Futebol
Extremo a caminho? Com Rui Borges aflito, Sporting tem nova 'urgência'
12 Dez 2025 | 07:54
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Dez 2025 | 12:36 |
Foi pedido um esclarecimento a Rui Borges sobre a lesão de Pote, à margem da antevisão entre Sporting e AFS. O treinador dos leões falou sobre a situação e deixou claro que o 'camisola 8' estava apto para ir a jogo no dérbi diante do Benfica - sendo que agora poderá ficar de fora até 2026.
Rui Borges: "Pote não poderá dar o contributo nos próximos jogos"
"Estava apto para jogar. Tanto estava que jogou. Caso contrário nem corríamos esse risco. Temos demonstrado muito bem o que fazemos a gerir jogadores. Felizmente temos tido poucas lesões musculares. O Pedro, e tinha dito isso antes do jogo, tinha sentido um desconforto no treino e acaba por ter uma lesão muscular. Não posso estar aqui a dizer quanto tempo será porque não pertenço à parte médica. O que posso dizer é que não poderá dar o contributo nos próximos jogos. Dará outro", começou por dizer o treinador do Sporting.
Rui Borges: "Se a lesão de Pote é a mesma do início de novembro? Sim, é muscular"
Quando questionado sobre qual a origem de tantas lesões de Pote, Rui Borges continuou a explicação: "Isso é ciência, não lhe sei responder... Estava bem no treino e já respondi a isso. Sentiu um desconforto no último lance do treino, não posso ser mais específico. Às vezes é a fisiologia dos atletas e sabemos disso. No que fazemos, fazêmo-lo muito bem feito. Tomara que ninguém tivesse lesões, mas isso é impossível. Tem a ver com a genética em alguns momentos... Controlamos o cansaço acumulado e sentimos isso. É por isso que digo que o trabalho é muito bem feito. Mas não controlamos tudo. Se é a mesma do início de novembro? Sim, é muscular".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma já 19 jogos: 13 para a Liga Portugal, quatro para a Liga dos Campeões, um para a Taça de Portugal e outro para a Supertaça. Durante os 1.484 minutos em que foi utilizado, o ‘camisola 8’ dos leões já apontou 10 golos e seis assistências.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 13 de dezembro, frente ao AVS. O encontro, a contar para a 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por João Pedro Sousa, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, pelas 20h30.
'Camisola 25' assinou, na última quinta-feira, um novo contrato com o Clube de Alvalade, que prolongou a sua ligação aos leões até 2030
12 Dez 2025 | 11:14 |
O Sporting divulgou um vídeo com um interessante desafio de respostas rápidas com Gonçalo Inácio, logo após o anúncio de renovação com o internacional português, que foi comunicado na última quinta-feira, dia 11 de dezembro, garantindo o jogador 'seguro' em Alvalade até 2030.
Nas suas respostas, o defesa dos verdes e brancos apontou rapidamente Cristiano Ronaldo como seu ídolo de infância, além de ter considerado Nuno Mendes, ex jogador do Sporting, como o melhor jogador da atualidade. Fora isso, Inácio ainda foi questionado sobre o momento mais marcante de leão ao peito.
Em resposta, o internacional português elegeu a partida diante do Boavista em 2020/21, que o Sporting acabou por vencer por 1-0, com golo de Paulinho. Esta vitória acabou por fazer com que os leões se sagrassem campeões nacionais ao fim de 19 anos de jejum.
Gonçalo Inácio renovou com o Sporting até 2030, mantendo a sua cláusula de rescisão nos 60 milhões de euros - algo que a Direção leonina tentou combater. Esta extensão de vínculo acontece a poucas semanas da reabertura do mercado de transferências, onde o 'camisola 25' é bastante cobiçado.
Nesta temporada desportiva de 2025/26, Gonçalo Inácio - avaliado em 45 milhões de euros - é um dos pilares do Sporting. O defesa central verde e branco soma, até ao momento, 1.710 minutos em 19 jogos, nos quais já conseguiu fazer duas assistências para golo.
Confira o vídeo:
Verdes e brancos empataram com os encarnados na 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, mas alguns incidentes do encontro ainda dão que falar
12 Dez 2025 | 09:01 |
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), anunciou, na última quinta-feira, 11 de dezembro, os castigos aplicados a Benfica e Sporting na sequência dos incidentes ocorridos durante o dérbi da 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, que terminou empatado a uma bola.
Os encarnados foram os mais penalizados, com multas que rondam os 45 mil euros, enquanto o Sporting terá de pagar cerca de 13 mil euros. Entre as infrações apontadas pelo CD estão atrasos no início e no reinício da partida, presença de elementos não inscritos na ficha de jogo (como Bruno Sá e Mário Branco), arremesso de artefactos pirotécnicos e o lançamento de duas garrafas de plástico com líquido que atingiram Maxi Araújo sem causar ferimentos.
No total, o Benfica recebeu uma conta de 44.978 euros, sendo que apenas o comportamento do público representou 41.435 euros. O relatório do CD menciona ainda que adeptos do Benfica lançaram duas pedras em direção ao banco do Sporting, sem atingir ninguém e sem interromper o jogo.
Por seu turno, o Sporting foi multado sobretudo por atrasos no início e reinício do jogo e pelo comportamento incorreto dos seus adeptos, com base nos cânticos na segunda parte, totalizando 12.571 euros. Descontando as multas individuais dos jogadores, a conduta do público leonino representou 10.453 euros.
Com o empate na última ronda do Campeonato frente ao Benfica, os comandados de Rui Borges têm agora 32 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (37) está no primeiro posto. Já os encarnados seguem na terceira posição com 29 pontos.
Cortejo dos adeptos antes do Benfica - Sporting:
Jogador da formação do Sporting foi novamente titular na equipa orientada por Paulo Fonseca e continua a ser um dos destaques
12 Dez 2025 | 08:34 |
O Lyon orientado por Paulo Fonseca voltou, na última quinta-feira, 11 de dezembro, a reforçar o estatuto de candidato sério ao triunfo na Liga Europa, ao somar nova vitória na fase de liga. A formação francesa bateu o Go Ahead Eagles por 2-1, em casa, na partida referente à sexta jornada.
Afonso Moreira, antigo jogador do Sporting, abriu caminho para a festa no Parc Olympique Lyonnais logo aos três minutos. O internacional sub-21 português surgiu na área para finalizar um passe de Tyler Morton e inaugurar o marcador. No entanto, a vantagem durou pouco: apenas três minutos depois, Milan Smit repôs o empate para os neerlandeses.
A equipa de Paulo Fonseca reagiu de imediato e, à passagem pelo minuto onze, Pavel Sulc voltou a colocar o Lyon na frente. O encontro começou com o ritmo elevado, com três golos num espaço de menos de quinze minutos. Apesar das oportunidades criadas ao longo do jogo, o resultado manteve-se inalterado até ao final. O Go Ahead Eagles sai derrotado e será o último adversário do Braga nesta fase da competição.
No que toca a Afonso Moreira, o jogador formado no Sporting parece finalmente ter encontrado o seu lugar na turma orientada por Paulo Fonseca. O internacional jovem por Portugal marcou o segundo golo na competição, o quarto na temporada com a camisola do Lyon.
Vale a pena recordar que Afonso Moreira se sagrou bicampeão nacional pelo Sporting e participou na conquista da última edição da Taça de Portugal. Na época passada foi opção em três encontros oficiais, mas sempre na condição de suplente utilizado. Saiu no verão rumo a França por 2 milhões de euros.
Confira o golo: