Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

PEDRO PROENÇA INDIGNADO! PRESIDENTE DA LIGA DOS CLUBES ESTÁ FURIOSO DEPOIS DO FAMALICÃO - SPORTING E DEIXA RECADO: "EXIJO RESPEITO!"

Confronto referente à 20.ª jornada do campeonato português acabou a ser adiado e não tem ainda nova data definida

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

04 Fev 2024 | 07:31 |

Icon Comentário0

Pedro Proença reagiu ao adiamento do jogo entre Famalicão e Sporting, ainda sem data definida, devido à ausência de policiamento e incidentes entre adeptos nas proximidades do Estádio Municipal de Famalicão. O presidente da Liga de Clubes assegurou que tomará medidas rigorosas para apurar responsabilidades em relação aos acontecimentos.


"A Liga Portugal e o Futebol Profissional exigem respeito! Iremos até às últimas consequências para apurar responsabilidades em relação aos incidentes e ao adiamento do jogo entre Famalicão e Sporting. A segurança dos nossos adeptos e das nossas famílias jamais será utilizada como arma de arremesso para as lutas de outros!", declarou o dirigente nas redes sociais Facebook.


Esta resposta surge após também a Liga ter divulgado um comunicado em que critica as forças policiais, acusando-as de "instrumentalizar" o futebol em nome de um protesto. Além disso, apelou ao Governo para iniciar um "inquérito urgente" a fim de apurar responsabilidades.


A equipa verde e branca também emitiu um comunicado nas redes sociais, expressando gratidão aos adeptos que se deslocaram até Vila Nova de Famalicão. "Obrigado a todos os Sportinguistas que se deslocaram para nos apoiar. Lado a lado", referiu o Clube de Alvalade.


Relembra-se que o confronto, originalmente programado para as 18h00 do passado dia 3 de fevereiro, teve o seu início adiado para as 19h00 devido à ausência da presença policial. No entanto, após várias reuniões entre os dirigentes da Liga Portugal e os representantes das duas equipas, foi determinado que o embate entre leões e famalicenses não ocorreria e teria de ser adiado. 

Apesar do Regulamento de Competições da Liga prever um prazo máximo de quatro semanas para a realização de jogos, tendo em conta outras competições, a excecionalidade desta situação, semelhante ao período pandémico, requer uma abordagem flexível e poderá vir a acontecer apenas depois da paragem internacional em março.

Confira aqui a publicação de Pedro Proença:


Futebol

Grandes notícias! Sporting está bem posicionado na corrida ao Mundial de Clubes

Existem cinco emblemas que já têm entrada garantida na competição internacional, mas leões encontram-se bem colocados nesta fase

Sporting ocupa atualmente o 11.º lugar no ranking europeu de qualificação para o Mundial de Clubes de 2029
Sporting ocupa atualmente o 11.º lugar no ranking europeu de qualificação para o Mundial de Clubes de 2029

28 Abr 2026 | 08:30 |

Icon Comentário0

O Sporting ocupa atualmente o 11.º lugar no ranking europeu de qualificação para o Mundial de Clubes de 2029, numa tabela que tem por base apenas os jogos realizados na Liga dos Campeões nas épocas 2024/25 e 2025/26. A caminhada até aos quartos de final nesta temporada permitiu aos leões somar pontos importantes e colocarem-se, nesta fase, em zona de apuramento.


Neste ranking, a equipa orientada por Rui Borges surge como um dos dois representantes portugueses, a par do Benfica, beneficiando também da regra que limita a duas equipas por país. Ainda assim, a luta permanece em aberto, já que faltam definir três campeões europeus que terão entrada direta, o que poderá mexer nas contas finais.


Até ao momento, já têm presença assegurada cinco campeões continentais, que são os seguintes: o PSG (Europa), o Flamengo (América do Sul), o Al-Ahli (Ásia), o Pyramids FC (África) e o Cruz Azul (América do Norte, Central e Caraíbas).


Vale lembrar que, por esta altura, a hierarquia é liderada pelo Arsenal, equipa que eliminou o Sporting na Liga dos Campeões, seguida pelo PSG e pelo Bayern Munique, com o Atlético de Madrid também entre os primeiros classificados.

O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 26 de abril, frente ao AVS SAD. O encontro, a contar para a 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á na Vila das Aves, às 20h30.



Futebol

Árbitro polémico é o escolhido para apitar o Sporting - Tondela

Verdes e brancos disputam o jogo em atraso da 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic na próxima quarta-feira, dia 29 de abril, em Alvalade

Fábio Veríssimo foi o escolhido para apitar o Sporting - Tondela, que se disputa quarta-feira, dia 29 de abril, no Estádio José Alvalade
Fábio Veríssimo foi o escolhido para apitar o Sporting - Tondela, que se disputa quarta-feira, dia 29 de abril, no Estádio José Alvalade

28 Abr 2026 | 08:20 |

Icon Comentário0

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, na última segunda-feira, dia 27 de abril, a equipa de arbitragem nomeada para a 26.ª jornada em atraso da Liga Portugal Betclic. Fábio Veríssimo foi o escolhido para apitar o encontro entre Sporting e Tondela.


O juiz da Associação de Futebol de Leiria foi eleito árbitro principal do duelo e contará com Hugo Marques e Vasco Marques como assistentes. Já o quatro juiz será Luís Filipe, enquanto que o VAR contará com o contributo de Bruno Esteves. Catarina Campos será o AVAR.


Recorde-se que Fábio Veríssimo guarda um historial de arbitragem polémico frente ao Sporting. O juiz português arbitrou apenas um encontro dos leões esta temporada - Supertaça com o Benfica - e cinco jogos em 2024/2025, sendo que a primeira polémica surge frente ao Famalicão, com os verdes e brancos e reclamarem um penálti não assinalado, por falta de Mihaj sobre Gyokeres,. Já frente ao AVS, o Clube de Alvalade também teve razões de queixa. Um lance entre Diomande e Lucas Piázon, que resultou numa grande penalidade a favor dos avenses, também foi bastante contestado, tanto pelo lado sportinguista, que não considerou falta do central. O marcador acabaria empatada (2-2).


Por esta altura, os comandados de Rui Borges têm 72 pontos e continuam no terceiro lugar da tabela classificativa. O Porto (82) está no primeiro posto (mais um jogo). Já o Benfica é segundo com 75 e também mas mais um duelo disputado.

O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 26 de abril, frente ao AVS SAD. O encontro, a contar para a 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á na Vila das Aves, às 20h30.



Futebol

Renovação de Rui Borges com o Sporting 'abana' com maus resultados? O ponto de situação

Turma verde e branca encontra-se numa fase complicada da temporada desportiva e o técnico tem estado debaixo dos holofotes

Recentes resultados não abanaram a confiança da Direção do Sporting em Rui Borges e renovação do técnico continua de pé
Recentes resultados não abanaram a confiança da Direção do Sporting em Rui Borges e renovação do técnico continua de pé

28 Abr 2026 | 08:00 |

Icon Comentário0

O empate frente ao AVS SAD não abalou a confiança da Direção do Sporting em Rui Borges. Apesar da frustração gerada pelo resultado e das dúvidas levantadas no exterior, Frederico Varandas mantém a decisão de renovar com o técnico.


Essa posição do Presidente leonino e restante estrutura já estava definida há várias semanas e foi assumida publicamente em contexto das eleições: “A decisão já está tomada e não a vou utilizar em campanha eleitoral”, afirmou Varandas na altura.


Na prática, Rui Borges deverá prolongar o vínculo por mais uma temporada, ficando ligado ao clube até 2028. As partes já acertaram os últimos detalhes, faltando apenas o momento certo para oficializar o acordo, avança o jornal Record.


Por agora, o foco mantém-se exclusivamente no plano desportivo. Ainda que o título esteja distante, os leões continuam a lutar pelo segundo lugar, que garante acesso às pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, um objetivo considerado crucial para o futuro próximo do Clube de Alvalade.

O Sporting volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 29 de abril, frente ao Tondela. O encontro, a contar para a jornada 26 (em atraso) da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por Gonçalo Feio, jogar-se-á às 20h15, no Estádio José Alvalade.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Nuno Saraiva e o empate do Sporting com o AVS: "É inadmissível"
Futebol

Exclusivo Leonino - Nuno Saraiva e o empate do Sporting com o AVS: "É inadmissível"

27 Abr 2026 | 15:35

Icon Comentário0
Alerta, Sporting! Mau momento de Luis Suárez pode trazer consequências
Futebol

Alerta, Sporting! Mau momento de Luis Suárez pode trazer consequências

27 Abr 2026 | 17:44

Icon Comentário0
Rui Borges iniciou operação Sporting - Tondela com vários jogadores indisponíveis
Futebol

Rui Borges iniciou operação Sporting - Tondela com vários jogadores indisponíveis

27 Abr 2026 | 16:32

Icon Comentário0