Futebol
Fabrizio Romano faz atualização de mercado e Sporting pode ficar a perder
16 Jan 2026 | 13:34
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
16 Jan 2026 | 22:14 |
O Sporting derrotou o Casa Pia por 3-0, esta sexta-feira, dia 16 de janeiro, em jogo a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Depois da eliminação nas meias-finais da Taça da Liga frente ao Vitória de Guimarães, os leões regressaram aos triunfos.
A jogar em casa, depois de uma primeira meia hora de algum equilíbrio entre as duas formações, foi Geny Catamo a desbloquear o nulo. Aos 38 minutos, recebeu junto à linha, conduziu até à área e atirou colocado junto ao poste mais próximo, com a bola ainda a sofrer um desvio. O 2-0 surgiu aos 43 novamente pelo ala. Passe longo de Gonçalo Inácio e Geny, depois de uma bela receção, apareceu na cara de Patrick Sequeira e não perdoou.
Na segunda parte, a formação verde e branca limitou-se a gerir o controlo do jogo. Apesar das poucas oportunidades flagrantes, Geny Catamo ainda introduzido a bola na baliza dos gansos pela terceira vez, mas o lance foi invalidado por posição irregular do moçambicano. O momento da noite apareceu aos 79 minutos. Daniel Bragança, de regresso à equipa A depois da grave lesão, foi assistido por Luis Suárez e fez o 3-0.
Com esta vitória – a 21.ª em 30 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 45 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (49) está no primeiro posto, mas tem menos um jogo. Já o Benfica é terceiro com 39 e também menos um encontro disputado.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 20 de janeiro, frente ao Paris Saint-Germain. O encontro, a contar para a sétima jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Luis Enrique, jogar-se-á às 20h00, em Alvalade.
Golo de Geny Catamo (1-0):
Geny Catamo (2-0):
Daniel Bragança (3-0):
Jovem português que passou pelo emblema verde e branco tem chamado atenção pelo seu desempenho na presente temporada desportiva
16 Jan 2026 | 18:51 |
Afonso Moreira está a ganhar destaque em França ao serviço do Lyon, onde tem vivido uma temporada de afirmação na Ligue 1. Aos 20 anos, o extremo tem sido uma das surpresas da equipa francesa. O jovem português tem chamado atenção pelo seu desempenho.
P. Fonseca: "Tem sido talvez o jogador mais influente na nossa equipa, com assistências e golos, mas não só"
Paulo Fonseca destacou a influência do jogador e já o aponta à Seleção Nacional: “Tem sido talvez o jogador mais influente na nossa equipa, com assistências e golos, mas não só”, reconheceu o técnico, em entrevista à agência Lusa, valorizando não apenas os números, mas também o comportamento e a atitude do extremo.
P. Fonseca: "Ainda é jovem e tenho a certeza de que se continuar assim... vai ser um jogador a ter em conta na nossa Seleção nacional"
“É um miúdo com uma energia incrível, que trabalha defensivamente como poucos. Tem trabalhado muito, ouvido, aprendido e arriscado. Ainda é jovem e tenho a certeza de que se continuar assim... vai ser um jogador a ter em conta na nossa Seleção nacional”.
Paulo Fonseca, de 52 anos, assumiu "gostar de trabalhar com jovens e desenvolver talentos": "Há que dar mérito ao nosso departamento de prospeção, que conhecia bem o jogador e que o aconselhou. Chegou aqui sem qualquer experiência a este nível. O campeonato francês é diferente do português, mas ele adaptou-se muito bem, soube esperar pelas suas oportunidades e melhorou muito o seu jogo e capacidade de decisão", apontou.
Vale a pena recordar que Afonso Moreira se sagrou bicampeão nacional pelo Sporting e participou na conquista da última edição da Taça de Portugal. Na época passada foi opção em três encontros oficiais, mas sempre na condição de suplente utilizado. Saiu no verão rumo a França por 2 milhões de euros.
Em entrevista recente, o avançado argelino de 37 anos, contou algumas histórias hilariantes quando relembrou os tempos em que defendia emblema leonino
16 Jan 2026 | 17:56 |
Islam Slimani abriu o baú das memórias para partilhar, uma das histórias mais caricatas da sua passagem pelo Sporting - que está em risco de perder peça fundamental. Uma ligação vivida em dois momentos distintos: chegou a Alvalade em 2013, saiu em 2016 e voltou a envergar de verde e branco na época 2021/22. O avançado argelino, hoje com 37 anos e ao serviço dos romenos do Cluj, recorda que, na altura, a prioridade absoluta era trabalhar e evoluir, sob as ordens de Leonardo Jardim, acabando a alimentação por ficar em segundo plano.
Islam Slimani: "Comia pizza congelada ao meio dia"
"Tinha fome quando cheguei ao Sporting. A minha vida era a seguinte: ia aos treinos, voltava para casa e comia uma pizza - daquelas congeladas... Juro que é verdade. Pizza congelada ao meio-dia; e também comia noodles, daqueles que vêm num pacote e metes a ferver. Comia isso todos os dias, mais atum e margarina...", explicou o dianteiro numa entrevista concedida ao canal do jornalista Colin Dicanot.
"Comia isso todos os dias, mais atum e margarina... Fazia uma sesta, ia tomar um café e o que não tinha comido de manhã, comia à noite ou no dia seguinte. Fiz isso durante um ano. Não fui uma vez a um restaurante. Juro e não sabia cozinhar...", disse o ex Sporting.
Islam Slimani: "Davam almoço na Academia, mas eu não sabia"
E acrescentou, entre... muitos risos de ambos: "Sabes o pior? É que davam almoço lá na Academia, mas eu não sabia. Estava tão focado que nem sabia e ia logo para casa (depois do treino). E ninguém me perguntava porque é que não ia comer...", apontou.
De leão ao peito, Slimani completou 123 jogos (mais um na equipa B), nos quais 61 golos e registou nove assistências. Em 2013, a SAD pagou 300 mil euros ao CR Belouizdad, emblema argelino, pelo seu passe. Esta temporada, com a camisola do Cluj, Islam Slimani - avaliado em 400 mil euros - leva oito partidas disputadas na Superliga Romena. Nos 323 minutos que esteve em campo, o avançado aponta um golo e uma assistência.
Clube de Alvalade garantiu uma vitória expressiva em prova doméstica, onde a mesma foi protagonizada por antiga avançada do emblema catalão
16 Jan 2026 | 17:25 |
A equipa de futebol feminino do Sporting venceu frente ao Damaiense, esta sexta-feira, dia 16 de janeiro, no Estádio Algarve. Em partida relativa à terceira jornada da primeira fase da Taça da Liga, as leoas cumpriram o seu objetivo de maneira confortável ganhando por 6-1.
Em Loulé, a primeira parte foi de domínio verde e branco. Brittany Raphino inaugurou o marcador aos 20 minutos, com uma grande penalidade. Aos 32’, o Damaiense estando em desvantagem no encontro, prolongou o seu azar - a número 9 da equipa da Damaia, Doly Wabeua, marcou na própria baliza. Para fechar os primeiros 45 minutos, Andreia Bravo (44') colocou o esférico no fundo das redes.
Na segunda parte, as equipas voltaram a entrar com tudo. O Sporting mantinha o controlo na partida, mas mesmo assim acabou por sofrer um golo. Aos 62’, Lícia Cruz reduziy. Em resposta, as leoas não perdoaram, e aos 82 minutos, Ana Capeta assinou o encontro com um grande golo. Flor Bonsegundo (90’) marcou o quinto e a ex Barcelona, Carla Armengol (90+1’) marcou o sexto.
Com esta vitória - a 10.ª em 20 jogos na presente temporada - as comandadas de Micael Sequeira encontram-se no segundo lugar do grupo B da Taça da Liga feminina, onde cinco equipas lutam por dois lugares que dão acesso aos play-offs da competição nacional.
O emblema verde e branco vira agora atenções para a Liga BPI. O próximo encontro do Sporting está marcado para o dia 24 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães, às 15h00, na Academia Vitória Sport Clube, em duelo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional.