![Imprescindível do Sporting tem fibrose e está fora das contas](/storage/media-items/images/2024/11/pote-pedro-goncalves-geovany-quenda-francisco-trincao-sporting-champions-league-manchester-city-liga-dos-campeoes-geny-catamo-ousmane-diomande-morten-hjulmand-zeno-debast_20241106071643.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
É oficial! Abdoulay Diaby está de regresso a Portugal e é reforço do Boavista para o que resta da temporada. Apesar de ainda não ter sido apresentado com a camisola dos axadrezados, o antigo avançado do Sporting já está inscrito na Liga Portugal, podendo ser opção para Lito Vidigal - que substituiu Cristiano Bacci no comando técnico - nos próximos compromissos.
Diaby junta-se assim às novas caras do plantel do emblema do Bessa, que, neste mercado de inverno, apresentou Tomás Vaclík, Layvin Kurzawa, Sidoine Fogning, Osman Kakay, Marco Van Ginkel, Moussa Koné, Vitalii Lystsov, Steven Vitória e Gboly Ariyibi.
Recorde-se que o Boavista estava impedido de inscrever jogadores, tendo vários castigos abertos pela FIFA. No entanto, a direção portuense conseguiu levantar todas as sanções impostas pelo organismo que tutela o futebol Mundial e conseguiu reforçar o plantel com vários atletas livres no mercado.
O extremo maliano chegou ao Sporting proveniente do Club Brugge a troco de 4,5 milhões de euros, tendo saído de Alvalade para o Besiktas, a título de empréstimo. Seguiram-se cedências sucessivas a Getafe e Anderlecht, tendo-se desvinculado do Clube de Alvalade quando assinou pelo Al Jazira.
Ao serviço do Sporting, Abdoulay Diaby - avaliado em 400 mil euros - realizou 47 encontros, onde apontou sete golos e realizou seis assistências. Com a camisola do Clube de Alvalade, o extremo venceu uma Taça da Liga e uma Taça de Portugal, na época de 2018/19, tendo sido a última temporada em que os leões venceram a prova rainha do futebol português.
Futebolista tem estado em grande nível esta temporada, mas técnico acabou por tomar decisão e riscar jogador das contas para os próximos encontros
|
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou através de um comunicado oficial, alterações à convocatória da seleção nacional de sub-19. Filipe Ramos, dispensou João Simões, médio do Sporting, uma vez que o calendário dos verdes e brancos não permite a ausência do 'camisola 52' de Rui Borges.
Os jovens internacionais lusos iniciam um estágio de preparação, na Cidade do Futebol, na próxima segunda-feira, dia 17 de fevereiro, mas, uma vez que o Clube de Alvalade enfrenta o Borussia Dortmund na quarta-feira seguinte, o prodígio da Academia Cristiano Ronaldo não irá juntar-se ao grupo.
Eduardo Felicíssimo e Gabriel Silva também foram dispensados, mas por motivos distintos de João Simões. O médio e o avançado da equipa B do Sporting estão lesionados, tendo sentido desconforto físico no duelo da Youth League, diante do Monaco, o que fez a dupla cair da convocatória.
Os sub-19 de Portugal disputam, no próximo mês de março, a ronda de elite na fase de apuramento para o Campeonato da Europa. Como cabeça de série do grupo 7 do torneio, a armada lusa terá pela frente adversários como Inglaterra, País de Gales e Turquia.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - avaliado em 2,5 milhões de euros - soma 15 jogos pela equipa principal, nos quais disputou 688 minutos, tendo feito um golo, frente ao Nacional, e uma assistência, diante do Bolonha na Liga dos Campeões. O médio fez ainda três encontros nos juniores (sub-19) e nove nos B's.
Tubarões europeus estão muito atentos ao desempenho do atleta dos verdes e brancos, mas SAD é intransigente nas negociações
|
PSG, Barcelona e Manchester City seguem atentos ao desempenho do Sporting esta temporada. Os três colossos do futebol europeu têm Geovany Quenda debaixo de olho e ponderam atacar uma eventual contratação do ala verde e branco. No entanto, já sabem que a tarefa será bastante complicada e não terão vida facilitada.
A informação está a ser avançada pelo AS, com o jornal espanhol a explicar que a SAD do Clube de Alvalade é intransigente no que toca a negociações, recordando a saída de Manuel Ugarte para o PSG, em 2023, com os franceses a terem de desembolsar os 60 milhões de euros da cláusula de rescisão do médio uruguaio.
Com Quenda a situação é semelhante, mas o valor dispara em flecha. Os valores presentes no contrato do jovem 'camisola 57' de Rui Borges remetem todo e qualquer clube interessado no jogador para os 100 milhões de euros. A Direção do Sporting não quer abrir mão de uma das maiores promessas da história recente da Academia Cristiano Ronaldo por valores inferiores.
No entanto, o jornal A Bola refere que, apesar de PSG, Barcelona e Manchester City estarem a sondar Quenda, o futuro do ala está definido. O Manchester United terá reservado o internacional português, apalavrando com os responsáveis leoninos uma transferência para Old Trafford no mercado de verão.
Esta época, a primeira no plantel principal do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 37 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 2.626 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, cinco assistências para os companheiros de equipa e dois golos apontados - na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.
Leões estavam esperançosos com utilização do jogador, mas problemas físicos impedem Rui Borges de lançar o seu pupilo na Alemanha
|
O Sporting não terá Geny Catamo na deslocação à Alemanha, para enfrentar o Borussia Dortmund. Apesar de os leões terem alguma esperança na possível recuperação do internacional moçambicano ainda antes do duelo, Rui Borges confirmou que o 'camisola 21' não estará entre o lote de opções.
"Geny está fora deste jogo e estará fora do jogo da Champions também", explicou o treinador dos leões, em conferência de antevisão à partida com o Arouca, válida para a 22.ª jornada do campeonato. Vale reforçar que o ala canhoto saiu de maca e muito queixoso na receção ao Farense, em encontro da ronda 20 da Liga.
A não utilização de Geny o encontro da primeira mão do playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, aliada velocidade, imprevisibilidade e drible do 'camisola 21', tornavam o jogador uma grande arma secreta para a deslocação ao Signal Iduna Park, mas irá continuar riscado das opções.
Ao longo desta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 33 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo do total de 2.151 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto apontou quatro golos e tendo realizado três assistências, procurando bater os números do ano anterior.
A formação comandada por Rui Borges volta a enfrentar o Dortmund na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro. O encontro que vai decidir qual dos dois emblemas passa à próxima fase da Liga dos Campeões está agendado para ter início às 17h45, no Signal Iduna Partk, e será grande exigência para o plantel leonino.