Futebol
Exclusivo Leonino - Defesa da liga espanhola quer jogar no Sporting, mas Borges fecha-lhe a porta
11 Jan 2026 | 15:11
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Dez 2025 | 13:12 |
Rui Borges falou aos jornalistas em conferência de imprensa de antevisão ao Sporting - AFS, esta sexta-feira, dia 12 de dezembro. O encontro está marcado para o próximo sábado, às 20h30, no Estádio José Alvalade. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões, que terá um regresso, mas muitas outras ausências.
Quais os desafios que o AFS pode colocar?
"É uma equipa bastante agressiva, intensa, com jogadores experientes. À partida chegam aqui sem nada a perder e podem vir com mais confiança, descontraídos no sentido positivo. Acho que vamos ter uma equipa completamente tranquila, tem muito a ganhar e pouco a perder. À 2.ª jornada empataram em Braga e isso dita bem o que pode acontecer se entrarmos em facilitismos. E o grande desafio será esse, a equipa estar ligada depois de uma semana de exigência máxima com jogos frente a Benfica e Bayern. Mantê-los com a mesma energia, foco, rigor e intensidade para conseguirmos fazer um grande jogo e ganhar".
O que aconteceu com Pote? Estava apto para jogar?
"Estava apto para jogar. Tanto estava que jogou. Caso contrário nem corríamos esse risco. Temos demonstrado muito bem o que fazemos a gerir jogadores. Felizmente temos tido poucas lesões musculares. O Pedro, e tinha dito isso antes do jogo, tinha sentido um desconforto no treino e acaba por ter uma lesão muscular. Não posso estar aqui a dizer quanto tempo será porque não pertenço à parte médica. O que posso dizer é que não poderá dar o contributo nos próximos jogos. Dará outro".
Onda de lesões
"É o que é, fazem parte do futebol. Felizmente não temos tido muitas. O ano passado houve muitas e algumas musculares, este ano tivemos duas, no máximo três, musculares. Controlámos muito bem. O departamento de performance, o posto médico e a equipa técnica têm feito um grande trabalho. As lesões de agora são traumáticas, não controlamos. É um jogo de contacto. Apesar da lesão do Pote... Tomara não termos lesões porque é isso que queremos evitar, mas é preciso levantar a cabeça e seguir em frente. Os jogadores vão para a CAN também... São coisas que não controlamos".
Cansaço para o jogo
"Penso e acredito que não. Fazemos o nosso trabalho muito bem feito aqui com toda a estrutura naquilo que é tentar recuperar ao máximo os jogadores. Sinto-os super motivados e isso é sinal que a energia vai lá estar. O cansaço é mais mental do que físico muitas vezes. Claro que se tivermos a intensidade que queremos, podemos sentir um pouco mais à frente, mas é para isso que existem substituições. O treinador depois tem de tomar as decisões nos melhores momentos para dar intensidade".
Assinava agora a renovação?
"Assinava, sem problema algum. Mas não é algo que me passe pelo pensamento. Tenho contrato até 2027 e sei bem da confiança que têm em nós. Apenas focado e só em fazer o meu trabalho, que acho que tem sido bem feito. Tudo o resto é consequência disso. Vou sempre olhar para o futuro. As coisas a seu tempo virão dentro daquilo que é a nossa competência. Mas o meu foco é ser cada vez melhor, tornar o Sporting mais forte, voltar a ganhar títulos. É esse o meu único foco".
Já tem lista de reforços para janeiro?
"Não tenho listas, já disse que não estou muito focado no mercado. Temos muitos jogos e não perco tempo a olhar para isso. Não sei se iremos ou não ao mercado. Foco-me muito nas minhas soluções atuais que são as que me importam. Queremos dar resposta nestes jogos e não dá para ir buscar ninguém. A seu tempo vamos tomar essas decisões. Neste momento, o meu foco está nos jogadores que tenho e que podem jogar. Em Munique demos resposta e não ganhámos. E respondendo à primeira pergunta, o grupo está confiante e super motivado. Percebeu muito bem o que fomos capazes de fazer nestes últimos dois jogos de maior exigência, percebemos o que fizemos bem e menos bem. Eles sabem e percebem, são muito ambiciosos e não se cansam de ganhar. Estão sempre à procura de serem melhores. Sabem o que poderíamos ter feito melhor e o que fizemos muito bem. Estão super motivados. Afetados? Não. Não saímos felizes de Munique porque queríamos ganhar, mas demos o nosso melhor e fizemos um grande jogo. Continuamos o nosso crescimento apesar de um resultado que não nos agrada. A equipa sabe muito bem do que tem sido capaz e quer manter e melhorar cada vez mais".
Sporting tentou Geny e Diomande frente ao Santa Clara
"Em relação a Diomande e Geny, tentámos. É algo que sabemos que não será fácil, mas tentámos até porque só jogam um contra o outro no dia 24. Tentar apelar a isso. Se não acontecer, é seguir. Resposta? Para já, que saiba, não".
Privilegiado no Sporting
"Claramente, e já disse isso. Há bocado disseram que sou muito feliz no Sporting e sou muito mesmo. O dia-a-dia deixa-me feliz, é muito alegre, positivo, energia muito boa. E isso sente-se claramente. Seja na formação, seja na ala da equipa principal. Fico feliz porque os miúdos têm conseguido dar seguimento à imagem Sporting, naquilo que é passar da formação para a equipa principal. Temos conseguido meter mais miúdos connosco e isso é de valorizar, é sinal que o trabalho está a ser bem feito. Não tem só a ver comigo, a equipa técnica chama-os porque têm mostrado valências. Feliz por darem essa imagem e continuidade à imagem Sporting, de acreditar muito na formação. Olho para a equipa B e vejo uma equipa muito focada, rigorosa, miúdos que mesmo quando estão aqui e voltam não ficam em bicos de pés. Percebem a exigência, o quanto custa ter uma oportunidade. Os prémios depois é valorização individual, trabalham muito e nada melhor do que ser reconhecidos por isso. Às vezes achamos que estamos bem e podemos não estar, mas ser reconhecidos pelos outros passa confiança. E isso é bom para todos. Mas é consequência do trabalho diário deles. Têm de querer ganhar muito mais e a dificuldade de ser um jogador excecional é manter a consistência".
Jogador do Al Hilal foi recentemente associado ao Clube de Alvalade e existem novidades sobre o rumor desta janela de transferências
12 Jan 2026 | 07:03 |
O Sporting não tem qualquer interesse na contratação de Kaio César, jogador que atua no Al-Hilal, da Arábia Saudita. Apesar dos recentes rumores vindos do Médio Oriente, o jogador não está no radar dos leões para este defeso.
Numa primeira instância, a imprensa saudita avançou que tanto o Sporting como o Atlético Mineiro teriam feito chegar propostas pelo atacante de 21 anos que já passou pelo Vitória de Guimarães, mas tal não terá um fundo de verdade, pelo menos no que aos verdes e brancos diz respeito.
O jornal Record desmente, na sua edição desta segunda-feira, dia 12 de janeiro, o interesse do Clube de Alvalade na presente janela de transferências. Ainda assim, o jogador do Al Hilal já chegou a ser referenciado pelo Sporting no ano de 2025, mas as intenções terão caído por terra.
Em maio de 2025, o atacante de 21 anos estava descontente na Arábia Saudita, depois de ter tido uma 'briga' com Jorge Jesus, naquele que seria o último encontro do ex Sporting ao leme do Al Hilal. Num duelo frente ao Al Ahli, para a Liga dos Campeões Asiática, o técnico lançou o atleta, substituindo-o nove minutos depois, algo que deixou o jogador furioso.
A irritação de Kaio César foi visível, com o canhoto a reclamar da decisão do técnico, que não se deixou ficar e ripostou o desagrado do pupilo. Jorge Jesus acabaria por ser demitido do Al Hilal, mas a estrutura saudita não gostou da atitude do ex-Vitória de Guimarães, que acabou por não sair do banco no último encontro, diante do Al Raed.
O extremo deixou o Vitória de Guimarães, no mercado de inverno de 2025, para rumar ao clube então orientado por Jorge Jesus. Sob comando técnico do ex-treinador do Sporting, o jogador depressa conquistou a titularidade, apesar de não ter tido um grande impacto na equipa. Avaliado em 4,5 milhões de euros, Kaio César fez quatro golos e seis assistências em 34 jogos pelo Al Hilal.
Internacional grego saiu lesionado do encontro frente ao Vitória de Guimarães, para a Taça da Liga, e promete complicar as contas dos leões
12 Jan 2026 | 06:44 |
Fotis Ioannidis não estará disponível para o Sporting - Casa Pia e as más notícias não ficam por aqui. O internacional grego - que se lesionou frente ao Vitória de Guimarães - vai cumprir um rigoroso plano de recuperação antes de regressar à competição e ainda não existe data para que tal aconteça.
A informação está a ser avançada pelo jornal A Bola, que revela que o jogador será obrigado a parar, apesar de não se tratar de uma lesão grave. Uma vez que é um problema reincidente, este procura cuidados redobrados e exige um restabelecimento total, para que não sejam corridos riscos de agravamento da lesão no ligamento colateral interno do joelho direito.
Assim sendo, a mesma fonte escreve que o departamento médico do Sporting não aponta, para já, qualquer prazo concreto para o regresso de Fotis Ioannidis às opções de Rui Borges. Tudo irá depender da evolução do avançado nos próximos dias, mas é certo que irá desfalcar os leões na receção aos gansos, esta sexta-feira, dia 16 de janeiro.
Uma vez que se trata de um elemento com importância no plantel, a reavaliação do grego será diária, mas Rui Borges também não pretende correr riscos na utilização do ponta de lança antes do tempo, uma vez que este pode ter uma palavra a dizer no ciclo que se aproxima para os leões: Casa Pia (16), PSG (20), Arouca (24) e Athletic Bilbao (28).
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 21 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 931 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.
Clube de Alvalade já terá praticamente tudo acertado para garantir a chegada do extremo senegalês a Portugal, mas há um pormenor por resolver
12 Jan 2026 | 06:32 |
Souleymane Faye está fechado como reforço do Sporting e é esperado em Lisboa a qualquer momento para realizar os habituais exames médicos e assinar um contrato válido por quatro temporadas e meia com o Clube de Alvalade. Os leões já terão tudo resolvido com o Granada, entre verbas e percentagens, mas o extremo senegalês ainda não teve ordem para viajar e já se sabe o motivo.
De acordo com o 'Ideal', de Espanha, Faye ainda não está em Portugal devido à falta de entendimento entre as partes quanto ao plano de pagamentos da operação. O jornal Record revela que tal não deverá ameaçar a conclusão da transferência, mas pode ser suficiente para continuar a alimentar este impasse que já dura alguns dias.
Ainda assim, pelo menos para já, continua de pé a possibilidade de Souleymane Faye se juntar aos treinos da equipa do Sporting já na próxima terça-feira, dia 13 de janeiro. Para que tal aconteça, ainda há algum caminho a percorrer entre os leões e o emblema da segunda divisão espanhola.
O jornal português revela que o faseamento dos valores também foram reajustados e, depois de ter sido alcançada uma base de negócio na ordem dos 6 milhões de euros (+2M possíveis de bónus), os verdes e brancos terão chegado ao acordo de pagar mais 'à cabeça' e, em contrapartida, o Granada concordou em abdicar dos montantes variáveis. Desta forma, o Sporting deverá desembolsar 6,5M fixos, com os espanhóis a manterem o direito a 10% de uma futura venda.
Nesta temporada, com a camisola do Granada, Souleymane Faye – avaliado em 1,5 milhões de euros – realizou 21 jogos: 19 na Segunda División e dois na Copa del Rey. Nos 1.649 minutos em que esteve em campo, o avançado, que tinha contrato até 2029, marcou dois golos e fez seis assistências.
Exclusivo Leonino - Defesa da liga espanhola quer jogar no Sporting, mas Borges fecha-lhe a porta
11 Jan 2026 | 15:11
Médio que vai sair do Sporting faz golaço ao Porto B, mas leões perdem 2-1
11 Jan 2026 | 17:37
Sporting com concorrência por craque português da liga italiana; Tottenham e Newcastle na corrida
11 Jan 2026 | 17:07