
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
No programa 'Record na Hora', Pedro Sousa não poupou nas críticas ao treinador do Sporting, Rui Borges, após o empate com o Braga. O comentador questionou a gestão do técnico e as suas declarações sobre o estado físico da equipa e a atitude que teve para com Conrad Harder.
"(Rui Borges) Não tomou realmente noção daquilo que disse, porque é muito grave. Estamos a falar de um jogador que custou 19 milhões de euros ao Sporting. Foi muito grave o que ele disse, mas eu quero acreditar que foi um lapso de língua que ele não queria dizer aquilo tudo", começou por dizer.
No entanto, Pedrou Sousa garante que "a coisa mais grave" que o técnico disse, "futebolisticamente falando, foi que, a dado passo, a equipa parecia cansada e ainda utilizou outra expressão… É cansada física, mentalmente?". Insatisfeito, o jornalista explicou: "isso é que o devia fazer pensar, por isso eu disse um 'Rui Borges trapalhão', porque ele é que tem de dar explicações sobre isso".
O técnico dos leões falou com o avançado dinamarquês esta terça-feira e pediu desculpas assumindo total responsabilidade nas palavras que utilizou no pós-jogo. Rui Borges reconheceu que as palavras foram erradas e o avançado terá compreendido e esclarecido animosidades com o técnico.
O Sporting encontra-se neste momento em segundo lugar do campeonato, com 66 pontos, a dois do Benfica (68). Numa fase crucial da temporada, cada jogo é uma final e a equipa de Alvalade precisa de vencer todos os jogos, incluindo a deslocação à Luz, para ser bicampeã.
Confira as palavras de Pedro Sousa:
Internacional brasileiro tem estado em grande plano ao serviço do emblema comandado por Vítor Pereira e leva 15 golos e quatro assistências em 29 jogos
|
O Manchester United quer reforçar o ataque na próxima temporada. Ruben Amorim vai aproveitar o facto de o Aston Villa estar muito inclinado a ativar a opção de compra de Marcus Rashford - cerca de 46 milhões de euros - para contratar novos jogadores para o tridente ofensivo. Matheus Cunha e Francisco Trincão, extremo do Sporting, estão em equação.
Segundo informação avançada pelo portal GiveMeSport, o brasileiro é, para já, o favorito. No entanto, há condicionantes que podem afetar o negócio, uma vez que o jogador pretende deixar o Molineux para juntar-se a uma equipa que lute por títulos.
A mesma fonte garante que o preço pode ser proibitivo, além de que os red devils estão preocupados com a disciplina do internacional canarinho que, recentemente, sofreu uma suspensão de quatro partidas após agressão a Milos Kerkez, situação que já tinha acontecido num momento anterior da temporada.
A alternativa surge em Francisco Trincão, uma vez que Ruben Amorim tenciona reencontrar o 'camisola 17'. O Sporting tem em marcha um plano para a renovação do canhoto, e, tal como revelou o nosso Jornal num Exclusivo Leonino, irá pagar ao Barcelona para afastar alguns problemas do mercado.
Em 2024/25, Francisco Trincão – avaliado em 30 milhões de euros – já leva nove golos e 13 assistências na conta pessoal, ao longo de 46 encontros, apresentando a melhor temporada da carreira a nível individual. O extremo dos verdes e brancos é, de momento, o futebolista mais utilizado de todo o plantel, tendo cumprido 3.973 minutos.
Presidente da República recordou o percurso do 'Senhor Formação' e realçou o seu contributo para o futebol português com a descoberta de muitos craques
|
Aurélio Pereira faleceu na passada terça-feira, aos 77 anos. Ao longo do dia, foram-se sucedendo as reações à morte do 'Senhor Formação'. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já se pronunciou sobre o falecimento da lenda do Sporting e destacou o seu legado no futebol nacional.
Marcelo Rebelo de Sousa: "Aurélio Pereira foi figura marcante no desporto nacional"
Numa nota oficial publicada no site da Presidência da República, o chefe de Estado começa por destacar que Aurélio Pereira “foi o responsável por descobrir alguns dos jogadores mais talentosos do futebol português como Paulo Futre, Luís Figo ou Cristiano Ronaldo, entre muitos outros”. Marcelo Rebelo de Sousa recorda ainda Aurélio Pereira como uma “figura marcante no desporto nacional” e enaltece “o seu legado em prol da educação e do ensino, nomeadamente na formação desportiva”. Na nota, é também recordada a condecoração do icónico olheiro do Sporting, com as insígnias de Comendador da Ordem da Instrução Pública, em 2018.
A terminar, o Presidente da República manifesta condolências “à família de Aurélio Pereira, aos seus amigos e ao Sporting”, lembrando os mais de 40 anos que dedicou ao Clube de Alvalade, grande parte deles como coordenador do departamento de prospeção. Nos leões, Aurélio Pereira foi também jogador e treinador nos escalões de formação.
Em comunicado, o Sporting lamentou a morte do 'Senhor Formação'. “De Paulo Futre, a Luís Figo ou a Cristiano Ronaldo, mas também a talentos mais recentes, Aurélio Pereira é o grande responsável pela carreira de várias das figuras do futebol nacional nos últimos 40 anos. Será para sempre recordado como um dos maiores nomes da história do futebol nacional e, acima de tudo, da história do Sporting Clube de Portugal”, escreveram os leões.
O falecimento de Aurélio Pereira tem motivado também muitas reações de várias figuras do universo leonino e do desporto nacional em geral. Cristiano Ronaldo manifestou a sua gratidão a “um dos grandes símbolos da formação mundial” e Sousa Cintra recordou “um grande amigo” e “uma grande figura do nosso país”. Já Bruno Lage, treinador do Benfica, falou de uma “referência” que realizou “um trabalho fantástico” na prospeção de talentos.
Jogador era muito desejado por Rui Borges, que fez forcing para a contratação, mas atleta acabou por rumar a outras paragens no mercado de inverno
|
O Sporting tentou a contratação de um lateral-direito no mercado de inverno. Alberto Costa foi o escolhido e, quando tinha udo acertado para rumar a Alvalade, decidiu assinar com a Juventus. Sem espaço em Turim, o jovem poderá regressar à Liga Portugal Betclic para reforçar o Porto.
Segundo informação avançada pelo Calciomercato - portal italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - o Braga também está muito atento à situação do jogador, que deverá voltar ao seu país para relançar a carreira após meia-temporada 'parado'.
A mesma fonte avança que a ideia dos responsáveis da Juventus passa por ceder o defesa, uma vez que ainda há esperança quanto a rendimento futuro. No entanto, para já, o lateral não tem espaço e é visto como 'flop' por parte de alguns adeptos, tendo em conta o valor que foi pago ao Vitória de Guimarães.
Até ao momento, Alberto Costa – avaliado em 10 milhões de euros – soma apenas quatro jogos pela Juventus, num total de 102 minutos disputados (média de 25,5 por encontro). Pelo Vitória de Guimarães, fez 21 partidas, tendo marcado um golo e apontado duas assistências.
O Sporting chegou mesmo a utilizar Rui Borges como 'arma secreta' para trazer Alberto Costa para Alvalade, mas o lateral escolheu a Juventus, depois de os italianos terem demonstrado interesse no jovem. No total, a vecchia signora pagou aos minhotos cerca de 13,8 milhões de euros.