Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Pablo M Fuentenebro, jornalista espanhol, está rendido a Viktor Gyokeres. O ponta de lança sueco de 26 anos continua em grande forma ao serviço do Sporting e está em destaque no diário desportivo ‘AS’, que deixa rasgados elogios ao atacante do Clube de Alvalade.
"Viktor Gyokeres continua em modo demolidor. O avançado sueco tornou-se no herdeiro de Zlatan Ibrahimovic no capítulo dos golos. Se a última época assinalou a explosão total do poderoso atacante escandinavo, com 43 golos em 50 jogos com a camisola dos lisboetas, na presente temporada Gyokeres continua pelo mesmo caminho: oito golos em seis jogos, incluindo a Supertaça de Portugal, na qual não marcou mas distribuiu duas assistências", pode ler-se.
"Repetiu agora na Liga das Nações perante o Azerbaijão. Brutal. Sporting de novo em modo ‘on fire’ e com Gyokeres embalado. Está seguro em Alvalade pela cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, para alegria do seu treinador, Amorim, e para gáudio da ‘afición’ portuguesa".
"Só Haaland conseguiu fazer sombra ao instinto predador de Gyökeres. O ‘cyborg’ do Manchester City também leva sete golos neste início de época em Inglaterra. Números que colocam os dois avançados a um nível estratosférico e acima dos restantes finalizadores. Enquanto Gyokeres anotou 55 golos em 50 jogos pelo Sporting…. Haaland leva 97 golos em 102 jogos com o City. Dois matadores", acrescenta o ‘As’.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em cinco encontros (480 minutos), apontou sete golos e fez três assistências. Ao todo, nos sete encontros que disputou, o sueco leva 10 golos e cinco assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028.
Continuidade do técnico nos verdes e brancos continua a dar que falar, isto apesar do triunfo caseiro diante do Boavista, por 3-2, com bis de Francisco Trincão
|
0A equipa comandado por João Pereira - que tem sido alvo de muitas críticas - voltou a sentir o sabor da vitória, no passado sábado, 14 de dezembro, depois de quatro derrotas consecutivas. Na receção do Sporting ao Boavista, no Estádio José Alvalade, os verdes e brancos triunfaram por 3-2, num jogo relativo à Liga Portugal Betclic, e, ao que tudo indica, o ambiente no plantel melhorou a olhos vistos, tal como o apoio dos jogadores ao técnico.
Segundo o jornal 'A Bola', embora a permanência de João Pereira como treinador da equipa A do Sporting esteja a ser questionada por muitos associados do Clube, o técnico conta com o total apoio dos seus jogadores relativamente à decisão da Direção, liderada por Frederico Varandas, em manter o treinador após uma série de resultados aquém das expectativas.
Desde que o antigo jogador dos leões assumiu o comando técnico do Sporting, o Clube de Alvalade disputou seis encontros oficiais, somando duas vitórias (frente ao Amarante, para a Taça de Portugal, e ao Boavista, relativo à Liga Portugal Betclic) e quatro derrotas (diante do Arsenal, Santa Clara, Moreirense e Club Brugge).
Conforme revelado por uma fonte próxima do plantel ao mesmo jornal, a quebra de rendimento dos leões deve-se a uma "crise de ansiedade ligada a essa ambição de querer provar, no imediato, de que a equipa conseguiria ultrapassar a saída de Amorim com sucesso". Uma ambição que acabou por ruir nas últimas jornadas, até ao encontro com os axadrezados.
Apesar da vitória na 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic, foram poucos os que ficaram verdadeiramente convencidos com a exibição, tendo em conta o atual cenário de crise que envolve o Sporting. O embate dos oitavos de final da Taça de Portugal, frente ao Santa Clara, surge, portanto, como a derradeira prova de fogo, decisiva para o futuro do treinador com o leão ao peito.
Leões recebem açorianos na próxima quarta-feira, às 20h45, no Estádio José Alvalade, e técnico acredita nas qualidades dos pupilos de Alcochete
|
0O Sporting recebe o Santa Clara na próxima quarta-feira, 18 de dezembro, às 20h45, no Estádio José Alvalade. Com várias baixas por lesão, João Pereira vai ser obrigado a recorrer à prata da casa. Nesse sentido, João Simões - que tem ouvido vários elogios - deve voltar a ser titular, tal como Geovany Quenda, ambos com 17 anos.
Atualmente, o plantel leonino conta com a ausência de Pedro Gonçalves, Hidemasa Morita e Daniel Bragança, isto para lá de Nuno Santos. Assim sendo, o técnico verde e branco 'apostará tudo' na dupla que subiu à equipa principal esta temporada. Importa relembrar que, ainda na altura de Ruben Amorim, a geração de 2007 já era uma grande aposta nos onze iniciais.
Para recuar a um tempo em que os verdes e brancos tiveram presentes em campo jovens de 17 anos, é necessário voltar ao dia 29 de dezembro de 2022, data que marcou a estreia de Dário Essugo e Rodrigo Ribeiro, num jogo contra o Paços de Ferreira.
Esta temporada, na equipa principal do Sporting, João Simões já foi opção por quatro ocasiões, estreando-se diante do Amarante, para a Taça de Portugal - partida na qual completou 24 minutos. O primeiro encontro a titular foi frente ao Club Brugge, na Liga dos Campeões. O atleta foi, ainda, opção frente ao Arsenal e ao Moreirense.
Por sua vez, ao serviço do Sporting na presente época, Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 24 partidas, nas quais disputou 1.610 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, uma assistência e dois golos apontados. O camisola 57 marcou na estreia oficial com a camisola da equipa A dos verdes e brancos, na derrota frente ao Porto na Supertaça (4-3, após prolongamento). Com 17 anos, três meses e cinco dias, o jovem tornou-se no mais jovem a conseguir tal feito pelo Clube de Alvalade.
Atleta tem sido uma das grandes figuras dos leões na presente temporada e deixou publicação enigmática nas redes sociais
|
0Francisco Trincão esteve em grande no triunfo do Sporting frente ao Boavista, marcando dois dos três golos do triunfo verde e branco na Liga Portugal Betclic. Na passada segunda-feira, o extremo utilizou as redes sociais para deixar uma mensagem enigmática, que deixou alguns adeptos surpresos.
“He who was a why to life for can bear almost any how – "Aquele que tem um porquê de viver pode suportar quase qualquer como”, escreveu Francisco Trincão, citando Friedrich Nietzsche.
Nos comentários à publicação, foram várias as personalidades do universo Sporting a responderam a Francisco Trincão, nomeadamente César Mourão, Paulo Baptista ou Madjer, que felicitam o internacional português pelo excelente momento de forma em que se encontra.
Em 2024/25, Francisco Trincão – avaliado em 23 milhões de euros – já leva seis golos e 10 assistências em 24 jogos, com 2.016 minutos em campo. O extremo dos leões tem tido um grande arranque de temporada, depois de ser uma das peças fundamentais do título conquistado na época anterior.
O 'camisola 17' do Sporting, internacional por Portugal em nove ocasiões, custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 10 milhões de euros por apenas 50% dos direitos económicos e tem contrato com o emblema verde e branco até junho do ano de 2026.