Futebol
Polémica! Porto expulsa adeptos do Estrela da Amadora ao intervalo do jogo no Dragão
16 Dez 2025 | 16:29
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
16 Dez 2025 | 18:34 |
Silas, antigo treinador do Sporting, reconhece a missão complicada que o Farense terá nesta quarta-feira frente ao Benfica, em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal. O técnico dos leões de Faro afirmou que as águias são a melhor equipa portuguesa na atualidade.
Silas: "Benfica é, provavelmente, neste momento, a melhor equipa em Portugal"
"Sabemos que o Benfica vem de uma série muito boa, não perde há sete jogos e desses ganhou cinco. É, provavelmente, neste momento, a melhor equipa em Portugal. Sabemos do grau de exigência do desafio, mas estamos a jogar em casa e conhecemos bem o nosso estádio, temos a ambição de criar alguma surpresa, até porque nesta competição há sempre muitas surpresas, nós estamos nesta fase por mérito. Portanto, as expetativas são muito altas", começou por afirmar, em conferência de imprensa.
Silas: "É o melhor treinador português da história, não há ninguém que se compare ao mister Mourinho a nível de títulos"
O treinador admite ter admiração por José Mourinho: "Espero um Benfica muito similar, muito forte, com um treinador que factualmente é o melhor treinador português da história, não há ninguém que se compare ao mister Mourinho a nível de títulos. É um treinador que admiro e respeito muito desde o primeiro momento que o conheci, mas dentro do campo o que queremos é competir e essa parte fica de fora", afirmou.
Sobre a gestão dos seus jogadores, considerou que o Farense vai apresentar-se na máxima força: "Vamos tentar fazer uma gestão inteligente, de maneira que possamos ter os jogadores nas melhores condições para poderem representar o Farense, porque representar este clube requer dar o máximo das nossas capacidades. Mas naturalmente que vamos apresentar uma equipa forte, tanto amanhã, como depois no domingo", explicou.
Silas chegou ao Sporting a meio da temporada 2019/20. Realizou 28 jogos, tendo alcançado 17 vitórias. Saiu em março de 2020, após uma derrota frente ao Famalicão (3-1) e confirmou na conferência de imprensa que não era mais o técnico dos leões. O treinador confirmou ainda, mais rápido do que o próprio Sporting, a chegada de Ruben Amorim - que voltou a empatar na Premier League - para o substituir.
Ex-juiz internacional analisou alguns dos principais casos da 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic, nomeadamente um lance do jogo entre leões e avenses
16 Dez 2025 | 17:56 |
Iturralde González, ex juiz internacional, não vê motivos para a exibição do cartão vermelho a Ricardo Mangas, jogador do Sporting, durante a vitória dos leões sobre o AFS (6-0). Por volta dos 12 minutos de jogo, o ala fez uma falta sobre Pedro Lima, mas "apenas para cartão amarelo".
Iturralde: “É uma jogada de cartão amarelo muito claro"
“É uma jogada de cartão amarelo muito claro. Ricardo Mangas faz uma entrada sobre Pedro Lima em posição lateral. Perigosa e sem grandes hipóteses de jogar a bola, mas apenas para cartão amarelo", referiu o antigo árbitro de 58 anos de idade ao jornal 'Record'.
No Estádio José Alvalade, em Lisboa, os bicampeões nacionais venceram os avenses de forma tranquila e marcaram por intermédio do colombiano Luis Suárez (32 e 53 minutos), do uruguaio Maxi Araújo (35' e 47') e do moçambicano Geny Catamo (37' e 90'+3').
Tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, o regresso de Nuno Santos aos relvados, e consequentemente aos convocados do Clube de Alvalade, irá retirar ainda mais espaço a Ricardo Mangas, pelo que a Direção não descarta a saída do jogador no mercado de verão.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ricardo Mangas – avaliado em 2,5 milhões de euros - soma 11 partidas. Ao longo dos 737 minutos em que foi utilizado por Rui Borges, o futebolista algarvio já apontou dois golos, ambos num bis frente ao Arouca.
Tribunal Arbitral do Desporto entende que publicação do futebolista nas redes sociais não tem destinatário certo e está protegida pela liberdade de expressão
16 Dez 2025 | 17:32 |
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) anulou a pena de um jogo de suspensão a Geovany Quenda, concluindo que a publicação do jogador do Sporting nas redes sociais não tem destinatário certo e está protegida pela liberdade de expressão. Em causa estiveram os festejos do título 2024/25, no qual o futebolista publicou nas redes sociais uma foto com a frase “falas muito, chupa c...” na sua camisola, o que motivou uma participação do Benfica.
Ricardo Esgaio havia sido expulso e depois suspenso por essa expressão, dirigida a Nicolás Otamendi. Em jeito de brincadeira, Geovany Quenda recordou o episódio, após a conquista da Taça de Portugal, e consequentemente castigado, castigo que agora foi revogado pelas instâncias judiciais.
"A expressão não imputa qualquer facto desonroso, nem questiona a idoneidade, capacidade técnica ou ética de Otamendi"
"A utilização da expressão estampada numa camisola acompanhada da fotografia do jogador Ricardo Esgaio que havia sido condenado por ter proferido aquela exata expressão dirigida ao jogador Otamendi, não se revela suficiente para que se tenha como certo que, neste caso, o destinatário da mensagem fosse o jogador Otamendi [...] não se mostra apta a preencher os elementos típicos do ilícito disciplinar [...] A expressão não imputa qualquer facto desonroso, nem questiona a idoneidade, capacidade técnica ou ética de Otamendi, ou de quem quer que seja, não contendo conteúdo difamatório. É, não obstante, uma expressão grosseira, boçal e sem a elevação que deve orientar os agentes desportivos, mas que não extravasa o direito à liberdade de expressão", refere o TAD no acórdão.
"Quenda jamais visou o jogador Nicolas Otamendi, antes pretendendo animar o seu colega Ricardo Esgaio e fazer troça da decisão do Conselho de Disciplina"
"O contexto evidenciado pelos factos aponta inequivocamente no sentido de que o demandante Geovany Quenda jamais visou o jogador Nicolas Otamendi, antes pretendendo animar o seu colega Ricardo Esgaio e fazer troça da decisão do Conselho de Disciplina que o sancionou com suspensão de um jogo. Presumiu o Conselho de Disciplina, de modo gratuito e infundado que o demandante Geovany Quenda dirigiu determinadas expressões a Nicolas Otamendi, o que consubstancia uma violação flagrante do princípio da presunção de inocência constitucionalmente garantido ao demandante", pode ler-se.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em 22 partidas dos leões. Nos 1.271 minutos em campo, o prodígio do Clube de Alvalade soma já cinco golos e oito assistências.
Conhecido adepto do Benfica afirmou ainda não entender farpas de Frederico Varandas aos rivais durante a última gala Stromp
16 Dez 2025 | 17:16 |
Mauro Xavier considera que o Sporting “poucas vezes gosta de aceitar as regras”. O conhecido adepto do Benfica afirmou ainda não entende as farpas de Frederico Varandas aos rivais durante a gala Stromp e diz ser um erro que o mesmo já esteja a pensar no terceiro mandato.
M. Xavier sobre F. Varandas: "Diz que o trabalho vai a meio, mas, ainda assim, não apresentou mais nenhuma razão para ser candidato"
“Parece-me um erro que um presidente não esteja focado em terminar o seu mandato e já esteja a pensar no próximo. Diz que o trabalho vai a meio, mas, ainda assim, não apresentou mais nenhuma razão para ser candidato”, começou por referir o comentador encarnado.
M. Xavier: "O Sporting poucas vezes gosta de aceitar as regras"
Por outro lado, o empresário critica o facto de já não ser a primeira vez que Frederico Varandas fala dos rivais em galas do Sporting: “Depois, tem sido useiro e vezeiro naquilo que são algumas farpas aos rivais. O que eu acho é que temos todos de nos juntar a trabalhar é em como vamos garantir uma disciplina mais transparente – que o Sporting poucas vezes gosta de aceitar as regras - e como vamos conseguir uma arbitragem mais capaz”, disse, em declarações à Rádio Renascença.
Além disso, o gestor refere que as declarações do dirigente máximo dos leões “não contribuem nunca para o bom ambiente" e diz que o foco tem de ser outro: "Se tem que haver discussão é sobre propostas concretas e isso cabe à Liga e à federação apresentarem-nas. Não havendo, e faltando ainda dois anos para a centralização, o Benfica deve encontrar o modelo que permita defender os seus interesses”.
Em relação ao Benfica, Mauro Xavier diz ainda torcer para que Porto e Sporting escorreguem na Liga: "Já perdemos mais pontos do que devíamos em casa, portanto, vamos ter de fazer um campeonato perfeito e esperar que os nossos rivais escorreguem", concluiu.