PÉROLA DO SPORTING ESTEVE PERTO DO PORTO E CHEGOU A TREINAR NO BENFICA, MAS LEÕES DEIXARAM RIVAIS A VER PASSAR NAVIOS
Craque verde e branco brilha, agora, de leão ao peito e é peça importante para Rúben Amorim
Redação Leonino
Texto
21 de Novembro 2023, 06:39
summary_large_image

Geny Catamo vai renovar contrato com o Sporting nos próximos dias, mas, segundo Hélder Duarte, técnico que descobriu o moçambicano, o extremo esteve muito perto do Porto e chegou a treinar no eterno rival dos leões, o Benfica.

“Fui a Maputo em 2016, estava então ligado ao Porto, para um programa de Caça-Talentos de jovens jogadores moçambicanos. Inscreveram-se 1200 jovens, da capital moçambicana, mas também do Chibuto. E não esqueço a sensação de um deles, entre 1200, me ter chamado logo a atenção”, começa por dizer Hélder Duarte.

“O Geny Catamo tinha 15 anos. Era franzino e dois a três anos mais novo do que a maioria dos restantes rapazes. Mas logo chamou a atenção por duas coisas: em primeiro lugar por encher o campo, fazia o que queria da bola — uma grande técnica, velocidade, um talento puro; em segundo lugar pela personalidade — sendo mais novo do que a maioria, era ele quem, em campo, mandava nos colegas, assumia a liderança”, atira o técnico.

“Escolher o Geny Catamo foi não só fácil como óbvio. Entre os 1.200 que participaram nesse Caça-Talentos, Geny ficou em primeiro. Evoluiu muito, em especial em termos físicos. Está um animal, vai para cima dos adversários sem medo. O trabalho que Rúben Amorim está a fazer com ele é notável”, finalizou Hélder Duarte.

Esta temporada, Geny Catamo – avaliado em 1,5 milhões de euros – contabiliza 13 encontros (516 minutos), tendo marcado dois golos, diante do Olivais e Moscavide e Boavista, e feito duas assistências. O atleta tem sido uma das apostas de Rúben Amorim, apesar de, na última época, não ter contado.

  Comentários