
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Geovany Quenda cumpriu, recentemente, história pelo Sporting, ao tornar-se o jogador mais novo a atingir a marca dos 50 jogos de leão ao peito. Concedeu uma entrevista à televisão oficial do Clube, com Litos, o ex jogador que detinha o recorde. Entre vários temas, abordou um dos nomes para que olhou como inspiração: Chermiti.
Antes, falou acerca da Academia: "Estou sempre a dormir na ala da formação. É bom ouvir os miúdos a falarem de mim. Perguntam-me muito sobre a equipa principal, como é que as pessoas são, como é que falam comigo e que me ajudam. E dizem que um dia querem estar lá", começou por explicar o craque português.
Depois, Chermiti, jogador que foi uma inspiração para Geovany Quenda: "Acho que sim, também estava na academia a residir. Estávamos a ver o Rio Ave-Sporting [Chermiti marcou] na Academia, disse ao Alexandre Brito que um dia poderíamos ser nós a jogar ao pé dos adeptos", revelou o jovem leão.
Mencionou, ainda, a sua geração, e alguns dos sucessos que tiveram a representar o Sporting. Segundo Quenda, destaca-se a "união": "Trabalhamos bem desde os sub-13. Ganhámos o campeonato dos sub-13, dos sub-15. Acho que temos um grupo forte e trabalhamos bem", partilhou.
Por último, depois de falar do "orgulho" de se estrear na equipa principal do Sporting, o jogador revelou as palavras do pai antes do primeiro jogo: "O que me disse foi que não ia ser fácil, que tinha de manter a calma, ser humilde e que chegar e jogar numa equipa campeã não é fácil", contou Geovany Quenda.
Já são conhecidas as nomeações dos árbitros para a 32ª. jornada da Liga Portugal Betclic, e as novidades podem ser positivas para os leões
|
Morten Hjulmand está a um cartão amarelo de ficar suspenso por uma partida na Liga Portugal Betclic, e por isso muito se tem discutido sobre se Rui Borges deveria utilizar o médio contra o Gil Vicente, encontro antes do dérbi de Lisboa. A nomeação de Tiago Martins pode ser boas notícias em relação a este assunto, uma vez que o juiz nunca amarelou o internacional pela Dinamarca.
Morten Hjulmand prepara-se para encontrar o árbitro Tiago Martins pela terceira vez na sua estadia com pouco menos de dois anos no Sporting. Ate ao momento, o juiz da Associação de Futebol de Lisboa nunca mostrou qualquer cartão ao dinamarquês.
O primeiro jogo apitado por Tiago Martins, que contou com a participação de Morten Hjulmand, foi o Leiria - Sporting, em 23/24, para a Taça de Portugal. Os leões venceram por 3-0. Tiago Martins mostrou sete cartões nessa partida, mas nenhum deles dirigido a Morten Hjulmand.
Para além desse encontro da prova rainha, Tiago Martins e Morten Hjulmand também se cruzaram na final do Troféu Cinco Violinos (jogo de carater particular), quando o Sporting defrontou o Atheltic Bilbao. O dinamarquês jogou apenas 65 minutos, mas voltou a não ver nenhuma cartolina.
Numa altura em que a participação de Morten Hjulmand no Sporting - Gil Vicente ainda está em aberto, interessa também olhar para os registos de Tiago Martins: o árbitro português é 12º, em 27 juízes, nos cartões mostrados por jogo (4,67). Por outro lado, é o sétimo que menos falta leva até mostrar um cartão (5,29).
Emblema britânico estará muito empenhado em assegurar a contratação do goleador sueco e prepara-se para formalizar uma oferta
|
As excelentes prestações de Viktor Gyokeres ao serviço do Sporting estão a atrair o interesse de muitos clubes na sua contratação, sendo que vários “tubarões” do futebol europeu têm o goleador sueco muito bem referenciado. Um deles é o Arsenal, que será mesmo, nesta altura, o clube mais empenhado em negociar a transferência do “camisola 9” com o Clube de Alvalade.
A informação é avançada por Florian Plettenberg, jornalista alemão especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências. O diretor desportivo dos ‘gunners’, Andrea Berta, é um grande apreciador das qualidades futebolísticas de Viktor Gyokeres e está muito determinado em assegurar a contratação do internacional sueco para reforçar a frente de ataque da equipa comandada por Mikel Arteta. Alexander Isak, avançado do Newcaste, era a prioridade dos responsáveis do Arsenal, mas o valor pedido pelos ‘magpies’ é considerado excessivo.
Ainda assim, para além do Arsenal, há outros clubes que planeiam apresentar uma proposta por Gyokeres - que foi muito elogiado por Rui Calafate -, tais como Manchester United, Chelsea e Real Madrid. Por outro lado, o Bayern Munique parece estar fora da corrida, uma vez que considera que a contratação do atacante do Sporting iria obrigar a um investimento demasiado elevado.
De resto, vale lembrar que o Sporting poderá aceitar a transferência de Gyokeres, no próximo mercado de verão, por um valor inferior ao da cláusula de rescisão, que está fixada nos 100 milhões de euros. Tem sido noticiado que o Clube de Alvalade comprometeu-se com o atleta a aceitar a transferência por um valor entre os 60 e os 70 milhões de euros.
Na presente temporada, Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – já participou em 48 encontros, ao serviço do Sporting: 30 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.860 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 12 assistências.
Jogou-se, na passada sexta feira, a partida entre as formações portistas e de Moreira de Cónegos, a contar para a Liga Portugal Betclic
|
Jogou-se, na passada sexta feira, dia 2 de maio, o Porto - Moreirense, partida a contar para a 32ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os dragões começaram a perder, mas acabaram por dar a volta, virtude de um penálti com o qual a equipa técnica de Moreira de Cónegos não concordou.
O jogo terminou com 3-1 no marcador, numa partida que contou com apenas um elemento com passagem pelo Sporting: falamos do defesa central brasileiro do Moreirense, Marcelo, que alinhou todos os 90 minutos do encontro.
No final da partida, Gilberto Andrade, adjunto do Moreirense, fez a análise à partida, e deixou críticas à equipa de arbitragem. O treinador começou por falar do jogo e dizer o seguinte: "A sensação que fica é que o 3-1 acaba por ser um resultado pesado".
Prosseguiu: "Saio com a convicção de que, se fosse eu o árbitro, não teria assinalado o penálti que mudou o rumo do jogo. Acredito que o desfecho podia ter sido diferente — podíamos perfeitamente ter empatado ou até vencido. O FC Porto teve mais posse de bola, sim, mas não nos estava a causar grandes dificuldades", atirou o treinador do Moreirense.
Terminou, com o seguinte: "Preparámo-nos para uma entrada forte do FC Porto, e penso que conseguimos controlar bem essa fase. Quando ganhávamos a bola, apesar de algumas perdas na saída, conseguimos marcar e ainda tivemos uma outra oportunidade clara. Era dessa forma que queríamos levar pontos do Dragão", disse Gilberto Andrade, que perdeu Caio Secco por lesão durante o encontro. Recorde, aqui, as palavras de Jardel, que representou Porto e Sporting.