Modalidades
Sporting manifesta profundo pesar pela morte inesperada de Alex Felipe
07 Jan 2026 | 11:20
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
24 Out 2023 | 15:25 |
A equipa masculina de ténis de mesa do Sporting teve, nesta segunda-feira, uma prestação notável no confronto de estreia nesta edição da ETTU Champions League. Apesar do resultado desfavorável de 3-0 contra o poderoso Borussia Düsseldorf, campeão alemão em título e atual campeão europeu, os Leões deixaram uma marca de excelência em Alvalade. O destaque foi a estreia de Tiago Abiodun, de apenas 15 anos- que está entre os 10 melhores da Europa (Sabe mais AQUI).
Apesar dos desafios enfrentados, os jogadores do Sporting, Diogo Carvalho, Diogo Chen e Tiago Abiodun, demonstraram determinação e dedicação, honrando as cores do Clube com um desempenho notável, ainda que a defrontar uma equipa que tem nas fileiras um recente campeão europeu de selecções – o sueco Anton Källberg - e dois vice-campeões europeus, os alemães Timo Boll e Dang Qiu.
O primeiro embate viu Diogo Carvalho do Sporting enfrentar Anton Källberg, o 19º classificado no ranking mundial, exibindo momentos de destaque, embora o jogador sueco tenha vencido por 0-3, com parciais de 8-11, 3-11 e 7-11. Seguidamente, no segundo confronto, Diogo Chen defrontou o experiente jogador alemão Dang Qiu, que recentemente foi vice-campeão europeu de seleções, com Diogo Chen exibindo um desempenho magnífico e conquistando um set, apesar da derrota por 8-11, 12-10, 7-11 e 5-11.
O destaque final recaiu sobre a estreia histórica de Tiago Abiodun, de apenas 15 anos, contra o lendário Timo Boll, 61º no ranking mundial e detentor de quatro medalhas olímpicas, representando um momento promissor para o futuro do ténis de mesa. Tiago Abiodun não se atemorizou com o estatuto e qualidade do adversário e deu espectáculo. Perdeu por 7-11, 7-11 e 5-11, mas ganhou vários pontos.
No final Tiago Abiodun referiu, em entrevista (disponível AQUI): “Estou muito contente porque foi a minha primeira vez na ETTU Champions League, ainda por cima frente a um dos meus jogadores favoritos, o Timo Boll, que é um dos meus ídolos e estou muito contente por ter podido jogar contra ele”.
O Leão explicou ainda o sentimento de ter defrontado um jogador quase com o triplo da idade e com muitos títulos internacionais acumulados: “Tenho de aprender com esta experiência. Tenho 15 anos, fiquei muito contente por poder jogar com a bancada cheia de Sportinguistas”.
Apresentação foi feita nesta quarta-feira, dia 7 de janeiro, e a ligação do nome do atleta ao Clube de Alvalade é um dos principais temas de conversa
08 Jan 2026 | 10:18 |
Francisco Marques, de 22 anos, é oficialmente reforço para a equipa de atletismo do Sporting . Apelidado de “barreirista”, especialista em provas de velocidade (60 indoor e 110 metros ao ar livre), o jovem promessa foi apresentado na última quarta-feira, 7 de janeiro, e não poderia estar mais satisfeito.
Francisco Marques: “É um privilégio poder representar o melhor de clube de Portugal"
“Sou do Sporting desde que nasci, Sócio com Lugar de Leão e é um privilégio enorme poder representar o melhor clube de Portugal e um dos melhores do Mundo, também”, expressou aos meios de comunicação do Clube na sua apresentação.
Francisco Marques: “Quero bater o recorde de Portugal e ser o melhor português de sempre”
Consequentes da sua capacidade e confiança, o jovem atleta tem objetivos bem definidos para 2026. “A curto prazo e em termos coletivos é sermos campeões indoor e ao ar livre. Com o regresso da Taça dos Campeões Europeus queremos ‘entrar a matar’ e em termos pessoais é a qualificação para o Campeonato da Europa de Birmingham. Talvez a qualificação para o Campeonato do Mundo indoor, o que vai ser bastante difícil, mas acho que estou à altura e, como é óbvio, bater o recorde de Portugal e ser o melhor português de sempre”, frisou.
Paulo Reis, coordenador de atletismo do Sporting, acompanhou a apresentação do seu novo atleta e destacou as qualidades técnicas do mesmo. “O Francisco é um atleta mais numa perspectiva de futuro. Tem lutado pela primazia nos 110m barreiras, tem conseguido estar ‘taco-a-taco’ com mais dois atletas portugueses, sendo que é o mais jovem dos três e esperamos que, em condições normais, a curto/médio-prazo se vá afirmando como o melhor especialista nacional".
“As condições que o Sporting me vai dar são de outro nível. Estou nos Estados Unidos da América, o nível também é bastante elevado, portanto tenho tudo para evoluir e crescer. A margem ainda é muito grande, acho que tenho evoluído bastante, mas ainda há muito para melhorar. Estejam atentos, vejam que temos uma equipa com bastante valor e vamos vencer, de certeza”, concluiu, contando assim com o apoio dos Sportinguistas.
Anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 7 de janeiro, e a ausência do nome do jogador do Clube de Alvalade foi um dos principais temas de conversa
07 Jan 2026 | 16:45 |
João Matos é o nome que está no centro de todas as discussões após o anúncio da convocatória oficial de Portugal para a fase final do Campeonato da Europa de Futsal. A ausência do icónico capitão e fixo do Sporting causou uma onda de choque, uma vez que o jogador tem sido, durante mais de uma década, a extensão de Jorge Braz dentro de quadra.
O selecionador nacional explicou publicamente as razões por trás desta lista de escolhas difíceis, justificando-as com base no momento atual dos atletas. Segundo o técnico, o facto de João Matos não ter integrado os últimos estágios de preparação pesou na balança, mas deixou uma nota final de reconhecimento: “Há algo que é claro, um respeito brutal para toda esta equipa que não vai e podia ir”.
Com Jorge Braz ao comando, esta é a primeira fase final que João Matos falha. Pela seleção nacional, o fixo já atuou em 213 ocasiões, somando 27 golos marcados e já venceu dois Campeonatos da Europa (2018 e 2022) e um Mundial no ano de 2021.
Outro jogador do Sporting que também ficou de fora dos eleitos de Jorge Braz foi Zicky Té, a contas com uma lesão. Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Diogo Santos e Pauleta são os atletas leoninos que vão representar Portugal na prova que começa a 21 de janeiro, a disputar-se na Letónia, Lituânia e Eslovénia.
A seleção lusa está inserida no grupo D, juntamente com Itália, Hungria e Polónia e irá disputar a primeira fase em Liubliana, cidade especial onde Portugal venceu o seu primeiro título europeu. No que toca ao Sporting, este segue na segunda posição da Liga Placard, com 39 pontos - menos seis que o Benfica, que é líder.
Lista de jogadores chamados para representar Portugal foi divulgada esta quarta-feira, dia 7 de janeiro, com alguns destaques em consideração
07 Jan 2026 | 12:26 |
Jorge Braz divulgou, esta quarta-feira, dia 7 de janeiro, os 14 convocados de Portugal para o Campeonato da Europa. O Selecionador Nacional chamou quatro jogadores do Sporting, deixando algumas figuras bastante importantes do Clube de Alvalade de fora da competição.
Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Diogo Santos e Pauleta são os nomes da turma de Nuno Dias que fazem parte da lista para a prova que se disputa entre 21 de janeiro e 7 de fevereiro na Letónia, Lituânia e Eslovénia. Destaque para as ausências de João Matos e Zicky Té - este último menos chamativo pelos poucos minutos na presente temporada.
De resto, também Erick Mendonça - que foi recentemente associado a um possível regresso ao Sporting -, faz parte da convocatória das quinas, como o único universal escolhido por Jorge Braz para representar Portugal nesta edição do Europeu.
João Matos, capitão dos leões, acaba por ficar de fora das opções - tal como se havia revelado em algumas convocatórias anteriores de preparação -, não deixando de ser uma ausência notória como figura-chave e lenda da Seleção Nacional de futsal.
Confira a lista de convocados:
Guarda-redes: Edu Sousa (Múrcia) e Bernardo Paçó (Sporting)
Fixos: André Coelho (Benfica) e Tomás Paçó (Sporting)
Fixo/Ala: Afonso Jesus (Benfica)
Universal: Erick Mendonça (Barcelona)
Alas: Tiago Brito (Sp. Braga), Diogo Santos (Sporting), Pauleta (Sporting), Lúcio Rocha (Benfica), Pany Varela (Benfica), Kutchy (Benfica) e Bruno Coelho (Riga)
Pivô: Rúben Góis (Rio Ave)
Recorde este golo de João Matos por Portugal:
Sporting manifesta profundo pesar pela morte inesperada de Alex Felipe
07 Jan 2026 | 11:20
Sporting perde na Liga dos Campeões por 3-0 e continua com zero pontos
06 Jan 2026 | 17:18
Oficial! Gerson Baldé é reforço do Sporting; Varandas garante contratação
05 Jan 2026 | 16:16