
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
João Pinheiro é o árbitro nomeado para o dérbi entre Sporting e Benfica, referente à 33ª jornada da Liga Portugal Betclic e agendado para as 18h do próximo sábado, no Estádio da Luz. Pedro Sousa, comentador desportivo, deixou muitas críticas à decisão do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol e considerou que os restantes árbitros “não contam para o Totobola”.
“É uma vergonha porque parece que não há mais ninguém. Isto deve pensar e corar de vergonha os dirigentes da arbitragem, os atuais e os anteriores”, começou por afirmar Pedro Sousa, em declarações no canal televisivo Now.
O comentador destacou o facto de João Pinheiro estar também nomeado para o jogo da Liga Conferência entre Chelsea e Djurgarden, esta quinta-feira: “É o jogo europeu mais importante da vida de João Pinheiro, mesmo sendo na ‘terceira divisão’ europeia, porque ele, até agora, nunca apitou uma meia-final europeia. Agora, imaginem que [João Pinheiro] se lesiona. Utilizando uma expressão brasileira, com que ‘cara de pau’ é que o substituto entra na Luz, às 18h de sábado”.
Na opinião de Pedro Sousa, o juiz da Associação de Futebol de Braga não é o melhor árbitro português: “Eu acho que é uma decisão pouco avisada, por parte do Conselho de Arbitragem. Pode-se discutir se ele é o melhor árbitro. Na minha opinião, não é, mas eu quero crer que toda a gente erra”.
A terminar, o comentador desportivo criticou ainda o facto de João Pinheiro ter apitado a grande maioria dos ‘jogos grandes’, na presente temporada: “Além dos clássicos e dérbis, o Benfica – Braga e o Porto – Braga também foram [arbitrados por João Pinheiro]. Foi um monopólio. Não me recordo de uma época assim. E, já agora, façam já, por decreto, a nomeação dele para a final do Jamor, entre Sporting e Benfica. É a sensação que dá, os outros todos não contam para o totobola”.
Em declarações ao jornal A Bola, mencionou um jogador importante para Rui Borges, e a importância que pode ter no jogo com o Benfica
|
Geny Catamo é uma das figuras de destaque no Sporting, no que aos dérbis com o Benfica diz respeito. O extremo moçambicano tem sido muito importante nos últimos jogos com as águias, algo que, segundo Jorge Silvério, psicólogo desportivo, pode pesar no jogador no próximo sábado, dia 10 de maio, no grande dérbi da Liga Portugal Betclic.
Em declarações ao jornal A Bola, Jorge Silvério abordou a questão de Geny Catamo, e falou acerca dos fenómenos psicológicos que podem existir num jogador que já foi decisivo contra o Benfica por mais do que uma vez desde que está no Sporting.
Jorge Silvério começou por explicar o seguinte: "São coisas que acabam sempre por mexer, porque mesmo que os próprios são se lembrem, acabam sempre por ser lembrados, até pelos colegas, no sentido de tentarem motivá-lo, depois depende de como forem trabalhados tanto pelos colegas como pela equipa técnica", atirou.
Neste momento, ainda não há certezas acerca da titularidade de Geny Catamo. O extremo verde e branco tem começado no 11 lançado por Rui Borges nas últimas partidas, mas Geovany Quenda surge como concorrência, tal como Iván Fresneda, caso o treinador leonino procure uma solução mais defensiva.
Sobre essa possível titularidade, Jorge Silvério disse o seguinte: "O importante é o jogador estar em forma, sob todos os pontos de vista, nomeadamente físico, psicológico, técnico, tático e o treinador entender que ele é importante na estratégia que vai desenhar tendo em vista o jogo em causa, pelo ambiente e importância do mesmo", rematou o psicólogo desportivo.
Treinador verde e branco orientou, esta quinta feira, mais uma sessão de trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo, com vista ao dérbi de sábado
|
A equipa principal do Sporting está, neste momento, totalmente focada no dérbi que se joga este sábado, contra o Benfica, a contar para a 33ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Rui Borges continua a preparar a equipa, e voltou a ter boas notícias em mais uma sessão de treino sem ausências inesperadas.
A primeira nota de destaque voltou a ser a presença de João Muniz na sessão de treinos da equipa principal. Rui Borges voltou a chamar o jovem das camadas de formação dos leões para ajudar a preparar o jogo contra o Benfica. No ar, fica a possibilidade do jovem central ser convocado para o dérbi do próximo sábado, dia 10 de maio.
Outra nota importante, é o facto de o Sporting não dar conta de nenhum jogador entregue ao departamento médico do Clube, ou indisponível para esta sessão de treino. Tal coisa deve significar que Rui Borges estará a preparar o dérbi com todos os jogadores disponíveis para ajudar a equipa.
As únicas exceções mantém-se, e não são de agora: Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões são, já há algum tempo, baixas confirmadas para o dérbi, uma vez que ao longo da temporada sofreram lesões que obrigaram a cirurgia. Devido a esses procedimentos médicos, ficaram afastados dos relvados até ao fim da época.
Relembrar que o Sporting entra em campo no próximo sábado, dia 10 de maio, pelas 18h00, para defrontar o Benfica no estádio da luz, em dérbi a contar para a penúltima jornada da Liga Portugal Betclic. O jogo será decisivo para as contas do campeonato, independentemente do resultado, mas os leões podem chegar ao título, vencendo a partida.
Conselho de arbitragem já anunciou as nomeações para a 33ª. jornada da Liga Portugal Betclic, e surpreendeu com a escolha para o dérbi
|
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou, recentemente, o árbitro para o Benfica - Sporting que marca a 33ª. jornada da Liga Portugal Betclic. João Pinheiro foi o escolhido, mas o árbitro vai ter de correr contra o tempo para estar em Lisboa, uma vez que vai apitar dois dias antes, em Londres.
O árbitro português foi nomeado pela UEFA para o Chelsea - Djurgarden, que se joga esta quinta feira, dia 8 de maio, pelas 20h00, em Londres. Tendo em conta que o Benfica - Sporting se joga a 10 de maio, às 18h00, o juiz da partida passa a ter, automaticamente, menos de 48h de descanso antes do jogo mais importante da temporada em Portugal.
A esta condicionante acrescenta-se o fator das viagens. Com o Chelsea em vantagem confortável na eliminatória, é improvável que o jogo venha a ter prolongamento. Mesmo assim, a partida só deve finalizar por volta das 22h00 em Portugal. Nessa altura, faltaram já bem menos de 48h para o dérbi.
João Pinheiro, natural de Vila Nova de Famalicão, tem ainda de fazer a viagem de volta para Lisboa, seguida da preparação para o Benfica - Sporting e a deslocação até Lisboa. Tudo em menos de 48h, com desgaste da partida de quinta feira, e muitas viagens pelo meio.
Vale ainda a pena destacar que João Pinheiro não é o único árbitro nesta situação. Também os seus assistentes Bruno Jesus e Luciano Maia vão estar em Londres e em Lisboa, tal como André Narciso, que será AVAR na Liga Conferência, e VAR no dérbi entre Sporting e Benfica.