
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Set 2025 | 19:54 |
Frederico Varandas é, para Diogo Luís, o principal culpado pelo facto de o Sporting ter falhado algumas contratações nesta janela de transferências. O comentador enumera os casos de Alberto Costa e de Jota Silva como exemplos de jogadores que deveriam ter sido apresentados em Alvalade.
Diogo Luís: "Para a posição de lateral direito, Rui Borges pretendia Alberto Costa. A estrutura do Sporting privilegiou Vagiannidis"
“Parece-me que o Sporting percebeu bem as lacunas que existiam. O reforço deveria passar por um lateral esquerdo, um lateral direito, um médio, um extremo e dois avançados, que compensassem a saída de Gyokeres e a incapacidade de Harder se impor. O problema foi quando se começaram a identificar os alvos para cada uma destas posições. Hoje todos percebemos que a administração tinha uns alvos e o treinador tinha outros”, afirmou ao jornal A Bola.
De seguida, Diogo Luís avançou caso a caso, começando por Alberto Costa: “Para a posição de lateral direito, Rui Borges pretendia Alberto Costa. A estrutura do Sporting privilegiou Vagiannidis. Alberto Costa tem 21 anos, conhece a realidade portuguesa e já tinha trabalhado com Rui Borges. O investimento para o contratar era €15 M. Vagiannidis tem 23 anos e não conhece a realidade portuguesa”.
Diogo Luís: "Mangas? Um pedido expresso do treinador que a administração só aceitou porque o investimento foi muito reduzido"
O segundo exemplo deste desacordo entre direção do Sporting e Rui Borges foi Jota Silva: “Mais um jogador pedido pelo treinador que colidiu com as pretensões da administração verde e branca. Isto é bem visível pela postura da direção do Sporting em dois casos distintos: O Sporting tentou contratar Kevin, por quem ofereceu €37 M nos últimos dias de mercado, mas não fez um pequeno esforço para contratar Jota Silva…”.
Em jeito de conclusão, Diogo Luís falou do único pedido acedido por Frederico Varandas, que foi Ricardo Mangas, que deve fazer a sua estreia na Liga dos Campeões frente ao Kairat: “Um pedido expresso do treinador que a administração só aceitou porque o investimento foi muito reduzido. A realidade é que a performance do jogador está, mais uma vez, a dar razão ao treinador”.
'Mambas' venceram, este domingo, dia 8 de setembro, o Botswana, por 2-0, no Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo, em duelo de qualificação para o Mundial
08 Set 2025 | 19:22 |
A seleção de Moçambique venceu, este domingo, dia 8 de setembro, o Botswana, por 2-0. Geny Catamo voltou a ser opção inicial nas escolhas de Chiquinho Conde, apesar de ter sido substituído aos 69 minutos. Ainda assim, o jogador do Sporting somou o sétimo encontro esta época entre seleções e Clube de Alvalade, mas ainda sem qualquer participação em golos.
Este foi um jogo que marcou o regresso da seleção ao Estádio Nacional do Zimpeto, na capital Maputo, depois da CAF ter autorizado os eventos desportivos de dia com um limite de 15 mil espetadores. Após a derrota na última partida, Moçambique volta às vitórias.
Os "mambas" entraram fortes e inauguraram o marcador logo aos seis minutos. Na segunda parte, foi a vez de Faizal Bengal, aos 71m, confirmar a vitória. Com este resultado, Moçambique sobe ao segundo lugar do Grupo G, com 15 pontos, atrás da Argélia, com 18 (menos um jogo).
Apesar do início de época menos exuberante, o Sporting quer avançar para uma revisão salarial com o jogador, que vai ver o salário do extremo direito verde e branco aumentar consideravelmente, depois de o mesmo depois de ficado em Alvalade após o fecho do mercado de transferências.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma já cinco partidas, sempre na condição de titular. Nos 341 minutos que esteve dentro de campo, o canhoto ainda não conseguiu apontar qualquer golo ou assistência.
Novo 'camisola 14' dos leões foi titular nos dois encontros da pausa para compromissos internacionais, antes de regressar a Alvalade
08 Set 2025 | 18:02 |
Não são só as exibições de Giorgi Kochorashvili que têm merecido elogios. Ainda antes da partida entre a Geórgia e a Bulgária começar, o médio centro, reforço do Sporting para esta temporada, foi protagonista de um bonito gesto que já está a correr pelo mundo.
Durante a cerimónia dos hinos nacionais dos dois países, o novo ‘camisola 14’ do Clube de Alvalade e os seus companheiros de seleção protegeram as mascotes da forte chuva que caía no interior do estádio. Os jogadores tentaram tapar a cabeça dos jovens com as suas mãos ou até mesmo com o tronco.
Além de protegerem as crianças da forte precipitação que se fazia sentir no terreno do jogo, Giorgi Kochorashvili e os seus companheiros de seleção da Geórgia pediram aos responsáveis para que as mascotes do encontro recolhessem o mais cedo possível para uma zona abrigada, numa atitude que mereceu elogios de adeptos de parte a parte.
Depois de 167 minutos acumulados frente à Turquia e Bulgária, o médio centro terminou a sua participação nos compromissos internacionais, mas ainda antes de regressar ao Sporting, analisou o próximo jogo de qualificação para o Mundial, que será frente à Espanha: “Agora, vamos regressar aos nossos clubes. É importante jogar bem no clube e depois voltar à concentração da seleção numa boa forma para o jogo contra a Espanha”.
Kochorashvili, médio georgiano de 26 anos, vai, agora, regressar a Portugal, para retomar os trabalhos no Sporting. Tendo em conta as dificuldades físicas que Morita tem sentido, o ex Levante tem tudo para manter a titularidade na equipa de Rui Borges no próximo desafio: deslocação ao Famalicão, no próximo sábado, dia 13 de setembro, pelas 20h30.
Confira o momento de Giorgi Kochorashvili:
'Diabos Vermelhos' atropelaram, este domingo, dia 7 de setembro, o Cazaquistão, por 6-0, na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026
08 Set 2025 | 17:58 |
A Bélgica atropelou este domingo, dia 7 de setembro, o Cazaquistão, por 6-0, na qualificação para o Mundial 2026. Zeno Debast, defesa do Sporting, foi titular e jogou os 90 minutos. Depois do triunfo, o central de 21 anos confessou que o trabalho realizado nos clubes, nomeadamente em Alvalade, acaba por ser benéfico para a seleção.
Zeno Debast: "Os jogadores estão a receber reconhecimento, não só aqui, como também ao nível dos respetivos clubes"
"Nos últimos meses há algo muito mais positivo. Temos de continuar neste caminho. Continuar a evoluir é bom para toda a equipa. Temos uma equipa muito talentosa. Os jogadores estão a receber reconhecimento, não só aqui, como também ao nível dos respetivos clubes. E isso acaba por ser importante para a Seleção", referiu à imprensa belga.
Os golos da partida foram apontados por Kevin De Bruyne (42' e 84'), Jérémy Doku (44' e 60'), Nicolas Raskin (51') e Thomas Meunier (87'). O Cazaquistão pouco fez durante a partida e soma a quarta derrota em cinco jogos. A Bélgica, que jogou apenas quatro, está em segundo lugar do grupo, com 11 pontos.
As exibições de Zeno Debast não têm passado despercebidas. O Manchester United, de Ruben Amorim, pode avançar pelo atleta no próximo mercado de transferências, em janeiro de 2026. O treinador português procura resolver alguns problemas em Old Trafford e vira-se para alguns jogadores que conhece muito bem.
Neste início de temporada, Zeno Debast - avaliado em 30 milhões de euros - soma já cinco partidas oficiais com a camisola do Sporting. O ‘camisola 6’ dos leões regista, até ao momento, 324 minutos de jogo, mas ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.