Futebol
Mercado ainda pode mexer no Sporting: Luis Guilherme e Faye podem não ser os únicos reforços
15 Jan 2026 | 10:58
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
15 Dez 2025 | 22:19 |
O Manchester United e o Bournemouth empataram 4-4, esta segunda-feira, dia 15 de dezembro, num jogo eletrizante a contar para a 16.ª jornada da Premier League. Bruno Fernandes foi titular e apontou um grande golo de livre direto, mas que foi insuficiente para a vitória.
Amad Diallo abriu o marcador, aos 13′, com Antoine Semenyo a igualar o resultado ainda na primeira parte, aos 41′. Casemiro voltou a dar vantagem aos red devils, aos 45+4′. Os comandados de Andoni Iraola começaram da melhor maneira o segundo tempo, com Evanilson a marcar, aos 46′. Marcus Tavernier completou a reviravolta, aos 52′.
Aos 77′, sem pedir licença, e apostando no lado do guarda-redes, longe da barreira, Bruno Fernandes marcou um golaço de bola parada e celebrou de forma efusiva. Mais um momento individual de luxo do médio português ao serviço dos red devils. Matheus Cunha voltou a dar vantagem ao Manchester United, aos 79′, colocando o marcador em 4-3
No entanto, Eli Junior Kroupi selou as contas do marcador, depois de ter entrado aos 78′, fazendo o 4-4 aos 84′. Com este empate, o conjunto de Ruben Amorim - que falou de Bruno Fernandes na antevisão - passa a somar 26 pontos e falha o assalto ao quarto lugar, estando no sexto posto, com 26 pontos. Já a formação adversária passa a contar com 21 pontos, na 13.ª posição.
Bruno Fernandes, avaliado em 40 milhões de euros pelo Transfermarkt, cumpre a sua sétima época no clube inglês, para onde se transferiu em janeiro de 2020, vindo do Sporting. Desde então, soma 307 jogos, 103 golos e 91 assistências com a camisola dos ‘red devils’.
Veja o golo de Bruno Fernandes de livre direto:
Antigo avançado do Sporting foi um dos principais destaques da vitória dos gunners, por 3-2, em Stamford Bridge, para a Taça da Liga inglesa
15 Jan 2026 | 11:29 |
Viktor Gyokeres esteve em destaque na vitória do Arsenal diante do Chelsea (3-2), em Stamford Bridge, sendo eleito o melhor em campo depois de apontar um golo e somar uma assistência, resultado que deixou os gunners mais perto da final da Taça da Liga inglesa.
Apesar de um período menos produtivo em termos de golos, o avançado sueco - antigo goleador do Sporting - nunca deixou de merecer a confiança de Mikel Arteta, que voltou a sublinhar a importância do seu contributo global para a equipa, muito para além da finalização.
"Viktor tem sido excecional em muitos departamentos do jogo"
"Isso é normal com todos os avançados, no fim a expectativa é marcar e nós exigimos muito mais do que isso, o Viktor tem sido excecional em muitos departamentos do jogo. Hoje mais uma vez e mostrou as suas melhores qualidades, que é colocar a bola no fundo das redes. Mas ele tem estado nessas posições muitas vezes, hoje a bola chegou ao local certo e ele sabia o que tinha de fazer", disse o técnico espanhol à Sky Sports no final do encontro.
"Compreendo que as pessoas não consigam apreciar isso"
Arteta reforçou ainda que o impacto de Gyokeres no coletivo nem sempre é totalmente reconhecido fora do clube, algo que considera injusto: "Acho que ele teve um desempenho muito bom. No geral, acho que ele contribui muito para a equipa. Às vezes, compreendo que as pessoas não consigam apreciar isso. Nós, certamente, apreciamos. E, além disso, ele foi recompensado com um golo".
Esta temporada, com a camisola do Arsenal, Viktor Gyokeres – avaliado em 70 milhões de euros – realizou 25 jogos: 19 na Premier League, quatro na Liga dos Campeões e dois na EFL League Cup. Nos 1.698 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou oito golos e fez ontem a sua primeira assistência.
Avançado colombiano dos leões atravessa um momento de forma notável e pode atingir uma marca inédita individual frente ao Casa Pia
15 Jan 2026 | 11:09 |
Luis Suárez prepara-se para enfrentar uma série de golos verdadeiramente impressionante desde que chegou ao plantel de Alvalade, podendo estabelecer um novo máximo pessoal. O avançado colombiano, que chegou no último mercado para colmatar a ausência de Viktor Gyökeres, tem a oportunidade de igualar o seu melhor registo de jogos consecutivos a marcar se balançar as redes do Casa Pia. O 'camisola 97' dos leões já soma cinco golos nos últimos três compromissos oficiais e quer aproveitar o embalo da segunda volta do campeonato.
A adaptação do internacional colombiano tem sido evidente, especialmente após o hat-trick apontado frente ao Rio Ave no final de 2025. Apesar da eliminação precoce na Allianz Cup, onde o avançado também faturou, o foco total do grupo de trabalho está agora virado para a recuperação de pontos na Liga Portugal frente ao Casa Pia. A equipa verde e branca acredita que a eficácia ofensiva do colombiano será determinante para reduzir a distância de sete pontos para o atual líder da prova, o Porto.
Para este duelo em Alvalade, Rui Borges deverá promover alterações no apoio direto ao homem mais avançado, aproveitando o regresso de peças importantes. A provável titularidade do reforço Luís Guilherme, aliada ao retorno de Geny Catamo após a participação na CAN, promete oferecer mais largura e cruzamentos de qualidade para a área adversária. Trincão poderá assim atuar em zonas mais interiores, funcionando como o principal elo de ligação para que a bola chegue com perigo a Luis Suárez.
O histórico do goleador colombiano ao serviço do Almería, onde marcou 31 golos na temporada transata, serve de motivação extra para o seu percurso em Portugal. Atualmente, o atleta já atingiu um terço dessa marca histórica e demonstra uma ambição clara de bater todos os seus recordes individuais enquanto ajuda o clube a lutar pelo título.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 28 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.109 minutos que esteve em campo, o ponta-de-lança marcou 19 golos e fez três assistências.
Leões entram em campo esta sexta-feira, no Estádio José de Alvalade, com um objetivo de voltar a sorrir diante dos seus adeptos
15 Jan 2026 | 11:07 |
O Sporting procura reagir após um período menos positivo. A equipa verde e branca vem de um empate frente ao Gil Vicente, para o campeonato, e de uma eliminação nas meias-finais da Taça da Liga diante do Vitória de Guimarães, resultado que deixou marcas no balneário leonino. Para quebrar o 'jejum', vem aí o Casa Pia.
A formação dos gansos tem sido, historicamente, muito favorável ao Sporting. Os leões somam atualmente uma sequência impressionante de 21 vitórias consecutivas frente ao conjunto lisboeta, um registo que reforça o otimismo em Alvalade.
Mais do que os resultados, também a dimensão das vitórias tem sido significativa, sobretudo em casa. Na temporada 2023/24, por exemplo, o Sporting aplicou uma goleada expressiva por 8-0, na 19.ª jornada de um campeonato que acabaria por conquistar, ainda com Ruben Amorim.
No total, Sporting e Casa Pia defrontaram-se em 43 ocasiões, com um saldo claramente desequilibrado: 154 golos sofridos pela equipa adversária. Importa, ainda assim, recordar que houve um longo hiato entre confrontos diretos, já que entre 1939 e 2021 os dois clubes praticamente não se cruzaram.
A equipa de Rui Borges defronta o Casa Pia amanhã, sexta-feira, dia 16 de janeiro. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Álvaro Pacheco, jogar-se-á às 20h15, no Estádio José de Alvalade.