Futebol Formação
Diretor do Sporting explica mudança obrigatória para os planos da equipa principal
28 Mai 2026 | 11:51
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
11 Mar 2021 | 11:22 |
Esta quarta-feira, 10 de março, o Sporting anunciou a renovação com Pedro Coelho, atual treinador da equipa de sub-19 dos verdes e brancos. https://twitter.com/Sporting_CP/status/1369726670341627909?s=20 O treinador leonino aceitou o comando da sua atual formação apenas em 2019, depois da sua passagem pelos iniciados. Ex-jogador dos leões, nos infantis e iniciados, já foi o míster de várias equipas do Sporting, tendo-se iniciado, ainda, no Pólo EUL (sub-13) e apenas depois passado para a Academia. Entretanto, Pedro Coelho esteve nos os sub-15, onde venceu dois Campeonatos Nacionais, e em 2019/2020 mudou-se para os sub-19. Com 32 anos, o técnico leonino mostrou-se muito satisfeito por prolongar a sua ligação com o Clube de Alvalade. "Acima de tudo, há a vontade e o espírito de continuar a aprender e a evoluir, de crescer como treinador e de ajudar os jogadores a serem melhores. Tem sido um trabalho feito com muito mérito, também, de todo o staff técnico que me tem acompanhado. É mais uma oportunidade para continuar a crescer, evoluir e estar junto dos melhores", começou por dizer aos meios do Sporting. "Recordo-me de ser jogador e de os meus pais me dizerem que era uma oportunidade de estar com os melhores. Há sete anos entrei como treinador - tenho doze anos de casa - e nesse momento lembrei-me dessas palavras que os meus pais me davam, que estar aqui era uma oportunidade de carreira. Sete anos depois, continuo a ter um sentimento de alegria, de confiança e de vontade em continuar a melhorar. É uma palavra de confiança que a direção nos dá", referiu. Por sua vez, o jovem treinador comentou, também, o trabalho de Rúben Amorim a ambição que o mesmo vem a passar para os escalões mais jovens. "O Sporting CP está habituado a formar jogadores. No presente, vivemos um momento com jogadores vindos da casa na equipa principal. De certeza absoluta que vamos ter mais jogadores a chegarem à equipa principal a curto prazo. A equipa técnica e a administração estão a apostar na qualidade da casa e temos de funcionar com muita paixão e com um trabalho de equipa muito grande, não só entre equipas técnicas, mas também com todo o staff que existe na Academia. Existe esse esse espírito positivo, essa paixão e essa coragem de dar oportunidade aos jogadores e nós temos de continuar a fazê-lo", disse. Em modo de conclusão, Pedro Coelho falou dos momentos da pandemia, em que a formação continua parada. "É evidente que, sem competição, há alguns aspetos menos conseguidos, mas temos de valorizar aquilo que controlamos. Haver campeonatos ou não não é um controlo da nossa parte. Temos, sim, de dar todas as condições aos jogadores para serem melhores do ponto de vista técnico-tático. Enquanto treinadores, não tendo competição, temos de olhar para outros aspetos e procurar aprender outros tipos de exercícios, valorizar a formação contínua. Pode não haver campeonato agora, mas quando houver temos de estar mais fortes, mais aptos e mais preparados", terminou.
Fotografia de Sporting
Equipa verde e branca foi jogar ao reduto do eterno rival na manhã deste sábado, dia 30 de maio, e apesar de ter marcado primeiro, sofreu a reviravolta
30 Mai 2026 | 12:54 |
A equipa de iniciados do Sporting perdeu com o Benfica, por 3-1, este sábado, dia 30 de maio, em jogo a contar para a 13.ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão do escalão de sub-15. Os leões acabam permitir que as águias os ultrapassassem na classificação.
A jogar no Benfica Campus, no Seixal, os verdes e brancos colocaram-se bastante cedo em vantagem no marcador. Logo aos três minutos, num contra-ataque dos leões, Diogo Matos falha o corte e deixa a bola passar para o flanco esquerdo, onde surge rápido Aladje Conte, a rematar de longe e a fazer o golo. Antes do intervalo, no entanto, os encarnados ainda chegaram ao empate, por Leonardo Lima, na sequência de canto (35').
Na etapa complementar, foram mais as oportunidades para a equipa do eterno rival. Fruto disso, o golo da vantagem do Benfica acabou por chegar já na fase final da partida e foi marcado por Gonçalo Tavares (72'), com o 3-1 a dar-se nos descontos (80'+6), quando o Sporting arriscou tudo e subiu com todos os jogadores a um canto, incluindo o guarda-redes. No contra-ataque, o Benfica atirou por duas vezes, duas vezes a bola foi tirada na linha, mas o terceiro remate acabou por entrar.
Com esta derrota - a sexta em 32 jogos na presente temporada desportiva - os comandados de João Lourenço somam 26 pontos na tabela classificativa e estão em terceiro lugar, atrás do Porto (26), que tem menos uma partida. O próximo jogo está marcado apenas para quinta-feira, dia 4 de junho, frente ao Estoril, às 11h00, em Alcochete.
A equipa apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Joaquim Cabeçana; Dinis Oliveira, Bernardo Lavos, Bornie Nanque, Nicolás Aparício, Luís Gonçalves, Igor Ribeiro, Jacobo Aparício, David Terna, David Makinde, Aladje Conté.
Anúncio foi feito pelos meios de comunicação do Clube de Alvalade no decorrer da manhã deste sábado, dia 30 de maio, e agora procura-se novo técnico
30 Mai 2026 | 12:04 |
Oficial! O Sporting assinalou este sábado, dia 30 de maio, a saída de João Gião através das redes sociais, despedindo-se do treinador que orientou a equipa B nas últimas temporadas e que está prestes a abraçar um novo desafio na carreira.
O técnico de 39 anos vai deixar Alvalade para assumir o comando do Nacional, sucedendo a Tiago Margarido no banco da formação madeirense. A mudança permitirá a João Gião estrear-se no principal escalão do futebol português, depois de ter orientado a equipa secundária leonina na Liga 2.
Na mensagem partilhada nas plataformas oficiais, o Sporting agradeceu o trabalho desenvolvido pelo treinador ao longo da ligação ao Clube, desejando-lhe sucesso para a nova etapa profissional. Através do seu Instagram, o técnico também já se havia despedido: "Eternamente grato!”.
Depois da experiência acumulada na estrutura leonina, João Gião prepara-se agora para enfrentar o maior desafio da carreira. O treinador vai assinar contrato válido por uma temporada com o Nacional e terá a primeira oportunidade de trabalhar na I Liga.
A saída obriga também a SAD verde e branca a encontrar um novo responsável para a equipa B. Tal como já foi noticiado, os responsáveis do Sporting estão no mercado à procura de um treinador capaz de conciliar a competitividade na Liga 2 com a missão de potenciar jovens jogadores para a equipa principal.
Confira a publicação:
Emblema liderado por António Salvador chegou-se à frente pelo responsável dos verdes e brancos e 'reforça-se' para a próxima época
29 Mai 2026 | 13:47 |
O Braga iniciou uma nova fase na estrutura da formação e promoveu uma alteração de relevo na coordenação do departamento. José Violante é o escolhido para assumir funções no lugar de António José Pereira, numa mudança que surge após uma reflexão interna sobre o rendimento dos escalões jovens nas últimas temporadas.
A chegada do antigo responsável ligado ao Sporting representa uma aposta em novas ideias e numa renovação estratégica da formação arsenalista. Apesar da saída de António José Pereira, a decisão não coloca em causa o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, sendo vista sobretudo como uma tentativa de inverter uma tendência que não correspondeu às expectativas da SAD minhota.
Com 38 anos, José Violante chega à Cidade Desportiva de Braga depois de experiências relevantes no Sporting e no Porto. Os responsáveis arsenalistas acreditam que o novo coordenador reúne o perfil ideal para devolver maior protagonismo ao clube no panorama da formação nacional.
O novo responsável trabalhará em estreita ligação com Hugo Vieira, vice-presidente e administrador da SAD, que continuará a liderar o projeto dos escalões jovens. A intenção passa por reforçar a competitividade da formação e potenciar o desenvolvimento de jogadores para os patamares mais elevados do clube.
As mudanças não deverão ficar por aqui. Segundo a imprensa nacional, são esperadas novas alterações na estrutura técnica da formação bracarense durante os próximos dias. A principal exceção será a equipa B, onde Rúben Teles mantém a confiança dos responsáveis para liderar o projeto de regresso aos escalões profissionais.
Diretor do Sporting explica mudança obrigatória para os planos da equipa principal
28 Mai 2026 | 11:51
Exclusivo Leonino confirmado! Médio com apenas 4 jogos admite saída: "Dei sempre 100%"
27 Mai 2026 | 10:41
Sporting perde 2-0 com o Rio Ave e pode ficar a 17 pontos do primeiro lugar
23 Mai 2026 | 15:29