Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Pote chega ao Sporting - Benfica na pior forma de sempre? O que dizem os números

'Camisola 8' dos verdes e brancos tem sido alvo de bastantes críticas nesta fase da temporada desportiva, mas não perde a confiança de Rui Borges

Pote tem registado maior irregularidade nas duas últimas épocas, mas Rui Borges irá levar o internacional português a jogo no Sporting - Benfica
Pote tem registado maior irregularidade nas duas últimas épocas, mas Rui Borges irá levar o internacional português a jogo no Sporting - Benfica

19 Abr 2026 | 08:52 |

Icon Comentário0

A cumprir a sexta temporada no Sporting, Pedro Gonçalves tem registado maior irregularidade nas duas últimas épocas, muito por força de problemas físicos e lesões musculares. Ainda assim, apesar das críticas de parte dos adeptos, o 'camisola 8' continua a merecer total confiança de Rui Borges.


"Para mim ele está bem, fez um bom jogo. A equipa até caiu um bocadinho depois de ele sair. Está à procura da sua melhor forma, mas fez um bom jogo e tem dado um bom contributo à equipa. E os números dele falam só por si e definem a importância que tem para a equipa", destacou o técnico, após o encontro frente ao Arsenal, em Londres.


Olhando para os números, percebe-se que, apesar de algumas oscilações, o rendimento ofensivo mantém-se elevado. Em 2025/26, apresenta 0,45 golos esperados por 90 minutos, acima das duas épocas anteriores no Sporting (0,41 em 2024/25 e 0,38 em 2023/24). Também nos remates mantém níveis altos (3,79 por jogo), assim como nos tiros enquadrados (1,75), ambos superiores aos registos das épocas anteriores.


A eficácia de passe de Pote mantém-se estável (80,3%), dentro dos padrões habituais, embora tenha registado uma quebra nas assistências esperadas (0,26, face aos 0,38 e 0,42 das épocas anteriores). Ainda assim, cria 2,62 oportunidades por jogo - mais do que em 2023/24, mas abaixo do pico de 2024/25. Em destaque está também a melhoria clara na eficácia de drible, que subiu para 46,7%.

No plano defensivo, os números são menos positivos. Apesar de ter melhorado ligeiramente nos duelos ganhos (43,9% face aos 35% da época passada), apresenta menos ações defensivas por jogo (1,40), abaixo dos 1,95 e 2,12 das duas temporadas anteriores. Também a presença na área adversária diminuiu, com 5,13 toques por jogo, ligeiramente abaixo dos registos recentes.


Ainda assim, os números globais continuam a evidenciar a importância de Pote no Sporting. Em 2025/26 soma 15 golos e sete assistências em 33 jogos. Na época anterior, marcada por lesões (falhou 40 jogos e esteve 180 dias parado), terminou com seis golos e seis assistências em 20 partidas. Já em 2023/24 assinou a melhor temporada da carreira, com 18 golos e 16 assistências em 49 jogos, num total de 34 contribuições diretas para golo.


Futebol

Diretor do Almería recorda semelhanças ao Sporting: "Suárez também não queria ficar no clube"

Internacional colombiano continua a ser um dos temas quentes no Clube de Alvalade, mas leões não olham para a saída como uma possibilidade

João Gonçalves, diretor desportivo do Almería, acredita que Luis Suárez vai reagir e conta outro episódio do jogador em Epanha
João Gonçalves, diretor desportivo do Almería, acredita que Luis Suárez vai reagir e conta outro episódio do jogador em Epanha

19 Ago 2026 | 13:27 |

Icon Comentário0

Luis Suárez atravessa um momento delicado no Sporting e admite mesmo a possibilidade de deixar Alvalade ainda neste mercado. A SAD, porém, não está disponível para negociar o avançado e remete qualquer interessado para os 80 milhões de euros da cláusula de rescisão.


O colombiano tem vivido semanas atribuladas, desde a associação ao Fenerbahçe durante o Mundial ao episódio de frustração num treino, passando pelos assobios de parte dos adeptos. A perda da titularidade para Fotis Ioannidis também contribuiu para aumentar o desconforto do melhor marcador da última edição do campeonato.


João Gonçalves: "No ano em que descemos de divisão ele também não queria ficar no clube"


Apesar do cenário, João Gonçalves, diretor desportivo do Almería, acredita que o antigo jogador vai reagir. “Recordo que no ano em que descemos de divisão ele também não queria ficar no clube. Falei com ele e acabou por aceitar a minha argumentação. Depois, acabou por fazer a melhor época de sempre, e foi transferido para o Sporting”, explicou.

O dirigente espanhol não quis pronunciar-se sobre uma eventual saída, mas deixou uma garantia sobre a atitude do avançado caso continue de leão ao peito. “Mas garanto que se ficar no Sporting não irá baixar os braços e irá lutar com todas as suas forças pelos objetivos do clube. Ele não fica afetado com este tipo de coisas”, afirmou, considerando Suárez um “guerreiro”.


João Gonçalves desvalorizou ainda o episódio ocorrido num treino em Alcochete. “Saiu mais cedo do treino e Rui Borges foi buscá-lo? Nunca tivemos problemas com ele. Eu prefiro ter no plantel jogadores como ele, do que sonsos, sem sal. Foi uma questão isolada”, rematou. O Sporting mantém, para já, uma posição firme: Suárez só sai perante o pagamento dos 80 milhões de euros.


Futebol

Sporting tenta garantir central de 1,95 metros e desiste de outro alvo

Estrutura do Clube de Alvalade continua a tentar fechar as opções para a defesa até ao final do mercado de transferências e tomou nova decisão

 Sporting continua interessado em Djibril Gueye para reforçar a equipa B. O defesa-central senegalês, de apenas 19 anos e 1,95 metros, pertence ao Leganés
Sporting continua interessado em Djibril Gueye para reforçar a equipa B. O defesa-central senegalês, de apenas 19 anos e 1,95 metros, pertence ao Leganés

19 Ago 2026 | 12:32 |

Icon Comentário0

O Sporting continua interessado em Djibril Gueye para reforçar a equipa B. O defesa-central senegalês, de apenas 19 anos e 1,95 metros, pertence ao Leganés e é visto como uma opção para a formação orientada por Tiago Fernandes.


Segundo o jornal A Bola, os leões tentam garantir o jogador através de um empréstimo com opção de compra. Gueye chamou a atenção dos responsáveis verdes e brancos num particular disputado esta temporada entre as equipas secundárias de Sporting e Leganés.


O jovem central atua atualmente na equipa B do emblema espanhol e continua bem referenciado em Alvalade. A estrutura leonina entende que o jogador reúne características interessantes para crescer na formação secundária e procura chegar a um entendimento com o Leganés.


Quem já não entra nas contas da estrutura verde e branca é Nélio Batista. O médio, de 17 anos, do Marítimo chegou a ser considerado como possível reforço para a equipa B do Sporting, mas essa hipótese está agora descartada.

O Sporting continua, assim, atento a oportunidades para reforçar o plantel orientado por Tiago Fernandes, com Djibril Gueye a permanecer como um dos processos em aberto nesta reta final do mercado do transferências deste verão.



Futebol

Depois da polémica, Luis Suárez ganha grande oportunidade no Sporting

Internacional colombiano tem passado por momentos mais complicados ao serviço dos leões, mas pretende voltar a mostrar trabalho em Alvalade

Luis Suárez pode voltar a ser titular no Sporting já na receção ao Alverca, devido à lombalgia sofrida por Fotis Ioannidis
Luis Suárez pode voltar a ser titular no Sporting já na receção ao Alverca, devido à lombalgia sofrida por Fotis Ioannidis

19 Ago 2026 | 12:12 |

Icon Comentário0

Luis Suárez pode voltar a ser titular no Sporting já na receção ao Alverca. O avançado colombiano tem começado no banco neste arranque de campeonato, mas a lombalgia sofrida por Fotis Ioannidis poderá abrir-lhe uma oportunidade no onze de Rui Borges.


Segundo o jornal Record, o internacional grego acusou dores na zona inferior das costas no regresso aos trabalhos e realizou apenas trabalho de baixa carga no ginásio da Academia Cristiano Ronaldo. Ioannidis será novamente reavaliado para perceber se pode regressar ao relvado junto do grupo.


Caso esteja a 100%, o 'camisola 89' deverá continuar a ser a primeira escolha de Rui Borges. Se o problema físico persistir, porém, Suárez surge como o candidato natural a ocupar a frente de ataque diante dos ribatejanos na 3.ª jornada da Liga.


O colombiano ainda procura recuperar totalmente o espaço que perdeu depois de ter chegado mais tarde à preparação devido à participação no Mundial. Entrou no decorrer dos encontros com Estrela da Amadora (2-2) e Vitória de Guimarães (3-2), mas ainda não conseguiu ter o impacto desejado no Sporting.

Apesar do momento atribulado e dos assobios de parte dos adeptos, Luis Suárez continua a trabalhar com afinco. O ponta de lança terminou 2025/26 com 38 golos em 53 jogos e pode agora ter uma nova oportunidade para recuperar a titularidade, caso Ioannidis não esteja em condições de jogar frente ao Alverca.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Venda de 30M da Arábia pode desbloquear saída de encostado de Rui Borges no Sporting
Futebol

Venda de 30M da Arábia pode desbloquear saída de encostado de Rui Borges no Sporting

19 Ago 2026 | 08:42

Icon Comentário0
Sporting abre conversas por Moussa Diaby e Pote pode entrar no negócio
Futebol

Sporting abre conversas por Moussa Diaby e Pote pode entrar no negócio

19 Ago 2026 | 11:32

Icon Comentário0
Nestory Irankunda já treina, mas ainda não pode jogar pelo Sporting
Futebol

Nestory Irankunda já treina, mas ainda não pode jogar pelo Sporting

19 Ago 2026 | 09:11

Icon Comentário0