Modalidades
Alerta! Sporting vai ser cabeça de série nas competições europeias
15 Jul 2026 | 15:08
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
17 Mar 2026 | 11:43 |
Após o triunfo por 78-73 frente ao Galitos, nesta segunda-feira, o treinador-adjunto da equipa masculina de basquetebol, Sérgio Ramos, sublinhou a importância do triunfo, embora reconhecendo que a turma de Alvalade não esteve ao seu melhor nível.
S. Ramos: " É verdade que não jogamos muito"
"Em primeiro lugar, destacar a vitória, que é o mais importante. É verdade que não jogámos muito bem, faltou-nos talvez alguma intensidade no início e tivemos muitos altos e baixos durante o jogo. Podíamos ter jogado melhor, mas a equipa manteve-se unida até ao final e conseguimos ganhar um jogo que, na parte final, estava a tornar-se complicado", revelou, em declarações à Sporting TV.
Com a sexta vitória consecutiva, o técnico reforçou a ambição da equipa em busca de mais resultados positivos. "A moral está sempre em alta. Sabemos que temos coisas importantes para ganhar, competições importantes para disputar, e esse é o nosso objetivo. Já garantimos a qualificação para a fase final da Taça da Liga e agora queremos preparar a equipa o melhor possível para os play-offs. Temos vindo a trabalhar nesse sentido e temos estado bem nos momentos importantes", disse.
S. Ramos: "É continuar a preparar o jogo"
Depois da recente conquista da Taça de Portugal, Sérgio Ramos frisou a importância do trabalho na fase final e decisiva da temporada. "Conseguimos vencer a Taça de Portugal, que foi um troféu muito importante para nós, para a equipa e para o Clube. Agora, é continuar a preparar o grupo. Estamos praticamente a meio de Março e os play-offs começam em Maio, por isso temos cerca de um mês e meio para continuar a trabalhar. Pelo meio ainda temos a Taça da Liga, uma competição em que também vamos estar presentes e na qual queremos lutar pela vitória", falou.
No próximo jogo, os leões, orientados por Luís Magalhães, defrontam a equipa do Braga na 17ª jornada da Fase regular do campeonato nacional de basquetebol. A partida acontece neste sábado, dia 21, na AMCO Arena, a partir das 18h45.
Sorteio da fase de grupos realizou-se esta quinta-feira, dia 16 de julho, e definiu primeiros oponentes dos leões na competição internacional
16 Jul 2026 | 15:23 |
A equipa de basquetebol do Sporting já conhece o percurso inicial que terá pela frente na edição de 2026/27 da FIBA Europe Cup, competição em que voltará a representar Portugal na nova temporada. O sorteio da fase de grupos realizou-se esta quinta-feira e definiu os primeiros adversários dos leões na prova europeia.
A formação verde e branca ficou inserida no grupo C, onde terá pela frente cinco equipas de diferentes países. O Esenler Erokspor (Turquia), o Universitatea Craiova (Roménia), o Gence (Azerbaijão), o Rilski Sportist (Bulgária) e o Kolossos Rhodes (Grécia) são, para já, os adversários conhecidos.
Ainda assim, a composição do grupo poderá sofrer alterações antes do arranque da competição. Tanto o Rilski Sportist como o Kolossos Rhodes vão disputar a fase de qualificação para a Liga dos Campeões e apenas integrarão a FIBA Europe Cup caso não consigam garantir o apuramento.
Se as formações búlgara e grega seguirem em frente nos playoffs da Champions League, as respetivas vagas no grupo do emblema verde e branco serão ocupadas por emblemas provenientes das rondas de qualificação da FIBA Europe Cup.
Assim, a fase de grupos da competição internacional está agendada para começar a partir de 7 de outubro, altura em que o Clube de Alvalade iniciará mais uma campanha continental. Os leões já preparam a próxima época e estão de olho num extremo do Vasco da Gama.
Trio termina assim ligação ao Clube de Alvalade e ficam livres para abraçar novos desafios na carreira desportiva, já a partir deste verão
16 Jul 2026 | 13:10 |
É oficial. O Sporting anunciou a saída de três jogadoras da equipa feminina de basquetebol, que não vão fazer parte do plantel para a temporada 2026/27. Rita Chaínho, Caty Martins e Mariana Barros terminam assim a ligação ao Clube de Alvalade e ficam livres para abraçar novos desafios na carreira.
As três atletas desempenhavam funções na posição de extremo e deixam o conjunto leonino numa fase de mudança. O trio fez parte das opções na última temporada, mas não estarão às ordens de Gilda Correia, nova treinadora da equipa principal.
Durante a passagem pelo Sporting, as jogadoras tiveram diferentes níveis de utilização. Caty Martins foi a que somou mais presenças, com 18 encontros realizados, enquanto Rita Chaínho participou em sete partidas e Mariana Barros entrou em seis jogos.
As saídas surgem numa altura em que o Sporting começa a preparar a nova época e a definir a composição do plantel. A chegada de Gilda Correia representa um novo ciclo na modalidade, com a treinadora a assumir a missão de dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos escalões de formação e potenciar jovens talentos.
Também Emma Huff está de saída do Sporting para regressar ao Braga, clube onde já tinha representado anteriormente e onde volta agora para reforçar o projeto para a nova temporada. A internacional canadiana, de 28 anos, prepara-se assim para iniciar um novo ciclo no Minho.
Veja a publicação:
Apesar do interesse, Clube de Alvalade não é o único clube atento ao jogador e há vários emblemas estrangeiros a acompanharem a sua evolução
16 Jul 2026 | 03:00 |
O Sporting já prepara a próxima temporada no basquetebol e tem Akoi Yuot referenciado como uma das possibilidades para reforçar a equipa em 2026/27, sabe o Leonino. O extremo do Vasco da Gama despertou a atenção da estrutura, depois de uma época de grande impacto.
Ao que o nosso Jornal apurou, a contratação não se apresenta como uma tarefa simples. O jogador de 2,03 metros tem sido uma das figuras de destaque da equipa e ganhou estatuto de protagonista após duas temporadas no emblema portuense.
Apesar do interesse do Clube de Alvalade, o Sporting não é o único clube atento ao canadiano e há vários emblemas estrangeiros a acompanharem a evolução do jogador de 25 anos preparados para avançar pelo seu concurso. A concorrência internacional poderá tornar mais exigente uma eventual negociação pelo basquetebolista.
Natural do Canadá e com raízes no Sudão do Sul, o atleta tem uma história de vida marcada pela superação. Depois de um percurso complicado fora das quadras, encontrou no basquetebol uma oportunidade para construir carreira e chegou a Portugal em 2024, onde rapidamente se afirmou pela capacidade física.
Em 2025/26, Akoi Yuot participou em 28 jogos pelo Vasco da Gama, com uma média de 17,9 pontos por jogo, 1,1 assistências e 6,6 ressaltos, números que chamaram a atenção dos responsáveis leoninos. Quanto a saídas, Miguel Correia vai rumar ao Braga.
Alerta! Sporting vai ser cabeça de série nas competições europeias
15 Jul 2026 | 15:08
Exclusivo Leonino - Sporting quer extremo de 21 anos formado no Seixal
13 Jul 2026 | 13:44
Oficial! Varandas promove míster do Sporting que venceu campeonato em 2025/26
13 Jul 2026 | 11:12