
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Portugal empatou (1-1) com a Inglaterra, em Leiria, no penúltimo jogo da Liga de Elite de sub-20, competição que reúne oito seleções europeias do escalão. Francisco Silva, Rodrigo Dias, Manuel Mendonça, Rodrigo Ribeiro (emprestado ao AFS) e Afonso Moreira foram os jogadores do Sporting lançados no onze por Oceano Cruz.
Diogo Monteiro, do Leeds, fez o golo da Seleção Nacional de sub-20, aos 32’, de cabeça, depois de Dane Scarlett, ponta de lança do Tottenham, ter inaugurado o marcador logo aos 7’. Matthew Young e Francisco Silva brilharam nas balizas de Inglaterra e Portugal, impedindo que a partida tivesse mais golos.
Com este resultado, Portugal soma agora 10 pontos em seis jogos (duas vitórias e quatro empates). Este sábado, dia 22 de março, a seleção viaja para a Alemanha, onde na segunda-feira encerra a campanha diante da equipa local, a quem basta um ponto para conquistar a prova (tem os mesmos 15 pontos do que os ingleses, mas menos um jogo).
“Fica a entrega dos jogadores em condições difíceis. Entramos um pouco a frio, mas posteriormente conseguimos empatar o jogo e estivemos superiores. No entanto, a Inglaterra na última parte do encontro foi mais inteligente e acabou por ser superior, mas nenhuma das equipas merecia perder este jogo", analisou Oceano no final do encontro.
O selecionador aponta baterias para o próximo jogo e diz que quer vencer a Alemanha: "No fundo, em circunstâncias muito difíceis, os nossos jogadores sempre quiseram jogos, e é de enaltecer a vontade deles e isto demonstra o seu carácter profissional. Não há nada mais a dizer sobre estes jogadores, só agradecer-lhes. A Inglaterra e Alemanha são sem dúvida as duas equipas mais difíceis nesta competição. Apesar da Alemanha já ter perdido, é uma equipa fortíssima. Vamos para a Alemanha tentar vencer naturalmente”, finalizou. Dados os muitos jogadores do Sporting nas seleções, Rui Borges tem sido obrigado a treinar com vários jovens da formação.
Treinador dos verdes e brancos demarca-se de possível mau aproveitamento de futebolista leonino e SAD espera por milhões nos cofres
|
Marcus Edwards está a uma vitória do Burnley de deixar o Sporting em definitivo. Os clarets enfrentam o Sheffield United, adversário direto na subida à Premier League e, caso triunfem, a cláusula no contrato do inglês é automaticamente ativada. Rui Borges não se alongou nos comentários da possível saída.
"É algo que me ultrapassa um bocadinho, tem mais a ver com a estratégia de empréstimo ou venda do atleta. Se foi aproveitado ou não, não posso falar muito. Comigo, pouco ou nada jogou. Para trás, foi importante em alguns momentos, noutros nem tanto", disse, na conferência de imprensa de antevisão da partida com o Rio Ave.
Para Rui Borges, a possível saída de Edwards "faz parte dos momentos de forma dos jogadores", garantindo que "tem mais a ver com a estrutura" do que com o técnico, visto que a cláusula colocada no contrato de cedência aos ingleses não foi elaborada pelo treinador do Sporting.
O encontro entre Burnley e Sheffield United está marcado para esta segunda-feira, dia 21 de abril. O duelo disputa-se em Turf Moor e tem pontapé de saída marcado para as 17h30. O jogador emprestado pelo Sporting deverá começar a partida na condição de titular.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Marcus Edwards – atualmente avaliado em 15 milhões de euros – participou em 10 encontros pelos leões. O jogador somou, no total, apenas 346 minutos disputados com a Listada verde e branca, tendo marcado três golos. Pelo Burnley, o atleta marcou presença em 14 embates, somando dois tiros certeiros e uma assistência.
Jogador muito importante nos planos dos verdes e brancos está fora da visita à formação vilacondense, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal
|
Rui Borges confirmou que Hidemasa Morita não irá jogar diante do Rio Ave. O treinador do Sporting revelou a ausência do médio, em antevisão à partida com os vilacondenses. Na antecâmara do encontro, o treinador leonino deixou no ar a hipótese de o nipónico voltar brevemente
"Morita não está disponível. Acredito, e tinha dito isso no final do jogo com o Moreirense, que estará para o Boavista", admitiu o treinador verde e branco, afastando o regresso do 'camisola 5' na Taça de Portugal, mas abrindo portas à possibilidade de ser opção no campeonato.
A expectativa é de que o internacional japonês possa recuperar o ritmo perdido nos próximos jogos dos verdes e brancos, de forma a estar a 100% na deslocação do Sporting ao Estádio da Luz. O dérbi eterno joga-se a 10 de maio, com pontapé de saída marcado para as 18h00.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contabiliza 30 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.765 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 22 de abril, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Petit, jogar-se-á às 20h45, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira. Na primeira mão, os leões venceram por 2-0.
Enquanto a equipa de Rui Borges luta pelo título e a Taça de Portugal, Direção verde e branca já pensa na construção do plantel para a próxima temporada
|
O plantel do Sporting deverá sofrer mudanças na próxima temporada. Algumas saídas estão a ser estudadas, sendo que Ricardo Esgaio e Diogo Travassos podem abandonar Alvalade já no próximo mercado de verão, não entrando nas contas de Rui Borges.
Ricardo Esgaio, lateral de 31 anos, esteve muito perto de sair no mercado de janeiro para um clube turco. As negociações avançaram, mas o entendimento final falhou. Com espaço reduzido nas opções de Rui Borges, tudo indica que o cenário não se vai alterar na próxima janela de transferências. A saída, desta vez, pode mesmo concretizar-se, até porque o Sporting já olha para outros nomes para reforçar o corredor direito.
Diogo Travassos, de apenas 21 anos, tem aproveitado bem o empréstimo ao Estrela da Amadora, onde tem somado minutos e boas exibições. No entanto, o jovem formado em Alcochete termina contrato em 2026 e, até agora, não há qualquer sinal de que o clube leonino esteja interessado em renovar. A ausência de uma cláusula de compra no empréstimo reforça a sensação de que o Sporting pode estar a preparar-se para o vender já este verão.
A administração leonina está focada nas grandes decisões da época, mas sabe que o plantel para 2025/26 começa a desenhar-se agora. Com a possível conquista do campeonato e uma ida ao Jamor em perspetiva, será essencial limpar algumas arestas, e as laterais parecem ser uma das prioridades da próxima época
Recorde-se que o Sporting vai defrontar o Rio Ave, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, às 20h45, partida que conta para a segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. A equipa de arbitragem já é conhecida e parece não agradar a Rui Borges.