![Cinco curiosidades sobre o Sporting - Nacional](/storage/media-items/images/2025/01/rui-borges-sporting-tiago-margarido-nacional_20250124085215.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa principal de futebol do Sporting prosseguiu, nesta quarta-feira, 17 de março, a preparação à receção ao Vitória SC, encontro que será disputado no próximo sábado, 20 de março, em Alvalade. O destaque foi Paulinho, que treinou sem limitações às ordens de Rúben Amorim. Sob o comando do técnico leonino estiveram quatro caras “novas”, sendo eles Diego Callai (guarda-redes), Flávio Nazinho (defesa), Dário Essugo (médio) e Bruno Paz (médio). O conjunto verde e branco regressa aos trabalhos na próxima quinta-feira, 18 de março, às 10h00, na Academia Sporting.
Fotografia de Sporting
Presidente dos leões não está contente com a situação e deixou alerta para o futuro a todos os Sócios e adeptos do Clube de Alvalade
|
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), divulgou o mapa de castigos da jornada 18 da Liga Portugal Betclic. O Sporting venceu o Rio Ave, por 3-0, mas Frederico Varandas terá de pagar 3.644 euros
Uma demora no regresso dos balneários para o segundo tempo custa aos leões 1.734 euros: "Ambas as equipas chegaram com 3 minutos de atraso ao terreno de jogo para a segunda parte, sem justificar o motivo... Para o referido atraso não foi apresentada qualquer justificação por parte de ambas as equipas", lê-se no documento.
Os restantes 1.910 euros derivam do comportamento dos adeptos. O uso de pirotecnia vale nova multa ao Sporting, algo que tem sido recorrente. Em Vila do Conde, foram utilizados um flashlight, um pote de fumo e uma tocha, segundo os responsáveis.
Maxi Araújo também foi visado pelo CD da FPF e terá, de acordo com o Relatório de Disciplina da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, de pagar 102 euros de multa por ter visto o terceiro cartão amarelo no campeonato nacional
Vale recordar que as multas ao Sporting são recorrentes e os valores já ultrapassaram os 250 mil euros euros, estando próximo dos 300 mil. Frederico Varandas já alertou para tal, no passado mês de novembro, pedindo colaboração de todos os adeptos.
Emblema turco está interessado na contratação do jogador aos verdes e brancos e oferece muitos milhões de euros ao Clube de Alvalade
|
Marcus Edwards não tem espaço no Sporting, depois de ter sido riscado por Rui Borges. Os leões tentam colocar o avançado já neste mercado de transferências e o Besiktas está bastante interessado em garantir a contratação do jogador inglês.
Segundo informação avançada pelo jornal turco A Spor, o emblema de Istambul prepara uma proposta de empréstimo com opção de compra no final da temporada. Os verdes e brancos estão abertos a parte dos moldes, preferindo uma cláusula obrigatória para vender o atleta em definitivo.
O valor pedido pela SAD verde e branca é de 10 milhões de euros, sendo que o extremo tem vários interessados. Além dos turcos, há alguns emblemas de meio da tabela da Premier League e do Championship que estão de olho no canhoto, como noticiou em Exclusivo o Leonino.
Na presente temporada, Marcus Edwards – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 10 encontros pelos leões. O jogador soma, no total, apenas 346 minutos disputados com a camisola verde e branca, tendo marcado três golos (dois frente ao Amarante, um diante do Farense).
Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Vitória de Guimarães, Marcus Edwards realizou 120 encontros, marcou 24 golos, fez 18 assistências e conquistou uma Liga Portugal Betclic (2023/24). O extremo tem contrato com os verdes e brancos até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O inglês custou 7,5 milhões de euros por 50% do passe, tendo os verdes e brancos assegurado mais 15%, aquando da venda de Pedro Porro ao Tottenham.
Atacante não convenceu em pleno estrutura do emblema verde e branco e está agora a cumprir últimos meses pelo Clube de Alvalade
|
Francisco Canário vai abandonar o Sporting no final da temporada, sabe o Leonino. O ponta de lança da equipa de sub-23 do Clube de Alvalade termina contrato com os verdes e brancos em junho de 2025 e não vai continuar a vestir a Listada verde e branca na próxima época.
Ao que o nosso Jornal apurou, a estrutura verde e branca vai deixar sair o avançado a custo zero, mas com uma condição. Fonte próxima do jogador refere que, apesar de a Direção liderada por Frederico Varandas estar disposta a libertar o ponta de lança, o Clube quer segurar parte do passe do atleta.
Embora não tenha ‘explodido’ como pretendido, a margem de progressão do futebolista está a ser tida em conta pela SAD verde e branca. Apesar de ainda ter sido chamado a vários treinos do plantel principal, o jogador de 21 anos não mostrou o suficiente para ter oportunidades ao mais alto nível.
Francisco Canário tem sido uma peça habitual na turma agora orientada por Filipe Neto, mas não prolongará o vínculo com o emblema verde e branco, pelo que está a cumprir os últimos meses em Alvalade. Em 2024/25, o atacante soma sete golos e uma assistência pelos sub-23 e ainda um encontro pela equipa B.
A turma de sub-23 está no sexto lugar desta fase com dois pontos somados - depois do empate frente ao Benfica (2-2) que contou com Francisco Canário a titular. O Famalicão é líder com sete (mais um jogo). Os verdes e brancos voltam a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 28 de janeiro, frente ao Famalicão, às 15h00, no Minho.