
Modalidades
Lenda da seleção brasileira incrédulo com decisão no Sporting - Benfica: "Vejam a falta"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
|
Anton Sokolov vai ser reforço do Sinara Yekaterinburg. Desta forma, o antigo pivô da equipa de futsal do Sporting regressa ao campeonato russo, no seu país natal. Depois da derrota no jogo 5 do campeonato, em que os leões deixaram escapar o pentacampeonato, o jogador terminou o seu contrato com o Clube.
Segundo informações avançadas pelo portal Zerozero, o jogador de 26 anos - que também pode atuar como ala - vai rumar à formação que na temporada passada terminou o campeonato da Rússia na sexta posição da tabela. Curiosamente, esta foi a mesma equipa a quem o Sporting tinha contratado o atleta no final da temporada 2021/22.
Foram muitas as notícias que correram em volta do futsalista. Cientes que o seu vínculo com o Clube de Alvalade estava a expirar, surgiram várias formações interessadas em contar com os serviços de Sokolov, entre os quais, o Benfica. Ainda assim, o jogador expressou sempre o seu desejo de regressar à sua antiga equipa.
Desta forma, Nuno Dias e o departamento de futsal leonino perde uma das grandes referências goleadoras. De resto, sobram na frente de ataque nomes como Zicky Té, Rocha, Allan Guilherme - que passou grande parte da temporada a contas com uma lesão - e Andriy Dzyalo.
Anton Sokolov vestiu a Listada verde e branca por três temporadas, entrando pelas portas do Sporting como um dos reforços mais sonantes da modalidade. Entre 2022/23 e 2024/25, o internacional russo apontou 66 golos, números que contribuíram para a conquista de dois Campeonatos Nacionais, duas Taças da Liga, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.
Jogador do emblema verde e branco tinha tudo acertado para rumar à Ásia, mas conflito armado obriga jogador a virar-se para outras latitudes
|
Tal como avançado nos últimos dias, Tiago Macedo não vai jogar pela equipa de futsal do Mes Sungun na próxima temporada, tendo rescindido o seu contrato de empréstimo com o emblema iraniano. Em causa está, de forma natural, o conflito armado que se sente no país. Ainda assim, o ala deverá ser cedido, mas para Espanha.
O Noia é um dos emblemas interessados em garantir os serviços do internacional português. Tiago Macedo está, agora, em solo português, apesar de já saber que não entra nas contas da equipa do Clube de Alvalade, liderada por Nuno Dias, na próxima temporada desportiva.
O jogador é visto como uma das grandes esperanças da modalidade nacional e em quem o emblema verde e branco acredita plenamente. Em Portugal, há também clubes interessados no atleta, pelo que deverão surgir novidades sobre o futuro de Tiago Macedo num futuro próximo.
Em 2024/25, o internacional português de 21 anos esteve cedido pelo Sporting ao Córdoba. Em Espanha, o canhoto disputou um total de 28 partidas, tendo apontado dois golos pelo emblema que terminou o campeonato no 12.º lugar da classificação, com 33 pontos.
O ala estreou-se na equipa principal de futsal do Sporting em 2021/22, quando ainda era peça-chave dos juniores verdes e brancos, tal como na temporada seguinte, em 2022/23. No total, às ordens de Nuno Dias, Macedo contabilizou 38 jogos, cinco golos marcados e três assistências. Pelos leões já venceu três campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga.
Confira os 4 melhores golos de Tiago Macedo pelo Sporting:
Clube de Alvalade assegurou a presença na prova milionária e sorteio pode determinar as suas aspirações na competição do velho continente
|
O Sporting ficou a conhecer os seus potenciais adversários na Liga dos Campeões de futsal. Depois de saírem derrotados na final do Campeonato Nacional, pelo Benfica os leões fazem parte do Grupo 4, onde vão encontrar as equipas do Kairat Almaty, Novo Vrijeme e Prishtina. Esta edição da prova milionária é marcada por uma diferença de formato na competição.
Esta quinta-feira dia 3 de julho, a UEFA realizou o sorteio da fase de grupos daquela que é a melhor competição de clubes. Apesar dos comandados de Nuno Dias não se terem sagrado pentacampeões nacionais, os leões asseguraram a sua a presença através do segundo lugar obtido na última edição da Liga Placard.
O sorteio ditou que o Sporting não vai ter um caminho facilitado. A formação de Alvalade está inserida no Grupo 4 com Novo Vrijeme e Prishtina, mas o destaque vai para os dois embates com a formação do Kairat Almaty, que se poderão provar fulcrais, visto serem duas das equipas com maior peso na história da competição.
É de mencionar que a UEFA apresenta um novo formato nesta edição da Liga dos Campeões de futsal. A realização da ronda preliminar e ronda principal com clubes organizadores dá lugar à realização de jogos no sistema casa e fora, onde se apuram três formações por cada um dos grupos da ronda principal. Já nos grupos da fase preliminar, apenas será qualificada uma formação. Serão disputados oitavos e quartos-de-final, apurando os participantes para a final-four, que determina o vencedor da competição. Esta última fase não sofre alterações.
Vale a pena recordar que, enquanto uma das melhores equipas do futsal europeu, o Sporting tem uma reputação a manter. Os leões já marcaram a sua presença na final na Liga dos Campeões de futsal, tendo inclusivamente se tornado campeões por duas vezes: 2018/19 (frente ao Kairat Almaty) e 2020/21 (frente ao Barcelona).
No seu habitual espaço de opinião, o conhecido adepto do Clube de Alvalade analisou dois casos semelhantes, julgados de forma oposta
|
André Pinotes Batista acusa os adeptos e comentadores associados ao Benfica de “clubite”. No seu espaço de opinião, o deputado do PS pôs em causa a dualidade de critérios no ajuizamento público do lance de Matheus Reis na final da Taça de Portugal, do Sporting, em contraste com o pisão de Andrea Belotti no Mundial de Clubes e as palavras de Raúl Moreira após a conquista encarnada do campeonato de futsal, referindo que a "cobardia é sorrateira".
André Pinotes Batista: "A clubite é um verbo reflexo que se conjuga sempre e apenas com os outros"
“A língua portuguesa é traiçoeira, a clubite é um verbo reflexo que se conjuga sempre e apenas com os outros. Na final da Taça de Portugal, o desequilíbrio de Matheus Reis com um pisão a Belloti fez correr tanta tinta que se temeu o fim da escrita. Perante centenas de milhares de pessoas, exortei Matheus a pedir desculpa e exortei o Sporting a condenar a frase infeliz, mesmo tendo sido proferida por alguém gravado sem consentimento”, revelou no jornal Record, antes de falar da diferença da perceção dos casos dos dois clubes.
“A cobardia é sorrateira, mas a convicção não se encolhe, nem se esconde na algibeira de peito do equipamento do clube do nosso coração. No Mundial de Clubes, quis o destino que Belloti, talvez sem intenção, concedo, pontapeasse uma cabeça e acabasse expulso. Um daqueles lances que, em Português de manhosa moral, só ‘acontecem a quem anda lá dentro’. E é verdade”, acrescentou.
André Pinotes Batista: "É sempre mais difícil fazer o certo quando são os nosso que estão errados"
De seguida, o deputado do Partido Socialista falou acerca das palavras de Raúl Moreira, onde o atleta encarnado foi visto proferir um cântico que vangloriava assassinatos: “Um mês mais tarde, no Pavilhão da Luz, o futsal do Benfica comemorava um título suadíssimo, mas justo. Entre sorrisos, medalhas e cerveja a correr pelos flancos, surge Raúl Moreira cantando, em plenos pulmões, que ‘ou ganha o Benfica ou matamos alguém’”.
Pinotes Batista fala num ensinamento, que pode ser aplicado aos adeptos, comentadores e profissionais associados ao Benfica: “O fascínio pela superioridade moral é antigo e infeliz. Se pisar era grave ontem, 'matar' não pode ser, hoje, força de expressão. Em Português, 'pisar' é transitivo, 'matar' é figurado e a moral, pelos vistos, é opcional. A clubite é o único idioma em que a decência é sempre estrangeira. É sempre mais difícil fazer o certo quando são os nossos que estão errados”.