Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
27 Jun 2025 | 21:13 |
É oficial. Francisco Amarante é reforço para a equipa de basquetebol do Sporting. O antigo jogador do Porto, que passou as últimas duas épocas nos espanhóis do Oviedo, no segundo escalão espanhol, regressa a Portugal para integrar o plantel de rival dos dragões, isto depois de os leões terem anunciado a saída de nove atletas.
Francisco Amarante: "É um prazer e uma sorte poder representar este Clube"
"É um prazer e uma sorte poder representar este Clube. Sinto-me muito bem. É bom voltar ao meu país, gosto de cá estar e acho que a Liga tem vindo a crescer muito. O Sporting é um dos grandes clubes em Portugal e eu quero estar sempre nos grandes palcos", realçou o base/extremo aos meios de comunicação do emblema leonino.
O internacional português mostrou-se muito entusiasmado por fazer parte da equipa verde e branca: "Motivou-me muito também a questão de ser um projeto em reconstrução, porque sei que vou poder ajudar a equipa e o já conhecer alguns dos colegas também é bom para mim".
Francisco Amarante sobre Luís Magalhães: "Tenho a certeza de que me vai ajudar muito"
Francisco Amarante diz-se motivado por ter o Pavilhão João Rocha como nova casa: "Este é um pavilhão de que gosto muito. É uma casa recente, com muito boas condições e espero ser muito feliz aqui", apontou, antes de falar sobre Luís Magalhães: "É um treinador com muita experiência e dos melhores em Portugal. Tenho a certeza de que me vai ajudar muito".
Aos 25 anos, o atleta admitiu que agora os Sportinguistas podem esperar um jogador com as mesmas qualidades que lhe eram reconhecidas quando jogada no Dragão: "Melhorei bastante a minha agressividade no jogo, a prontidão e a capacidade para estar bem física e mentalmente. Acho que dei um grande passo e isso vai ajudar-me a ser mais produtivo nos jogos", concluiu.
Confira, aqui, um grande momento de Francisco Amarante:
Veja a publicação do Sporting:
Na mensagem publicada, emblema verde e branco endereçou condolências à família e aos amigos, agradecendo anos de dedicação da figura histórica
30 Jul 2026 | 16:22 |
O Sporting manifestou esta quinta-feira o seu pesar pela morte de Mário Albuquerque, antiga figura de referência do basquetebol nacional, que faleceu aos 82 anos. O Clube deixou uma nota de condolências, recordando o contributo do antigo atleta para a história leonina.
Considerado por muitos como um dos melhores basquetebolistas portugueses de sempre, Mário Albuquerque representou os leões durante sete temporadas, depois de ter chegado a Alvalade na época de 1974/75. Ao longo desse período, foi uma das principais figuras da equipa numa das fases mais marcantes da modalidade no Clube.
Ao serviço do Sporting, conquistou dois Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal e dois Campeonatos de Lisboa, desempenhando um papel importante nos sucessos alcançados pelo basquetebol verde e branco durante a segunda metade da década de 1970.
Além da carreira como jogador, acumulou também funções de treinador, assumindo o cargo de treinador-jogador da equipa principal nas temporadas de 1975/76 e 1976/77. O percurso de destaque valeu-lhe ainda a atribuição do Prémio Stromp, distinção que recebeu em 1976.
Na mensagem publicada, o emblema verde e branco endereçou as condolências à família e aos amigos de Mário Albuquerque, agradecendo os anos de dedicação ao Clube e enaltecendo o legado deixado pelo antigo basquetebolista.
Chegada do atleta surge por indicação do treinador do emblema verde e branca, que conhece bem as capacidades do seu ex pupilo
24 Jul 2026 | 13:22 |
É negócio fechado. Javian Davis vai ser reforço para o plantel de basquetebol do Sporting. O poste norte-americano, de 26 anos, chegou a acordo com os leões e vai assinar um vínculo de uma época, dando continuidade à sua experiência em Portugal, depois de passagens por Imortal e Porto.
A contratação surge por indicação de Bernardo Pires, novo treinador dos leões, que conhece bem as capacidades do jogador após ter trabalhado com o mesmo no conjunto algarvio. Apesar da passagem polémica pelo Dragão, onde acabou afastado por motivos disciplinares no final da última época, o Clube de Alvalade acredita que o atleta pode recuperar a melhor versão.
No Imortal, o atleta destacou-se pelas suas exibições e tornou-se uma das referências da equipa, desempenho que convenceu a estrutura leonina a avançar para a sua contratação. O objetivo passa por voltar a contar com um jogador dominante na zona interior.
Em 2025/26, Javian Davis participou em 35 jogos pelo Porto, com uma média de 13,6 pontos por jogo, 0,8 assistências e 5,9 ressaltos. Quanto a saídas do plantel, Miguel Correia vai rumar ao Braga e Stephan Swenson saiu para o Oostende.
Relativamente a entradas no Clube, os leões garantiram mais um reforço recentemente. Trevor Baskin, extremo de 24 anos de idade, vai representar os leões na próxima temporada, naquela que será uma nova etapa da carreira do jogador norte-americano que representa o Nurnberg Falcons.
Mudança para Alvalade surge após uma época em que deixou boas indicações e despertou interesse dos responsáveis verdes e brancos
23 Jul 2026 | 12:48 |
É negócio fechado. O Sporting garantiu mais um reforço para a equipa de basquetebol. Trevor Baskin, extremo de 24 anos de idade, vai representar os leões na próxima temporada, naquela que será uma nova etapa da carreira do jogador norte-americano.
Depois de concluir a sua primeira experiência como profissional, o jogador prepara-se para dar o salto para Portugal. A mudança para Alvalade surge após uma época em que deixou boas indicações e despertou o interesse dos responsáveis verdes e brancos, segundo o 'Basquetebol Notícias'
Na última temporada, o atleta de 2,06m representou os Nurnberg Falcons, formação que compete na segunda divisão da Alemanha. Ao longo da época, revelou consistência dentro do campo e assumiu um papel de destaque na equipa germânica.
Em termos estatísticos, Trevor Baskin terminou a temporada com médias de 12,4 pontos, 6,9 ressaltos e 1,7 assistências por jogo, números que reforçam as expetativas em torno da sua chegada ao Clube de Alvalade para a nova época.
Ainda relativamente a novas aquisições, João Embaló foi apresentado como reforço da equipa leonina, nesta quarta-feira, dia 22 de julho. O poste português, de 24 anos, chega ao Pavilhão João Rocha depois de três temporadas ao serviço da Oliveirense (Saiba mais AQUI).
Confira aqui a despedida do Nurnberg: