Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

Oficial! Frederico Varandas abre nova modalidade no Sporting

Emblema verde e branco inaugura nova secção; Coordenador esteve presente no primeiro dia e mostrou-se entusiasmados com iniciativa

Frederico Varandas inaugura nova secção; Coordenador esteve presente no primeiro dia e mostrou-se entusiasmados com iniciativa do Sporting
Frederico Varandas inaugura nova secção; Coordenador esteve presente no primeiro dia e mostrou-se entusiasmados com iniciativa do Sporting

21 Mar 2025 | 20:43 |

Icon Comentário0

É oficial. O basquetebol de 3x3, ou o basquetebol jogado na rua (Streetbasket) já se pode praticar no Sporting, emblema liderado por Frederico Varandas - que 'assumiu' recentemente um negócio ruinoso -. A nova modalidade consiste num jogo praticado no exterior e que complementa a ‘oferta’ do tradicional basquetebol de Pavilhão com o basquetebol jogado na rua é praticado com equipas de três elementos, com os jogos a terminarem quando uma das equipas atingir os 21 pontos, ou num tempo máximo de dez minutos.


Emília Ferreira, jogadora da equipa de basquetebol do Sporting, e João Pedro Vieira, coordenador do basquetebol de formação do Sporting e treinador da equipa feminina de basquetebol do Clube, estiveram presente no primeiro dia da nova secção e mostraram-se entusiasmados com a iniciativa.


  • "Sinto-me orgulhosa de jogar neste Clube"


“Acho esta ideia e este projeto incríveis, porque dar visibilidade a esta vertente da modalidade é bastante positivo. Ajuda a que outros atletas, fora do 5x5, também consigam participar, jogar e, acima de tudo, aproveitar a experiência. Sinto-me orgulhosa de jogar neste Clube e sabendo que vai iniciar o projeto de 3x3, é incrível”, referiu Emília Ferreira.

A jogadora deixou um conselho referente ao torneio que vai ser jogado na Cidade Sporting, em Abril: “Venham e desfrutem. Se realmente gostam de basquetebol, vão amar jogar três para três. Não há cenário melhor do que este para aproveitarem esta experiência e este torneio para se divertirem”.


  • "O nosso projeto de desenvolvimento da modalidade dentro do Clube passa também por levarmos a modalidade e outras áreas que não só o tradicional 5x5 indoor"

Já João Pedro Vieira também falou aos meios do Clube de Alvalade sobre a nova iniciativa do emblema Leonino. “O nosso projeto de desenvolvimento da modalidade dentro do Clube passa também por levarmos a modalidade e outras áreas que não só o tradicional 5x5 indoor, Já temos as nossas academias, que são grupos de aprendizagem do basquetebol que não têm competição e criámos esta oportunidade da modalidade de 3x3 no Sporting", completou.

Veja a publicação do Sporting:



Modalidades

Sporting apanha susto dos grandes, mas vence e pressiona Benfica

Equipa do Clube de Alvalade não disputou das melhores partidas, mas corrigiu erros e acabou conseguir um triunfo importante na sua caminhada

Equipa de basquetebol do Sporting venceu o CA Queluz, este sábado, igualando o Benfica no campeonato (menos um jogo)
Equipa de basquetebol do Sporting venceu o CA Queluz, este sábado, igualando o Benfica no campeonato (menos um jogo)

18 Abr 2026 | 16:50 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting venceu o CA Queluz por 83-69, este sábado, dia 18 de abril, em jogo da 21.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões deram uma resposta assertiva, depois de triunfo frente à mesma formação na primeira volta.


No primeiro período, o emblema leonino mostrou-se com algumas dificuldades e, após os primeiros dez minutos, perdia por 13-12. No segundo parcial, a formação verde e branca não apresentou tremendas melhoras, mas, ao intervalo, registava-se no placard a igualdade (31-31). 


No terceiro parcial, o Sporting voltou a não conseguir colocar-se na frete e entrou nos últimos minutos em desvantagem, ainda que apenas por um ponto (58-57). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu tomar as rédeas do encontro e acabou por garantir a vitória ().


A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Brandon Johns Jr. O norte-americano somou 18 pontos, oito ressaltos e uma assistência. Já Maleeck Harden-Hayes contabilizou 17 pontos, sete ressaltos e uma assistência, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar.

Com esta vitória - a 31.ª em 42 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 38 pontos, os mesmos que o Benfica (menos um jogo). No sábado, dia 25 de abril, os leões disputam a 22.ª jornada da Liga Betclic e vão defrontar o Imortal, às 15h00, em Albufeira.


Equipa aquecia para o encontro:


Modalidades

Sporting e Barcelona encontram-se na Champions e vai jogar-se final antecipada

Leões e catalães irão defrontar-se, dia 7 de maio, num jogo que promete ser eletrizante e uma autêntica final de competição antecipada

"Leões" irão defrontar a equipa da Catalunha no próximo dia 7 de maio, no Pavilhão Mário Mexia, em Coimbra
"Leões" irão defrontar a equipa da Catalunha no próximo dia 7 de maio, no Pavilhão Mário Mexia, em Coimbra

17 Abr 2026 | 17:57 |

Icon Comentário0

O jogo entre Sporting e Barcelona, não fossem duas das melhores equipas do mundo, vai aquecer os quartos de final da final-eight da Liga dos Campeões. Concluída a fase de grupos, esta quinta-feira, as posições ocupadas por cada equipa no seu respetivo grupo, valeram o cruzamento de ambas nesta fase da competição. 


Na 10.ª e última jornada do Grupo B, apuraram-se os quatro primeiros, onde apenas os italianos do Bassano (6.ºs) estavam eliminados, já tendo perdido (4-2) esta quinta-feira em casa com o líder invicto Benfica (1.º) -, o Barcelos, campeão em título, alcançou o triunfo (6-5) precioso na receção ao Sporting e apurou-se em 2.º lugar, deixando a possibilidade de ainda ser eliminado, enquanto os leões caíram para 3.ºs.


No Grupo A nada se alterou na última jornada, uma vez que o líder Porto concluiu a série com uma vitória (5-3) na receção aos espanhóis do Igualada (5.ºs), o Barcelona (2.º) recebeu e venceu (4-2) os espanhóis do Reus (4.ºs) e os italianos do Trissino (3.ºs) bateram (6-1) o Saint Omer (6.ºs), em França.


Assim, vindos do Grupo A, Benfica, Barcelos, Sporting e Liceo seguem para os quartos de final e, vindos do Grupo B, Porto, Barcelona, Trissino e Reus também seguem o mesmo caminho.

Os leões, terceiros classificados do Grupo B, jogam com os catalães, os segundos do Grupo A, num duelo que promete ser eletrizante, no dia 7 de maio, no Pavilhão Mário Mexia, em Coimbra. É a repetição antecipada da final do Mundial de Clubes de 2025, que os leões venceram (3-2, após prolongamento), em San Juan, Argentina, tornando-se, assim, Campeões do Mundo de Clubes. 



Modalidades

Sporting perde na Liga dos Campeões e vai jogar com o Barcelona nos quartos de final

Atacante que está na mira do emblema verde e branco fez o golo da vitória para a equipa adversária e impediu leões de segurar segundo lugar do grupo

Sporting perdeu frente ao Barcelos (6-5), em jogo a contar para a 10.ª jornada da Liga dos Campeões, e vai defrontar o Barcelona na próxima fase
Sporting perdeu frente ao Barcelos (6-5), em jogo a contar para a 10.ª jornada da Liga dos Campeões, e vai defrontar o Barcelona na próxima fase

16 Abr 2026 | 21:37 |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Sporting perdeu frente ao Barcelos (6-5), esta quinta-feira, dia 16 de abril, em jogo a contar para a 10.ª jornada da Liga dos Campeões. Os leões já tinham garantida a passagem à próxima fase e vão enfrentar o Barcelona nos quartos de final.


A jogar no Pavilhão Municipal de Barcelos, o Clube de Alvalade entrou melhor na partida e marcou dois golos por Danilo Rampulla (3') e Facundo Navarro (5'). No entanto, a equipa da casa conseguiu chegar ao empate por Miguel Rocha (15') e Kyllian Gil (17'). Diogo Barata (18') fez o 3-2 ainda antes do intervalo.


Na etapa complementar, os minhotos chegaram ao 3-3 por Franco Ferruccio (27'). Facundo Navarro (28') bisou, mas os a turma de Rui Neto chegou colocou-se na frente do placard com golos de Franco Ferruccio (29') e Ivan Morales (33'). Danilo Rampulla (35') ainda empatou a cinco golos, mas Kyllian Gil, que está na mira do Sporting, fez o 6-5 final aos 35 minutos. 


Com esta derrota - a nona em 46 jogos na presente temporada - os comandados de Edu Bosch terminam em terceiro lugar com 14 pontos. O Benfica ficou primeiro com 28, seguido do Barcelos (14). Liceo ficou no quarto lugar (14). Já a Oliveirense (11) e o Hockey Bassano (três) são eliminados.

O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 20 de abril, frente à Benfica. O encontro diante da turma liderada por Edu Castro, a contar para a 24 jornada da Liga, jogar-se-á às 20h00, no Pavilhão João Rocha.


Confira um dos golos sofridos pelo Sporting:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting prepara jogada de mestre para segurar duas das maiores estrelas do plantel
Modalidades

Sporting prepara jogada de mestre para segurar duas das maiores estrelas do plantel

15 Abr 2026 | 15:48

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino confirmado! Alvo do Sporting foge aos leões e está fechado no Barcelona
Modalidades

Exclusivo Leonino confirmado! Alvo do Sporting foge aos leões e está fechado no Barcelona

15 Abr 2026 | 12:38

Icon Comentário0
PSP classifica jogo entre Sporting e atual detentor da Champions como "Risco Elevado"
Modalidades

PSP classifica jogo entre Sporting e atual detentor da Champions como "Risco Elevado"

15 Abr 2026 | 10:29

Icon Comentário0