
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Decisão já foi confirmada. Geovany Quenda e Zeno Debast estão de fora da Supertaça. O jovem jogador português - que tem surpreendido a Europa - e o belga foram alvo de um castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o organismo aplicou uma suspensão de um jogo para ambos os futebolistas. Em causa está um episódio protagonizado por ambos nos festejos do bicampeonato do Clube de Alvalade, após o final da partida contra o Guimarães, em que os leões venceram por 2-0 (Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres).
No relvado do Estádio José de Alvalade, com o encontro a terminar em tom de festa. Geovany Quenda foi fotografado por Zeno Debast com uma t-shirt com a figura de Ricardo Esgaio e uma frase de provocação que proferiu para Nico Otamendi do Benfica. O caso voltou a repetir-se na final da Taça de Portugal, desta vez com o jogador português a ser captado no balneário do Estádio do Jamor.
Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - fez 54 partidas na temporada 2024/25, nas quais foi utilizado ao longo de 3.660 minutos. O desequilibrador canhoto fez seis assistências para os companheiros de equipa e apontou três golos, naquela que foi a época de estreia na equipa principal do Sporting.
Já Zeno Debast também fez a sua primeira temporada no Clube verde e branco. Avaliado em 30 milhões de euros, fez 48 encontros: 32 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.306 minutos que disputou, o internacional belga fez dois golos e quatro assistências.
Clube de Alvalade disputou um particular de pré-época nesta sexta-feira e surgiram várias novidades na formação verde e branca
|
O Sporting jogou o segundo encontro da sua pré-época esta sexta-feira, na Academia Cristiano Ronaldo, com vista na preparação da temporada que se aproxima. Com uma vitória magra de 1-0 frente ao Torreense, o que surpreendeu foi o onze inicial escolhido por Rui Borges, que continua a apostar num novo plano tático em comparação com o da época passada.
O treinador leonino continuou a testar, portanto, a sua formação de eleição, o 4x2x3x1, que contrasta o 3x4x3 utilizado na conquista do bicampeonato. Do novo esquema tático de Rui Borges destaca-se também a troca de posição de Pedro Gonçalves, que atuou a número 10 ao invés da sua habitual posição, que passa pelo lado esquerdo do ataque.
O onze inicial escalado foi, segundo avançado pelo jornal A Bola, o seguinte: Francisco Silva; Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Jeremiah St. Juste e Maxi Araújo; Morten Hjulmand e João Simões; Geny Catamo, Pedro Gonçalves e Biel; Lucas Anjos.
Destaca-se, além da nova função de Pedro Gonçalves, a titularidade de João Simões no meio-campo, após a sua ausência de cinco meses provocada por uma fratura do quinto metatarso do pé direito. O guarda-redes escolhido para preencher a baliza dos leões também surpreendeu, com o jovem Francisco Silva a assumir a titularidade. Já o ataque, desprovido de Viktor Gyokeres e Conrad Harder, contou com Lucas Anjos.
Este foi o primeiro de dois jogos realizados na Academia de Alcochete nesta sexta-feira, com o segundo a ser disputado frente ao Nacional. O Sporting vai deslocar-se, no próximo sábado, ao Algarve para o seu habitual estágio de pré-época e irá realizar jogos particulares frente ao Portimonense e ao Celtic, no dia 16, e ao Farense e o Sunderland, no dia 21.
Antigo futebolista que forçou a sua saída do Clube de Alvalade e está prestes a estrear-se no mundo dos desportos de combate
|
Marcos Rojo vai fazer a sua estreia no mundo do boxe. O antigo jogador do Sporting - que já foi perfilado pelo nosso Jornal - fará parte de um torneio de pugilismo amador que contará com a participação de figuras públicas da Argentina, como cantores, atores, artistas, youtubers influencers.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o defesa-central argentino, que teve passagem pelos quadros do Clube de Alvalade, fará parte deste evento de desporto de combate, numa altura em que o jogador de 35 anos poderá estar perto de dar a sua carreira como terminada.
Marcos Rojo termina o seu contrato com o Boca Juniors, mas não deverá fazer parte das contas do técnico do clube de Buenos Aires, Miguel Ángel Russo. Durante uma sessão de trabalhos no Mundial de Clubes, as duas partes travaram uma discussão e o treinador considera o ex-Sporting como uma carta fora do seu baralho.
Quem já confirmou a presença do antigo internacional argentino foi Momo Benvides, streamer e organizador do evento. Segundo o próprio, o torneio estará marcado para o dia 13 de dezembro e que já tem todos os detalhes tratados: “Já organizei o combate e não vai ser fácil”.
Vale a pena recordar a passagem de Marcos Rojo no Sporting. O defesa entrou pelas porta do Estádio de Alvalade em 2012, proveniente do Spartak Moscovo. O jogador argentino foi contratado pela direção de Godinho Lopes, e realizou duas temporadas onde conseguiu apontar sete golos, em 62 jogos, sem vencer qualquer título.
Em causa está o terreno de jogo, que pode não estar nas condições exigidas pela Liga Portugal e partida pode mudar de local
|
O Estádio Municipal de Rio Maior foi interditado pela Liga Portugal. Esta decisão pode afetar a primeira jornada do Sporting, que terá de enfrentar o Casa Pia na sua casa emprestada, marcada para o segundo fim-de-semana de agosto. Vale a pena recordar que o Clube de Alvalade recentemente contratou Edgar Sequeira aos gansos.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, a realização do primeiro encontro da turma liderada por Rui Borges está em causa por culpa do estado do relvado. O tapete verde não está à altura das exigências da Liga Portugal de Futebol Profissional e o passo a tomr deverá ser a utilização de outro estádio.
Por substituição ao Municipal de Rio Maior, a direção do Casa Pia indicou o Estádio Dr. Magalhães Pessoa, anfiteatro construído em Leiria para a realização do Campeonato da Europa de 2004. Caso isto aconteça, os gansos estarão obrigados a realizar os jogos com os denominados três grandes serão obrigatoriamente no mesmo local.
Vale a pena recordar que esta será a quarta época consecutiva do emblema dos arredores de Lisboa a realizar os seus jogos caseiros em terreno emprestado. Em 2022/23, temporada de regresso à divisão cimeira do futebol nacional, os seus jogos na condição foram realizados no Estádio do Jamor. Já nas últimas três as partidas foram efetuadas no Municipal de Rio Maior.
A primeira jornada do Sporting é marcada por um encontro frente ao Casa Pia, em território forasteiro para os leões. Os comandados de Rui Borges procuram iniciar o Campeonato Nacional da melhor forma, com o intuito de conquistar o tricampeonato, que foge ao Museu de Alvalade desde 1954.