Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
16 Mar 2026 | 16:46 |
Eleito no sábado com 89,47 por cento dos votos dos sócios, contra os 6,28 por cento de Bruno Sá, Frederico Varandas garantiu o terceiro mandato como presidente do Sporting, preparando-se para liderar os destinos do emblema de Alvalade por mais quatro anos.
Desse mesmo modo, o Clube anunciou que a cerimónia da tomada de posse dos Órgãos Sociais eleitos para o quadriénio 2026-2030 está agendada para esta quarta-feira, dia 18 de março, às 18h00, no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade.
Frederico Varandas vai então liderar os destinos do Sporting durante 12 anos, de 2018 a 2030, só ficando atrás de João Rocha (que já ultrapassou como líder mais titulado), que presidiu os destinos do Clube de 1973 a 1986, ou seja, durante 13 anos.
De referir que o dia de sufrágio acabou por revelar uma forte mobilização dos Sportinguistas (Recorde AQUI). O ambiente foi marcado por grande entusiasmo entre os associados e o processo decorreu de forma tranquila. O resultado representa também a maior percentagem obtida por Frederico Varandas em eleições do Sporting.
Em 2018, quando foi eleito pela primeira vez após o turbulento período que se seguiu à crise que envolveu Bruno de Carvalho e à invasão à Academia Cristiano Ronaldo, venceu com 42,32% dos votos. Já em 2022 tinha reforçado a liderança ao alcançar 85,9%, superando então Nuno Sousa e Ricardo Oliveira.
Antigo ‘team manager’ do emblema verde e branco lembra que primeiros tempos de pilar dos leões não foram algo complicados
16 Mar 2026 | 16:34 |
Miguel Salema Garção, Sócio e antigo dirigente do Sporting, não se mostra surpreendido com a vitória categórica de Frederico Varandas no ato eleitoral de sábado. E nem a distância entre os dois candidatos - 89,47% contra 6,28 % - constitui uma surpresa para o gestor, que enalteceu o crescimento do atual dirigente máximo nos últimos anos
Miguel Salema Garção: "Era, obviamente, uma vitória esperada por parte de Frederico Varandas e seus pares"
"Era, obviamente, uma vitória esperada por parte de Frederico Varandas e seus pares. O incumbente tinha um capital adquirido nos dois anteriores mandatos em contraponto com o outro candidato, que, aliás, mostrou coragem e espírito de iniciativa ao ter ido a votos em circunstâncias bastante difíceis", considerou, em declarações ao jornal Record, antes de pormenorizar em que consistia o capital do Presidente reeleito.
"Refiro-me ao histórico de troféus conquistados nas várias modalidades, em que se destaca o futebol profissional e a notoriedade daí adjacente", ilustrou Salema Garção, avaliando, de seguida, a longevidade de Frederico Varandas no cargo.
Miguel Salema Garção: "É verdade que pode começar a falar-se de longevidade associada a Frederico Varandas"
"O início do primeiro mandato de Frederico Varandas foi conturbado. Não se imaginaria, nessa altura, que pudesse ter o caminho que veio a percorrer. Creio que há um ciclo antes da covid e outra pós-covid, ou, se preferirmos, antes de Amorim e depois de Amorim".
Ao concluir, o antigo dirigente evitou comparações com o presidente que hoje dá nome à 'casa das modalidades' do Clube: "O presidente João Rocha marcou a história e várias gerações do do Sporting. Os tempos eram outros. Basta, por exemplo, assinalar que, nesses tempos, não havia o contexto digital. Hoje, há. Com o mandato que agora se inicia, é verdade que pode começar a falar-se de longevidade associada a Frederico Varandas."
João Palma esclareceu que, entre os seis mil votantes que participaram por correspondência, só os votos referentes a cerca de dois mil desses foram validados
15 Mar 2026 | 10:36 |
O Sporting confirmou que o número oficial de votantes nas eleições do Clube de Alvalade foi de 14.337, após as dúvidas suscitadas com o anuncio dos resultados pelo presidente cessante da Mesa da Assembleia Geral (MAG), João Palma.
Depois das declarações, o emblema leonino divulgou os resultados oficiais do ato eleitoral, que reelegeu Frederico Varandas para o quadriénio até março de 2030. De acordo com esses números, 12.897 dos votantes optaram pelo Presidente em exercício, candidato pela lista B, enquanto 919 votaram pelo candidato da lista A, Bruno Sorreluz, 506 em branco e 15 nulo, numas eleições em que estavam habilitados a votar 75.817 associados.
Após o fecho das urnas, o emblema de Alvalade divulgou que o escrutínio contou com 18.268 votantes, número que perfazia a terceira maior participação na historia eleitoral dos leões, antes de João Palma confirmar que o sufrágio contou com 14.337 votantes, ao anunciar os resultados.
O dirigente esclareceu que, entre os seis mil votantes que participaram por correspondência, só os votos referentes a cerca de dois mil desses foram validados, daí a diferença entre os dois números veiculados para o número de votantes. João Palma disse que houve cerca de quatro mil votantes cujos votos foram “desconsiderados”, alegadamente por não cumprirem os requisitos legais para serem validados.
A proporção traduz-se na contabilização de 67.106 votos em Frederico Varandas, que recolheu assim 89,47% do total, de 4.710 em Bruno Sorreluz, mais conhecido como Bruno Sá (6,28%), de 3.115 em branco (4,15%) e de 74 nulos (0,1%), num total de 75.005 votos.
Vitória inequívoca do líder do emblema verde e branco que, desta forma, vai prosseguir projeto que se iniciou no ano de 2018
15 Mar 2026 | 09:43 |
Frederico Varandas foi reeleito na presidência do Sporting com 89,47% dos votos. O dirigente levou a melhor sobre o candidato da lista A, Bruno Sá, que conseguiu recolher 6,28% dos votos, e surgiu no hall vip de Alvalade, onde proferiu as primeiras palavras após a vitória.
"Primeira palavra vai para o concorrente, Bruno Sá. Sócio do Sporting que se entendeu candidatar. Quando se vem a jogo com a intenção de fazer algo pelo Clube nunca se perde. O seu espírito de luta independentemente do resultado. A segunda para os sócios. A conclusão que tiro é que é um clube de sócios felizes com o seu clube. Por viverem uma das melhores fases da história do Sporting. Que vive dos seus sócios, da felicidade dos seus sócios. Estas eleições demonstraram o que os sócios querem. Vencemos por quase 90 por cento, muito orgulho, muita responsabilidade, mas também a humildade de termos vencido com este resultado expressivo. Vencer opor 90 ou 51 é a mesma coisa. A humildade e a missão é a mesma.
Mais votos do que em 2022
"Isso tem a ver do resultado do trabalho desta direção. Mais votaram, porque mais sócios existem. A responsabilidade é a mesma. Não vou dormir eufórico, porque me lembro de há 8 anos estar lá fora muito feliz e já estava ficado na missão que era colocar onde o Sporting esta".
Voto de confiança
"Hoje vou falar só do ato eleitoral. Recebemos mais um voto mas é sinal da vitalidade e saúde que o clube tem. É preciso recuar muitas décadas para uma ver uma direção há 12 anos no clube. E isso é uma premissa fundamental para a base de sucesso. Vivemos momento de tranquilidade, Feliz pelo número de sócios, muitos votaram. O que é importante é sentirem que é um clube estável, algo que não foi durante décadas. O mérito disso é dos sócios. E são eles o garante desta estabilidade. A duração média antes de aqui chegarmos era de dois anos e pouco. Era uma loucura".
Quais os processos mais urgentes? A renovação de Rui Borges?
"Quando decidimos candidatar não tem a ver renovações de treinadores ou jogadores. Há um objetivo vincado, de iniciar processos de qualificação do nosso património. Vem aí três anos exigentes para cumprir as obras que estamos a fazer, mas vamos conseguir fazer. Para em 2029 estarmos num espaço como José Alvalade fantástico e admirável para todos os Sportinguistas".
O que vai ser diferente?
"Se puder resumir o que quero no Sporting… dois pontos: vencer títulos e a segunda crescer no número de sócios. Para isso acontecer é preciso crescer noutros setores, como a experiência do adepto, património, de vitórias e aumento de receitas".
Como se sente a título pessoal
"Sinto-me hoje profundamente cansado. Até este discurso foi mais tarde do que julgava. Quando estamos aqui… não pensamos no Frederico Varandas. O que quero fique na memória de todos é que desde 2018 a 2030 ganhou e cresceu muito"
Reação às palavras de Farioli?
"Não vou falar de Rui Borges… Acha que vou falar de um treinador rival?"