Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Jan 2024 | 13:42 |
Antonio Adán; Eduardo Quaresma, Sebastián Coates e Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Morten Hjulmand, Pedro Gonçalves e Nuno Santos; Francisco Trincão, Paulinho e Viktor Gyokeres. Este deverá à partida, ser o onze do Sporting para enfrentar o Casa Pia, no regresso da turma de Rúben Amorim ao campeonato nacional e ao Estádio José Alvalade.
Depois de Franco Israel ter sido o titular na baliza, diante do Braga, Antonio Adán volta ao onze inicial dos leões. À sua frente, o espanhol terá o trio de centrais dos últimos encontros: Eduardo Quaresma e Gonçalo Inácio, com Sebastián Coates a liderar a linha defensiva.
Geny Catamo, que regressou do CAN (Campeonato Africano de Nações), deve alinhar no flanco direito, atirando Ricardo Esgaio para o banco de suplentes, com Nuno Santos pela esquerda. No miolo, Morten Hjulmand é '6', com Pedro Gonçalves a '8', fruto da ausência de Hidemasa Morita.
O trio atacante deverá ter Francisco Trincão, que vive um dos melhores momentos desde que chegou a Alvalade e Paulinho, 'camisola 20' que está a ter uma grande época, no apoio a Viktor Gyokeres, melhor marcador dos leões e jogador sensação da temporada.
O Sporting tem encontro marcado com o Casa Pia para a próxima segunda-feira, 29 de janeiro, às 20h45, no Estádio José Alvalade. O jogo diz respeito à 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic e os leões vão tentar continuar na liderança da prova, que anseiam conquistar pela segunda vez desde que Rúben Amorim assumiu o comando técnico, em 2020.
De momento, a turma leonina ocupa o primeiro posto do campeonato nacional, com 46 pontos conquistados, mais um que o eterno rival, Benfica (45). O Porto é terceiro (41), enquanto o Braga ocupa a quarta posição - e última de acesso às provas da UEFA -, numa diferença pontual de 10 para os leões (36).
Esta temporada, o ambiente em Alvalade tem sido de grande nível, com apoio, especialmente a Viktor Gyokeres. No último jogo, o sueco deu a camisola a um jovem adepto. Recorde:
Clube de Alvalade tinha alguma esperança em relação ao processo, mas terá recebido uma resposta que não agrada à equipa técnica de Rui Borges
12 Dez 2025 | 15:51 |
A Federação Moçambicana de Futebol respondeu de forma negativa ao pedido do Sporting, e Geny Catamo vai mesmo deixar o Clube de Alvalade a seguir ao jogo com o AFS, referente à 14ª. jornada da Liga Portugal Betclic, que se disputa no próximo sábado, dia 12 de dezembro.
O Sporting tinha pedido à Seleção de Moçambique para dispensar Geny Catamo do estágio antes da Taça das Nações Africanas. O jogador verde e branco ficaria, assim, livre para participar no jogo frente ao Santa Clara, nos Açores, para a Taça de Portugal.
No entanto, a Federação Moçambicana de Futebol não acedeu ao pedido dos leões. Chiquinho Conde, selecionador nacional, pretende contar com todos os jogadores no estágio antes da competição, de modo a afinar todos os detalhes para a Taça das Nações Africanas - relembrar que Rui Borges falou do assunto em conferência de imprensa.
O pedido do Sporting não foi caso único. A Federação Moçambicana de Futebol recebeu várias comunicações da mesma natureza, e, por isso, decidiu não abrir exceções para nenhum clube, recusando as dispensas dos seus jogadores.
Sendo assim, Geny Catamo vai disputar o último jogo pelo Sporting, em 2025, na partida frente ao AFS, em Alvalade. O jogador vai, depois, juntar-se aos restantes companheiros da Seleção nacional, num estágio que decorre no Algarve, antes de iniciar a competição continental, que arranca dia 21 de dezembro, e que se joga até dia 18 de janeiro de 2026.
Leões vão defrontar a formação de Vila das Aves no próximo sábado, e o treinador adversário já fez a conferência de imprensa de antevisão ao encontro
12 Dez 2025 | 14:40 |
João Pedro Sousa não concorda com a ideia de Rui Borges acerca do AFS ser uma equipa "tranquila" no encontro com o Sporting. O treinador da formação da Vila das Aves fez a conferência de imprensa de antevisão à partida com os leões, que se joga no próximo sábado, dia 13 de dezembro. Para além de comentar as palavras do técnico verde e branco, pediu "honestidade" à sua equipa.
João Pedro Sousa: "Não concordo com a equipa tranquila. Estamos a viver um momento stressante, queremos sair da posição em que estamos"
"São dimensões completamente diferentes, gigantescas, basta olhar para a tabela, analisar as dificuldades que temos tido nos jogos e para a facilidade do Sporting nas dinâmicas de jogo. Será uma tarefa extremamente complicada, mas a nossa obrigação é colocar em prática o que fomos conversando, corrigir alguns pontos em relação ao último jogo e o melhor resultado possível", começou por apontar, sobre a missão do AFS no jogo em Alvalade.
João Pedro Sousa prosseguiu, sobre o objetivo para esse encontro com os leões: "Há sempre oportunidade de pontuar. Percebemos a dificuldade da nossa missão, temos de ser honestos na análise. A nossa preocupação tem que ver connosco porque há muita coisa a corrigir. Temos de analisar, corrigir no mais curto espaço de tempo possível. Admito que não é o adversário ideal e assumimos isso. A nossa obrigação é trabalhar e tentar o melhor resultado possível".
"É sempre motivador jogar contra uma equipa como o Sporting, no seu estádio. Foi um início de semana difícil pelo jogo anterior. Antes e durante o jogo podíamos ter um resultado diferente e não aconteceu. As incidências mexeram com os jogadores, mas tivemos a semana para trabalhar", atirou de seguida o timoneiro do AFS, sobre a motivação de jogar frente ao bicampeão nacional.
Por último, João Pedro Sousa comentou as palavras de Rui Borges, que disse que o AFS seria uma equipa "tranquila" em Alvalade: "Não concordo com a equipa tranquila. Estamos a viver um momento stressante, queremos sair da posição em que estamos, a diferença é grande, ainda não vencemos, e estamos a ter dificuldades em pontuar. Vamos para Alvalade muito pressionados pela posição que ocupamos. Mas concordo que temos muito a ganhar".
Verdes e brancos voltam a entrar em campo no próximo sábado, dia 13 de dezembro, em partida válida para a 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic
12 Dez 2025 | 14:00 |
Rui Silva, Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo; Morten Hjulmand e João Simões; Geny Catamo, Francisco Trincão, Alisson Santos e Luis Suárez. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges para a 14.ª jornada do Campeonato Nacional.
Rui Borges vai levar a jogo a dupla de centrais mais forte à sua disposição, relegando novamente Matheus Reis e Eduardo Quaresma para o banco de suplentes, após titularidade em Munique. No que toca aos corredores, tudo deverá manter-se igual à partida diante do Bayern, com Fresneda e Maxi em cada lado. Rui Silva continua a ser dono e senhor da baliza.
No miolo, Morten Hjulmand deverá fazer dupla com João Simões, que foi um dos principais destaque do Sporting na última jornada da Liga dos Campeões. Com bastantes ausências para o ataque, Geny deverá ficar à direia, com Geovany Quenda ausente por dois meses. Também sem Pote, Rui Borges deverá optar por Alisson Santos no à titularidade na meia-esquerda, com Trincão - que teve regresso confirmado pelo técnico - novamente no apoio ao ponta de lança, que deverá voltar a ser Luis Suárez.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 13 de dezembro, frente ao AVS. O encontro, a contar para a 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por João Pedro Sousa, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, pelas 20h30.
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela do Campeonato Nacional, com 32 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 29, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 37 pontos.
Onda de lesões e renovação com o Sporting: Tudo o que disse Rui Borges antes do AFS
12 Dez 2025 | 13:12