Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

OLHA-ME ESTES! DEPOIS DE FALHAR O PRIMEIRO ALVO, EMBLEMA DA PREMIER LEAGUE QUER LEVAR RÚBEN AMORIM DO SPORTING

Continuidade do técnico nos leões ainda não é certa

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

31 Mai 2023 | 09:03 | Por Redação

Icon Comentário0

O Tottenham continua muito atento a Rúben Amorim. De acordo com o ‘Daily Mail’, o emblema londrino levou uma nega de Arne Slot, técnico do Feyenoord, e vira-se agora novamente para o treinador do Sporting.


Luis Enrique (antigo selecionador espanhol e do Barcelona), Ange Postecoglou (técnico campeão pelo Celtic) são outros dos nomes em cima da mesa para orientar o Tottenham na próxima temporada, de acordo com o jornal britânico.


Tal como o Leonino tem vindo a avançar em exclusivo, a continuidade de Rúben Amorim no Sporting ainda não é certa. O líder dos leões conta com muitos interessados por toda a Europa e, se a proposta certa aparecer, pode mesmo abandonar a turma de Alvalade.


Ao serviço do Sporting, desde março de 2020, Rúben Amorim conta com 159 jogos, tendo vencido 108, empatado 25 e perdido 26. No comando técnico dos leões, o português venceu um Campeonato Nacional (2020/21), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22).

Leia a seguir Diogo Luís questiona decisões tomadas pelo Sporting: "Ter Trincão não é igual a ter Zalazar"

Futebol

Diogo Luís questiona decisões tomadas pelo Sporting: "Ter Trincão não é igual a ter Zalazar"

Comentador coloca ainda em causa a coerência da administração leonina perante os rumores sobre uma possível saída de Rui Borges

Diogo Luís coloca em causa a coerência da administração do Sporting perante os rumores sobre uma possível saída de Rui Borges
Diogo Luís coloca em causa a coerência da administração do Sporting perante os rumores sobre uma possível saída de Rui Borges

01 Nov 2026 | 12:42 | Por Redação

Icon Comentário0

Diogo Luís coloca em causa a coerência da administração do Sporting perante os rumores sobre uma possível saída de Rui Borges. O comentador recorda a renovação de contrato do treinador, anunciada em maio, e questiona a mudança de posição dos responsáveis leoninos poucos meses depois.


"Em maio deste ano, o Sporting prolongou o vínculo com o seu treinador e Frederico Varandas deixou uma mensagem clara: “Nós não tomamos decisões por marés. Não navegamos à vista ou ao sabor do que estão a dizer ou vão achar. Navegamos com base em convicções e a acreditar em processos de trabalho.” Perante as dúvidas atuais sobre a continuidade de Rui Borges, importa perceber o que mudou", escreveu no jornal 'A Bola'.


Na avaliação do percurso de Rui Borges, Diogo Luís lembra que o técnico chegou a Alvalade num período difícil, conseguiu unir a equipa e conquistou a dobradinha. Na temporada seguinte, a primeira iniciada desde o princípio no Sporting, mudou o sistema tático e apresentou um futebol dominador, embora tenha sentido dificuldades na gestão física dos jogadores nas fases decisivas.


A análise passa depois pelas alterações profundas no plantel: "As saídas de Hjulmand, Diomande e Trincão, juntamente com a de Morita, provocaram uma transformação significativa, com os riscos inerentes à perda de jogadores desta dimensão", considera Diogo Luís. O antigo futebolista entende, porém, que as partidas de Pedro Gonçalves e Daniel Bragança levantaram outras questões: na sua perspetiva, os dois jogadores saíram sem uma compensação desportiva à altura da sua importância e nunca foram devidamente esclarecidos os motivos dessas decisões.

D. Luís: "Onde ficam as convicções e os processos de trabalho que sustentaram a renovação de Rui Borges?"


Diogo Luís considera que a administração acreditava ter criado as condições necessárias para Rui Borges trabalhar com um meio-campo renovado e preparar a equipa desde o início da pré-época: "Onde ficam as convicções e os processos de trabalho que sustentaram a renovação de Rui Borges? Está a administração a colocar em causa as competências do treinador apenas cinco meses depois de renovar o contrato? Esperava a administração que o treinador continuasse a jogar da mesma forma que na época passada, apesar de ter jogadores completamente diferentes? É que ter Trincão não é igual a ter Zalazar…", escreveu Diogo Luís.

Leia a seguir Árbitro do Shakhtar Donetsk - Sporting deu pesadelos a Rui Borges na época passada

Futebol

Árbitro do Shakhtar Donetsk - Sporting deu pesadelos a Rui Borges na época passada

Juiz de 42 anos foi escolhido pela UEFA para dirigir encontro da Liga dos Campeões, agendado para terça-feira, às 17h45, em Stamford Bridge

Ivan Kruzliak foi escolhido pela UEFA para dirigir o encontro entre Shakhtar Donetsk e leões, de Rui Borges; Fotografia de Sporting
Ivan Kruzliak foi escolhido pela UEFA para dirigir o encontro entre Shakhtar Donetsk e leões, de Rui Borges; Fotografia de Sporting

01 Nov 2026 | 11:36 | Por Redação

Icon Comentário0

Ivan Kruzliak foi escolhido pela UEFA para dirigir o encontro entre Shakhtar Donetsk e Sporting, agendado para terça-feira, às 17h45, em Stamford Bridge, Londres. O árbitro eslovaco volta, assim, a cruzar-se com os leões numa partida da Liga dos Campeões, depois de ter estado presente no desaire (3-0) diante do Bodo/Glimt na época passada.


O juiz, de 42 anos, terá a companhia dos compatriotas Branislav Hancko e Jan Pozor como assistentes. Peter Kralovic será o quarto árbitro, enquanto a equipa de videoarbitragem contará com o italiano Marco Di Bello, auxiliado por Daniele Chiffi na função de AVAR.


Este será o quinto encontro do Clube de Alvalade dirigido por Kruzliak. O último aconteceu na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões de 2025/26, quando os verdes e brancos visitaram a Noruega e foram derrotados pela formação de Kjetil Knutsen.


O histórico do árbitro eslovaco com os leões inclui ainda uma vitória, um empate e duas derrotas. O único triunfo aconteceu no play-off da Liga Europa de 2022/23, frente ao Midtjylland, na Dinamarca, numa partida que terminou com um expressivo 4-0 favorável à equipa então orientada por Rúben Amorim.

Neste momento, o Sporting ocupa o 12.º lugar, com seis pontos, enquanto o Shakhtar Donetsk está na 17.ª posição, com quatro. As duas equipas seguem em zona de acesso ao play-off, mas os leões partem com vantagem pontual para este duelo.


Leia a seguir Thiago Motta entra na equação após interesse do Sporting em Paulo Fonseca

Futebol

Thiago Motta entra na equação após interesse do Sporting em Paulo Fonseca

Técnico português, que orienta atualmente o emblema francês, estará recetivo à possibilidade de assumir comando dos leões

Interesse do Sporting em Paulo Fonseca poderá ter consequências também no futuro do Lyon; Thiago Motta apontado aos franceses
Interesse do Sporting em Paulo Fonseca poderá ter consequências também no futuro do Lyon; Thiago Motta apontado aos franceses

01 Nov 2026 | 10:31 | Por Redação

Icon Comentário0

O interesse do Sporting em Paulo Fonseca poderá ter consequências também no futuro do Lyon. Com o treinador português associado a uma possível mudança para Alvalade, Thiago Motta é um dos nomes em cima da mesa para ocupar o lugar que poderá ficar vago no clube gaulês.


Segundo Hugo Guillemet, jornalista do L’Équipe, as conversações entre o Sporting, Paulo Fonseca e o Lyon estão numa fase avançada. O técnico português, que orienta atualmente o emblema francês, estará recetivo à possibilidade de assumir o comando dos leões.


A eventual saída de Fonseca já estará a levar o Lyon a preparar alternativas. Nesse cenário, Thiago Motta surge como um dos candidatos a assumir a equipa técnica, com o círculo próximo do treinador italo-brasileiro a ter já realizado contactos exploratórios junto do clube francês.


A ligação entre os dois assuntos é, para já, a possível transferência de Paulo Fonseca para Alvalade. Caso o negócio avance, o Lyon poderá avançar para a contratação de Thiago Motta, que aparece assim como uma das opções para suceder ao português.

Antes de avançar para qualquer contratação, a SAD leonina terá também de resolver a situação de Rui Borges, cujo vínculo termina apenas em 2028, depois da renovação assinada em maio. O treinador não vai abdicar dos direitos previstos no contrato.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting, Benfica ou Porto? Revelado clube do coração de Paulo Fonseca
Futebol

Sporting, Benfica ou Porto? Revelado clube do coração de Paulo Fonseca

01 Nov 2026 | 09:44

Icon Comentário0
Sporting já contactou Paulo Fonseca, mas há um problema que pode estragar tudo
Futebol

Sporting já contactou Paulo Fonseca, mas há um problema que pode estragar tudo

01 Nov 2026 | 09:32

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - A. Moreira brilha e entra no radar do Sporting para 2027/28
Futebol

Exclusivo Leonino - A. Moreira brilha e entra no radar do Sporting para 2027/28

31 Out 2026 | 15:18

Icon Comentário0