Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Pinotes Batista agradece legado deixado por glória do Sporting: "Viu ouro onde outros viam barro"

Deputado do PS e conhecido adepto do Clube de Alvalade prestou devida homenagem a figura indelével da História do emblema leonino

Pinotes Batista, deputado do PS e conhecido adepto do Sporting, prestou devida homenagem a figura indelével da História do emblema verde e branco
Pinotes Batista, deputado do PS e conhecido adepto do Sporting, prestou devida homenagem a figura indelével da História do emblema verde e branco

08 Abr 2025 | 21:33 |

Icon Comentário0

André Pinotes Batista, deputado do PS e adepto do Sporting, aproveitou o seu espaço de opinião num diário desportivo para prestar a devida homenagem a Aurélio Pereira, figura histórica do Clube de Alvalade que faleceu ao início da tarde desta terça-feira, dia 8 de abril, aos 77 anos de idade.


O consultor de comunicação faz s devida vénia à vida e obra do 'Senhor Formação': "Hoje, escreve o pontapé de trivela do Ricardo Quaresma. Escreve o drible majestoso de Luís Figo, que inclinava a relva para o ver passar. Hoje, escrevem os Tomahawk de Cristiano Ronaldo, moldados em virtuosidade e suor. Escreve o génio de Paulo Futre, que corria como quem sabe mais do jogo do que o jogo sabe dele próprio", começa por escrever no jornal Record.


"Aurélio Pereira partiu, mas o seu legado não vai a lado nenhum"


André Pinotes Batista não esquece todo o trabalho deixado pela figura histórica dos leões e diz que o mesmo não será esquecido: "Aurélio Pereira partiu, mas o seu legado não vai a lado nenhum. Estará para sempre nos dribles, nos golos, nos cortes, nos cruzamentos e nas defesas que semeou com um “vem cá, miúdo”, cujo espírito continuará a ser fonte de inspiração a uma das melhores academias de futebol do mundo".

"Não tinha holofotes, mas iluminava. Não levantava troféus, mas os seus pupilos levantaram legiões"


O deputado da Assembleia da República enumera as qualidades da glória verde e branca: "Foi prospetor, escultor e alquimista de talentos. Viu ouro onde outros viam barro. Foi jardineiro de um viveiro que alimentou seleções, clubes, sonhos e biografias. Não tinha holofotes, mas iluminava. Não levantava troféus, mas os seus pupilos levantaram legiões".

O adepto do Sporting diz que o futebol português está-lhe eternamente agradecido: "Senhor Aurélio foi, durante décadas, o guardião de um segredo raro: Saber esperar. Saber ensinar. Saber corrigir. Saber amar o jogo. Tudo. Ao mesmo tempo. Em bom português. Sabemos que é redutor dizer somente que foi o descobridor de Ronaldo mas essa é talvez a sua a maior proeza. Se formar o melhor de sempre não faz inteira justiça à nossa grandeza, estamos conversados sobre o que é uma vida imensurável. O Sr. Aurélio forjou o ‘ADN de Leão’ e a genética do futebol imortalizá-lo-á com inteira justiça. O futebol agradece. O futebol não esquece", finalizou.


Futebol

Há quem não tenha dúvidas sobre eleições do Sporting: "Será uma goleada de Varandas"

Ato eleitoral leonino vai realizar-se no dia 14 de março; Últimas aconteceram no inverno de 2022 e o atual Presidente dos leões ganhou com 85,9% dos votos

Nuno Raposo tem a certeza de um resultado demolidor de Frederico Varandas nas eleições do Sporting, a acontecer no dia 14 de março
Nuno Raposo tem a certeza de um resultado demolidor de Frederico Varandas nas eleições do Sporting, a acontecer no dia 14 de março

06 Fev 2026 | 17:54 |

Icon Comentário0

No dia 14 de março haverá eleições no Sporting. Frederico Varandas deverá ter apenas um concorrente: Bruno Sá, proprietário do restaurante "Cantinho do Sá". Com apenas um adversário e pelo sucesso desportivo dos últimos anos, Nuno Raposo não tem dúvidas que o atual líder dos leões vai ganhar com muita margem.


N. Raposo: "Será uma goleada de Varandas"


"O desfecho, não há dúvidas, será uma goleada de Varandas para um terceiro mandato que em 2018 poucos vaticinavam, depois dum segundo que nessa altura também se julgava impossível, mais ainda que fosse ganho com mais de 85 por cento dos votos", pode ler-se, no seu texto de opinião na 'A Bola'.


O jornalista explica a sua posição. "Varandas corre agora o risco de conseguir chegar aos 90%, não porque sejam eleições coreanas como chegaram a ser num passado de má memória na vida leonina, não por défice democrático que essas percentagens muitas vezes traduzem mas porque estamos no contexto futebol e de clube que em oito anos ganhou no futebol de 11 seniores masculinos quase tantos campeonatos nacionais como nos anteriores 40".

N. Raposo: "O Sporting merecia que o concorrente tivesse peso"


Bruno Sá vai oficializar a sua candidatura, mas Nuno Raposo pensa que devia de haver um adversário mais "inquietante" para Varandas. "Eleições de candidato único acabam sempre por ser ato que não se saúda, daí que aparecer concorrência é de salutar. Mas merecia o Sporting que o concorrente tivesse outro peso, até para o bem de Frederico Varandas, que certamente encararia esse desafio como mais tentador".

Nos próximos dias deverão ficar mais claros os apoios reunidos, estando já praticamente definidas as listas para os diferentes órgãos sociais. O ato eleitoral terá lugar no Pavilhão João Rocha no sábado, dia 14 de março, entre as 09h00 e as 20h00. As candidaturas devem ser apresentadas até às 18h00 do próximo dia 12 de fevereiro.


Futebol

Luís Guilherme ganha novo fôlego no Sporting e mostra pormenores promissores

Extremo brasileiro fez um dos três golos da qualificação para as meias finais da Taça de Portugal, diante do AFS SAD, no Estádio José Alvalade

Luís Guilherme voltou a marcar quase dois anos depois e já leva 297 minutos em 5 jogos. Chegou ao Sporting, oriundo do West Ham, com 121 minutos
Luís Guilherme voltou a marcar quase dois anos depois e já leva 297 minutos em 5 jogos. Chegou ao Sporting, oriundo do West Ham, com 121 minutos

06 Fev 2026 | 17:51 |

Icon Comentário0

Com minutos, confiança e rendimento, Luís Guilherme começa a destacar-se em Alvalade. O extremo, que atravessava um longo jejum de golos, faturou na vitória frente ao AFS SAD, na quinta-feira, nos quartos de final da Taça de Portugal, um jogo em que assinou uma das suas melhores exibições desde que chegou a Alvalade.


O tento teve um peso simbólico claro: o jogador não marcava há quase dois anos e procurava afirmar-se depois de um percurso recente marcado pela falta de minutos.  Ativo no lado direito do ataque, Luís Guilherme foi uma ameaça constante para a defesa adversária. um golo, 34 passes certos em 37 tentados, três dribles certos, quatro duelos ganhos em cinco.


Sinais animadores que contrastam com a realidade que viveu no último ano e meio em Inglaterra. Ao serviço do West Ham, Luís Guilherme teve utilização muito limitada: apenas 297 minutos somados na Premier League e 327 minutos no total das competições. Um contexto que dificultou a sua afirmação em solo britânico.


Curiosamente, esse número de minutos já foi praticamente igualado em Alvalade. Com cinco jogos realizados, Luís Guilherme soma precisamente 297 minutos ao serviço dos leões, evidenciando uma aposta clara e consistente por parte de Rui Borges. Mais do que os números, começa a notar-se uma evolução no entendimento do jogo coletivo.

Na presente temporada, Luís Guilherme — avaliado em 10 milhões de euros —  tem 10 partidas oficiais: cinco na Premier League (West Ham), três na Liga Portugal Betclic, um na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga. Nos 418 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador registou um golo.



Futebol

André Villas-Boas arma-se em vítima e ataca Sporting; Líder do Porto 'aquece' Clássico

Presidente do clube azul e branco aproveitou o ambiente do duelo entre leões e dragões de segunda-feira para mandar visar emblema leonino

André Villas Boas provocou o Sporting antes do clássico de segunda - feira; O líder dos dragões disse que existe uma "onda verde" na comunicação social
André Villas Boas provocou o Sporting antes do clássico de segunda - feira; O líder dos dragões disse que existe uma "onda verde" na comunicação social

06 Fev 2026 | 16:46 |

Icon Comentário0

André Villas-Boas aproveitou, ao final da manhã desta sexta-feira, a presença no "Trophy Tour" do Campeonato do Mundo que vai decorrendo, no Estádio do Dragão, para lançar o tão aguardado Clássico entre Porto e Sporting, e o presidente dos dragões mandou uma "bicada" aos leões.


A.V. Boas: "Onda verde por parte de alguns meios de comunicação social"


"O campeonato terá o seu epílogo no final de maio, e é lá que queremos ver o Porto em primeiro lugar. O resto é "show off" e faz parte do espetáculo, mas não podemos deixar de registar essa propagação dessa onda verde por parte de alguns meios de comunicação social, alguns deles com microfones vermelhos, outros azuis, mas com tendência para o verde", disse, perante à imprensa presente.


O antigo técnico do "clube da invicta" continuou apontar o dedo aos jornalistas. "Compreendo a esquizofrenia de alguns meios de comunicação social, a tentarem aproveitar-se de uma derrota do Porto. Entendo a excitação de alguns meios, que estão claramente alinhados de verde, este ano e em anos passados, no sentido de empolgar ainda mais o encontro", afirmou.

A.V. Boas: "O adversário é difícil"


Apesar das provocações, Villas-Boas não tem dúvidas que vai enfrentar um Sporting muito competitivo. "O adversário é difícil, é bicampeão nacional, encontra-se num momento mais forte do que o Porto, que vem desta derrota com o Casa Pia, mas iremos jogar com as nossas armas, a nossa forma, a nossa ambição e motivação", referiu. 

De lembrar que nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, Frederico Varandas voltou a ser absolvido, agora pelo Tribunal da Relação de Lisboa, por ter chamado “corruptor ativo” a Pinto da Costa, antigo presidente do Porto, a 5 de março de 2022, dia das últimas eleições do Sporting.

Rui Borges acredita numa vitória frente ao Porto:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Luis Suárez ficou destroçado e enviou mensagem a Baroan após Sporting - AFS SAD
Futebol

Luis Suárez ficou destroçado e enviou mensagem a Baroan após Sporting - AFS SAD

06 Fev 2026 | 16:28

Icon Comentário0
Renato Paiva diz que Paulinho quis sair do Sporting por causa de... Gyokeres
Futebol

Renato Paiva diz que Paulinho quis sair do Sporting por causa de... Gyokeres

06 Fev 2026 | 15:54

Icon Comentário0
Lesionado do Sporting recupera do problema físico com a equipa B
Futebol

Lesionado do Sporting recupera do problema físico com a equipa B

06 Fev 2026 | 15:59

Icon Comentário0