Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

PEDRO MENDES: O FUTURO NÚMERO 9 LEONINO?

Avançado leva 39 golos pelo Sporting CP

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O nome Pedro Mendes é cada vez mais familiar para os adeptos do Sporting CP. O ponta de lança de apenas 20 anos – nasceu a 1 de agosto de 1999 – está no seu terceiro ano no Clube de Alvalade, mas já deixou a sua marca, depois de um ano de adaptação no qual, mesmo assim, fez seis golos em 22 jogos, no seu único ano enquanto júnior a vestir a listada verde e branca nos escalões de formação. Pedro Manuel Lobo Peixoto Mineiro Mendes, nasceu em Guimarães e começou a sua carreira no Vitória local, na temporada de 2008/2009. Depois de quatro anos no clube, seguiu-se um ano no GDRC 0s Sandinenses, tendo regressado na temporada seguinte ao Vitória SC, onde ficou apenas na temporada de 2013/2014, rumando, depois, para o Moreirense FC, clube onde esteve três anos, no último dos quais marcando 15 golos em 22 jogos, valendo-lhe a estreia pela Seleção Nacional, no escalão de sub-18. Esta temporada valeu-lhe, ainda, a transferência para o Sporting CP, e se, no primeiro ano, apenas marcou seis golos, em 2018/2019, conseguiu 18 em 34 jogos, sendo o melhor marcador leonino na Liga Revelação. Se a temporada passada foi boa, a deste ano está a ser ainda melhor. O avançado já marcou 14 golos em 17 jogos na Liga Revelação, sendo o melhor marcador da competição, e já se estreou na equipa principal, somando um golo em três jogos, ainda que só possa jogar nas competições europeias, visto não ter sido inscrito para as competições internas, numa decisão tomada por Marcel Keizer. Ao todo, são 39 golos em 76 jogos de leão ao peito, precisando, em média, de menos de dois jogos para marcar. O ano está a ser tão bom para o avançado Sportinguista, que já regressou à Seleção – o que não acontecia desde os cinco jogos feitos no seu último ano no Moreirense –, tendo participado em dois jogos da Seleção de sub-21. Além da chamada à Seleção das quinas, Pedro Mendes também já se tornou dos jogadores mais pedidos nas bancadas do José Alvalade, sendo esperado que, agora no mercado de janeiro, seja inscrito para as competições internas, podendo concorrer com Luiz Phellype pela posição mais adiantada no terreno nos jogos da Liga NOS. Terá Pedro Mendes capacidade para ser a próxima referência ofensiva dos leões? Só o tempo o dirá, mas a facilidade em marcar que tem demonstrado nos últimos dois anos deixam boas perspetivas para que tal possa acontecer. Que Silas não tenha medo de apostar e Pedro Mendes não tenha medo de jogar.


Fotografia da UEFA.




Futebol

GEORGES MIKAUTADZE NO ATAQUE DO SPORTING? REVELADO INTERESSE NO AVANÇADO GEORGIANO

Futebolista foi sensação no Campeonato da Europa e até marcou frente a Portugal

Georges Mikautadze foi sensação no Campeonato da Europa e Sporting andou atento às exibições
Georges Mikautadze foi sensação no Campeonato da Europa e Sporting andou atento às exibições

  |

Icon Comentário0

Gorges Mikautadze estava na lista do Sporting para colmatar a saída de Paulinho - que vai brilhando no Toluca. O internacional georgiano brilhou no Campeonato da Europa e foi muito cobiçado por Rúben Amorim, mas os verdes e brancos acabaram por fixarem as escolhas noutros alvos.


De acordo com informação avançada pelo Record, o internacional georgiano estava, de facto, na lista de alvos do Sporting, mas nunca houve conversas concretas com o Mainz. As boas exibições - 14 golos e quatro assistências em 22 jogos - não passaram despercebidas e o jogador rumou ao Lyon, por 18,5 milhões de euros, mais 4,5M por objetivos.


Já o Clube de Alvalade apontou mira para Fotis Ioannidis e desde então não tem largado o grego. Recentemente, a SAD ofereceu ao Panathinaikos qualquer coisa como 20 milhões de euros, mais 3 por objetivos e propôs ainda uma percentagem numa futura venda. Apesar de o valor não ter sido revelado, a imprensa portuguesa explicou que os leões demonstraram "abertura para manter 15% de uma futura transferência em Atenas".


Em 2023/24, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis – que tem valor de mercado de 13 milhões de euros – realizou 43 partidas: 27 na Liga Grega, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e quatro na Taça da Grécia. Ao todo, nos 2.954 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado que está na mira do Sporting marcou 23 golos e fez 10 assistências.

Contas feitas, em média, o internacional grego de 24 anos – que tem contrato até junho de 2027 – conta com uma finalização certeira a cada 128 minutos. Se juntarmos os passes para golo, este número é ainda melhor, com Fotis Ioannidis a contribuir para balançar as redes adversárias a cada 89 minutos, o que é visto com bons olhos pela estrutura do Sporting.


Veja alguns golos espetaculares de Mikautadze na temporada passada:



Futebol

"PODE ABALAR UM POUCO": NANI RECEIA MUDANÇAS NO SPORTING

Antigo capitão dos leões mostrou-se algo reticente quanto a saídas do Clube de Alvalade

Nani, antigo capitão do Sporting, mostrou-se algo reticente quanto a saídas do Clube de Alvalade
Nani, antigo capitão do Sporting, mostrou-se algo reticente quanto a saídas do Clube de Alvalade

  |

Icon Comentário0

Nani é um dos novos investidores da SAD do Sintrense. Durante um evento de promoção ao projeto, o antigo jogador do Sporting foi questionado com as saídas de Sebastián Coates, Antonio Adán, Luís Neto e Paulinho, garantindo que "podem abalar um pouco" o plantel. 


"É sempre complicado (tantas saídas) quando se tem uma equipa que vinha a fazer um excelente trabalho, uma equipa consistente e com jogadores importantes. Pode abalar um pouco, mas, hoje em dia, os clubes e os técnicos sabem o que fazem e com certeza vai ser uma mais valia para o Clube e para os jogadores", começou por dizer, à imprensa presente no evento.


"Vão trazer jogadores novos para compensar (as perdas). Acredito nisso, mas não é fácil nos primeiros tempos. Para os adeptos, para o Clube, que já estavam habituados. Terá de haver um tempo de adaptação, mas é desejar boa sorte", complementou o antigo capitão dos leões.


Nano revelou também que tem "algumas propostas e estou a analisar. Neste momento, estou mais a desfrutar das férias com a família", terminou o internacional português de 37 anos, revelando que tem ofertas tanto em Portugal como no estrangeiro para prosseguir a sua carreira.

Na última época desportiva, Nani – avaliado em 275 mil euros – contabilizou, ao serviço Adana Demirspor, 34 jogos disputados. Ao longo dos 1.213 minutos em que alinhou dentro das quatro linhas, o extremo finalizou por quatro vezes e assistiu para golo em três ocasiões, tendo rescindido contrato a 13 de maio. No que toca o Sporting, o jogador é bastante acarinhado pelos adeptos verdes e brancos, sendo que até atletas apreciam o craque.



Futebol

SPORTING – PORTO? PROTEGIDO DE AMORIM ATIRA: “NÃO TEM IMPACTO NENHUM EM NÓS”

Jogador dos leões abordou o Clássico da próxima segunda-feira, dia 18 de dezembro

  |

Icon Comentário0

Paulinho foi o porta-voz da equipa do Sporting na antevisão à partida frente ao Sturm Graz. No entanto, quando questionado sobre o Clássico com o Porto, que se disputa já na próxima segunda-feira (18 de dezembro, 20h15), o avançado de Rúben Amorim preferiu voltar as atenções para a competição europeia.


“O jogo com o Porto não tem impacto nenhum para nós. Só nos interessa ganhar, amanhã. Nós, jogadores, temos de estar motivados todos os dias por representar o Sporting, e é isso que vai acontecer, amanhã”, começou por referir em conferência de imprensa.


De seguida, o camisola 20 voltou a vincar o foco no encontro da Liga Europa, deixando para já de lado a partida frente aos dragões, no que toca a poupanças: “Não vamos tentar, vamos meter o pé, amanhã, de certeza absoluta. Vamos dar o nosso melhor, não pensamos em mais nenhum jogo. Não faz sentido. Quem anda aqui há muito tempo, sabe que, independentemente de jogarmos na segunda-feira ou amanhã, isso é mau para o clube. Vamos entrar para ganhar e toda a gente vai estar no limite, sem pensar em mais nenhum jogo”.


O jogador de 31 anos ingressou no Sporting, proveniente do Braga, numa transferência a rondar os 16 milhões de euros, tornando-se, até à entrada de Viktor Gyokeres, como a contratação mais cara de sempre do Clube de Alvalade. De verde e branco, Paulinho já venceu um Campeonato Nacional, uma Supertaça e duas Taças da Liga.

Esta temporada, o canhoto já foi decisivo em várias partidas, tendo tido um arranque de época em grande nível. De momento, soma nove golos e um passe certeiro para os companheiros, em 19 jogos disputados - cerca de 989 minutos.


O Sporting enfrenta, esta quinta-feira, dia 14 de dezembro, a formação do Sturm Graz, para a sexta jornada do grupo D da Liga Europa, pelas 20h00, no Estádio José Alvalade. Com a ausência de Viktor Gyokeres, Paulinho deverá voltar ao onze titular e ser o ponta de lança de serviço.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


AL NASSR MUDOU DE IDEIAS, MAS EX BENFICA NÃO! CRISTIANO RONALDO PODE TER NOVO RIVAL NA ARÁBIA SAUDITA
Futebol

AL NASSR MUDOU DE IDEIAS, MAS EX BENFICA NÃO! CRISTIANO RONALDO PODE TER NOVO RIVAL NA ARÁBIA SAUDITA

 

Icon Comentário0
SEM CRISTIANO RONALDO, A MÚSICA É OUTRA: AL NASSR EMPATA EM PORTUGAL E SOFRE GOLO DE EX SPORTING
Futebol

SEM CRISTIANO RONALDO, A MÚSICA É OUTRA: AL NASSR EMPATA EM PORTUGAL E SOFRE GOLO DE EX SPORTING

 

Icon Comentário0
MAL AMADO DO SPORTING FALHOU MUDANÇA PARA O PORTO E PARECE SER APOSTA NA JUVENTUS
Futebol

MAL AMADO DO SPORTING FALHOU MUDANÇA PARA O PORTO E PARECE SER APOSTA NA JUVENTUS

 

Icon Comentário0