Futebol
Fotis Ioannidis vira problema no Sporting; Novo treino traz más notícias a Rui Borges
19 Ago 2026 | 16:31
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
17 Jan 2026 | 09:37 |
Depois do triunfo por 3-0 na recepção ao Casa Pia, Rui Borges analisou a partida em conferência de imprensa, onde destacou os regressos felizes de Daniel Bragança e Geny Catamo à equipa verde e branca. Entre vários temas abordados, o técnico mostrou-se satisfeito com o triunfo e confirmou a ausência de Pedro Gonçalves do duelo frente ao PSG.
Análise à partida
"Uma primeira parte onde nos faltou alguma energia certa, até porque aqui em Alvalade normalmente entramos muito fortes e intensos. O Casa Pia esteve bem nos primeiros dez minutos, criou desconforto à nossa linha, e depois fomos equilibrando o jogo. Faltou-nos ser um pouco mais dinâmicos nas alas, mas o golo veio dar-nos essa confiança. Começámos a ser mais agressivos a provocar a linha do Casa Pia, que é forte em duelos, e precisávamos de criar rasgos para arranjar espaços para os jogadores que tinham a bola. Uma segunda parte onde controlámos do início ao fim; depois de equilibrarmos o jogo, o Casa Pia AC procurou a bola mais longa, desvios, ataques à profundidade, mas a nossa linha defensiva esteve muito bem. Acho que acaba a ser um resultado justo pelo desenrolar da partida".
Estreia de Luís Guilherme
"Fez um jogo bom, competente, vai melhorar com o tempo. É um menino, tem 19 anos, é muito inteligente, gosta de aprender e entende rápido, e no futuro será muito importante".
Daniel Bragança
"Estou feliz. É um capitão de volta, uma lesão difícil. Vi-o sempre com uma vontade enorme de voltar, sempre muito optimista e resiliente. Respondeu sempre muito bem, cresceu a todos os níveis, mesmo a nível atlético, e hoje foi o premiar de uma semana de trabalho, onde ele se mostrou muito bem. Acrescentou muita qualidade à equipa e não me surpreende nem a ninguém, pela qualidade que tem".
Mercado
"Não vai sair ninguém, penso eu. Feliz pelo plantel e mais feliz estarei quando os tiver a todos disponíveis. A equipa fica claramente mais forte; andamos sempre com adaptações, e por mais que tenhamos qualidade perde-se dinâmicas e intensidade. Não há muito tempo para adquirir comportamentos mas a equipa tem dado uma resposta enorme e estou muito feliz por ser líder de todos estes rapazes. Agora, é tentar recuperar o mais rapidamente possível toda a gente".
Pressão no arranque da segunda volta
"Não dificulta em nada, pelo espírito da equipa, sentimento de ambição... estamos focados apenas e só em nós. Temos de fazer o nosso trabalho bem feito. Fizemos uma boa primeira volta, o Porto fez uma primeira volta extraordinária, e nós temos de fazer uma segunda volta melhor do que a primeira. Se quem vai à frente continuar a fazer o que está a fazer, é mérito seu, mas nós temos de pensar no que controlamos, jogo a jogo, e depois esperar. Mas antes de esperar temos de fazer a nossa parte, que é ganhar os nossos jogos".
Regressos após CAN
"Muito feliz por ter o Geny. Estava num momento de forma muito bom antes de ir para a CAN e graças a Deus veio da CAN com a mesma confiança. É um jogador muito importante. Quanto ao Ousmane Diomande, espero que regresse o mais rapidamente possível".
Sem lesões no final da partida
"As trincheiras foram atacadas mas não há feridos, felizmente. Feliz por sentir a malta chegar. O Zeno precisa de tempo, o Mangas já não. Espero que a malta que está fora esteja prestes a voltar. Quero ter toda a gente e a equipa torna-se mais capaz de ultrapassar aquilo que vem pela frente".
Mais regressos em breve?
"Espero que o Pedro Gonçalves possa voltar com o Arouca, o Ousmane Diomande não sei dizer com certezas se poderá estar disponível com o PSG O Fotis Ioannidis tem muito a ver com a avaliação do dia a dia também e não temos uma data para a sua volta."
Jogar com dois centrais canhotos
"É mentalidade. Jogar com dois centrais direitos é normal, com dois canhotos não? Nós é que não estamos habituados a que isso aconteça, mas acho que acontecerá cada vez mais no futuro. Ontem dizia a brincar no treino, por jogarmos com dois centrais canhotos e dois laterais destros, que daqui a poucos anos vamos ver laterais com pés trocados porque isso traz outras visões ao jogo nas tomadas de decisão. O futebol é cada vez mais revolucionário e cria alternativas para ultrapassar as equipas mais organizadas. Mas para mim não muda nada. A qualidade de passe do Inácio está lá a jogar na esquerda ou na direita, o passe é extraordinário, a recepção do Geny também, e tem sobretudo a ver com a sua qualidade individual".
Melhor época de Geny Catamo e a sua evolução desde a chegada de Rui Borges
"Importância já tem e sempre a teve. Tem a ver com a confiança que lhe demos. Fico feliz por vê-los ainda melhores, é sinal de que acreditam no nosso trabalho. O Trincão está a fazer uma grande época, o Pote também estava a fazer, o Luís está a fazer uma boa época, o Morten está ainda melhor do que o ano passado, e isso valoriza-os. É o que queremos: ganhar mas também valorizar. Eles, dentro do coletivo, vão crescendo cada vez mais porque têm a confiança do treinador para errar, tentar, e é normal que falhem porque arriscam mais do que os outros. Nós passamos essa confiança diária e eles também nos dão essa confiança para crescermos e sermos cada vez melhores".
Pote em êxtase nos festejos do título:
Internacional moçambicano está a ser associado pelo Sunderland e antigo técnico do Estoril e Belenenses responsabiliza o Clube pelos rumores
19 Ago 2026 | 17:33 |
Geny Catamo continua a ser um dos dossiês mais sensíveis nesta reta final do mercado do Sporting. A SAD não pretende vender o extremo moçambicano, mas o Sunderland mantém o interesse e o avançado quer ir para a Premier League. Para João Janeiro, tudo isto é fruto da má gestão do Clube.
J. Janeiro: "O Sporting tem-se dado mal com esta promessa de os jogadores saírem"
"O Sporting tem-se dado mal com esta promessa de os jogadores saírem no ano seguinte, porque eles depois não aparecem para treinar. O Morten Hjulmand não apareceu, o Viktor Gyökeres não apareceu, o Ousmane Diomande fez birra. Portanto, eles depois dão-se mal com essas promessas", começou por dizer na BOLA TV.
O antigo treinador-adjunto do Estoril e do Belenenses reforçou a sua opinião. "É ver como é que as coisas vão desenrolar-se, mas mais uma vez um jogador é vítima de um contrato mal feito, em que as cláusulas de rescisão não correspondem a 10% do seu salário, portanto os jogadores têm fome", disse.
Vale lembrar que o Sporting começou por apontar para os 60 milhões de euros previstos na cláusula de rescisão, mas os intermediários envolvidos no processo terão transmitido aos ingleses que a operação por Geny Catamo poderá ser concluída por cerca de 40 milhões.
O Sunderland estará disponível para realizar esse investimento, que representaria a contratação mais cara da história dos "Black Cats". O atual máximo foi estabelecido com Habib Diarra, adquirido por aproximadamente 30 milhões de libras.
Deputado do Partido Socialista falou sobre o atual momento delicado que o avançado colombiano atravessa no Clube de Alvalade
19 Ago 2026 | 17:16 |
Luis Suárez atravessa um momento delicado no Sporting e admite mesmo a possibilidade de deixar Alvalade ainda neste mercado. André Pinotes Batista afirma que o colombiano está a ter um mau comportamento e que os golos podem resolver os problemas.
A.P. Batista: "Há erros que se corrigem no relvado"
"Suárez merece, naturalmente, uma partitura à parte. Quem foi acarinhado e tantas vezes elevado a figura principal não pode responder ao desencanto com subterfúgios de mistério e religião. Em vez de passagens bíblicas, talvez se lhe recomendasse um ato de contrição perante quem sempre esteve do seu lado e deseja voltar a estar. Há erros que se corrigem no relvado. A assinatura de um acordo pré-eleitoral turco é um deles", escreveu no seu texto de opinião ao jornal Record.
O colombiano tem vivido semanas atribuladas, desde a associação ao Fenerbahçe durante o Mundial ao episódio de frustração num treino, passando pelos assobios de parte dos adeptos. A perda da titularidade para Fotis Ioannidis também contribuiu para aumentar o desconforto do melhor marcador da última edição do campeonato.
Vale lembrar que João Gonçalves, diretor desportivo do Almería, revelou que Suárez teve as mesmas atitudes em Espanha. "Recordo que no ano em que descemos de divisão ele também não queria ficar no clube. Falei com ele e acabou por aceitar a minha argumentação. Depois, acabou por fazer a melhor época de sempre, e foi transferido para o Sporting", explicou.
Em 2025/26, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 30 milhões de euros – esteve em 53 encontros: 32 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.367 minutos que esteve em campo, o ponta de lança marcou 38 golos e fez sete assistências.
Selecionador nacional regressou a uma casa que bem conhece e protagonizou um momento descontraído nos bastidores com o presidente leonino
19 Ago 2026 | 16:44 |
Jorge Jesus esteve em Alvalade para acompanhar o encontro entre Sporting e Vitória de Guimarães, relativo à segunda jornada da Liga Portugal Betclic. O selecionador nacional aproveitou a ocasião para rever algumas caras conhecidas do universo leonino. A visita ficou ainda marcada por um momento descontraído.
Nos bastidores do recinto, o antigo treinador do Sporting esteve à conversa com Frederico Varandas, presidente dos leões. O encontro entre os dois ficou registado nas redes sociais, onde foram partilhadas imagens da passagem do selecionador nacional pelo recinto. Jorge Jesus mostrou-se bastante à vontade no regresso a Alvalade.
Durante a conversa, o técnico de 72 anos deixou uma "dica" a Frederico Varandas relacionada com as condições do estádio. O selecionador apontou para um dos espaços de Alvalade e, em tom de brincadeira, lançou uma sugestão ao presidente leonino. "Tens de mandar fazer um camarote novo aqui", atirou.
O momento foi captado pelas câmaras e divulgado esta terça-feira nas redes sociais, permitindo conhecer alguns dos bastidores da visita. Jorge Jesus acompanhou assim de perto o duelo entre o Sporting e o Vitória de Guimarães. A presença do técnico não passou despercebida entre os adeptos leoninos.
A visita serviu também para recordar a ligação de Jorge Jesus ao Sporting, clube que orientou entre 2015 e 2018. Atualmente à frente da Seleção Nacional, o treinador mantém-se atento aos jogadores portugueses e ao futebol nacional. Desta vez, o regresso a Alvalade ficou marcado por uma conversa bem-humorada com Varandas.
Veja o vídeo entre JJ e Varandas:
Fotis Ioannidis vira problema no Sporting; Novo treino traz más notícias a Rui Borges
19 Ago 2026 | 16:31
Sevilha insiste em Kochorashvili, mas proposta não é do agrado do Sporting
19 Ago 2026 | 15:46
Decidido: Irankunda escolheu número de jogador que quis sair do Sporting
19 Ago 2026 | 13:53