Santa Clara a meio de uma época e teve logo um grande impacto, num ano em que conseguiu conquistar o sexto lugar e a qualificação para a primeira edição da Conference League”, recorda.
Dessa forma, a vinda para Lisboa para integrar o plantel dos verdes e brancos, acabou por ser natural. “Adaptou-se muito rapidamente a esse nível de exigência. Também já era capitão de equipa do bicampeão japonês quando veio para o Santa Clara. Desta forma, nunca foi um jogador que acusou qualquer tipo de pressão, pois estava habituado a jogar na seleção também e sempre com rendimento muito alto, muito fiável”, afirma.
Entre as várias temporadas, Diogo Boa Alma só tem um lamento: “Foi pena algo aqui, ali, algumas lesões musculares que foi tendo, porque foi uma peça basilar na formação do Sporting nos últimos anos. Não me admira porque é um jogador com um talento extraordinário, com uma capacidade de trabalho acima da média, e que qualquer treinador gosta e quer contar na sua equipa”, diz.
Depois de se ter despedido do Sporting e do Estádio José Alvalade - com a saída já confirmada há vários meses - no último jogo do campeonato nacional, dia 16 de maio, o nipónico irá deixar Portugal. Iniciando um novo capítulo, o Leeds, de Inglaterra, deverá ser o destino final do jogador de 31 anos.
Diogo Boa Alma mostra-se feliz por Morita e afirma não ter qualquer “mágoa” relacionada com a sua partida. “Desejo-lhe apenas que consiga o melhor para si na sua carreira. Tem capacidade para jogar nas ligas top-5 a um nível muito alto porque tem qualidade para tal. É um amigo além de um extraordinário jogador”, finaliza.
Recorde a despedida de Morita:
Revelação do Clube de Alvalade tem gerado inúmeras apostas e opiniões dentro do universo leonino sobretudo nas redes sociais
12 Jun 2026 | 15:07 |
O Sporting prepara-se para ter um novo símbolo, que vai ser revelado em julho, mês em que os leões cumprem o seu 120.º aniversário. André Bernardo, vice-presidente dos verde e brancos confirmou que esta mudança vai mesmo ser realizada.
O jornal Expresso, avançou, esta sexta-feira, que o Sporting vai apresentar, a 1 de julho, uma renovação da marca do clube “mais forte, mais clara e mais reconhecida”, como explicou o vice-presidente dos leões e administrador da Sporting SAD, ao semanário. Esta renovação irá passar pela mudança que vai passar do símbolo que está em vigor desde 2001.
Dentro do universo leonino, muitas são as apostas e opiniões referentes a esta mudança, mas a maioria não são positivas: "Não era suposto ir a assembleia geral?", "A passar por cima dos estatutos...", "é uma vergonha", "medo, muito medo".
Ainda sem revelar qualquer detalhe sobre esta nova imagem, o Sporting garante que cumprirá com todos os estatutos do clube, “nomeadamente mantendo um fundo verde, o leão e um escudo, bem como a sigla SCP”, como dá a conhecer o Expresso.
A nova imagem será inspirada em símbolos mais antigos do Clube, que colhiam “mais simpatia” do que o emblema que atual do Sporting. Para além da apresentação do novo símbolo aos sócios, o mês de julho arranca também com a apresentação da camisola comemorativa dos 120 anos da instituição.