Futebol
Exclusivo Leonino - Maus resultados fazem Sporting tomar decisão por João Gião
22 Jan 2026 | 13:57
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
23 Jan 2026 | 09:34 |
Os dias avançam e, entre castigos cumpridos e processos de recuperação, Rui Borges vê o plantel do Sporting ganhar novas opções. Esse aumento de alternativas implica também maior exigência interna, já que quem permanece no grupo tem de elevar o ritmo para manter espaço nas escolhas.
É precisamente com esse espírito que Hidemasa Morita, médio de 30 anos, encara o momento atual. O setor intermédio dos leões volta a contar com Morten Hjulmand, após cumprir duas suspensões - uma na Liga, frente ao Casa Pia, e outra na Liga dos Campeões, diante do PSG -, recebeu novamente Daniel Bragança, que esteve afastado durante 11 meses, e tem em João Simões, de apenas 19 anos, uma opção cada vez mais afirmada no onze.
Depois de somar, frente à equipa orientada por Luis Enrique, dois jogos consecutivos completos pela primeira vez em cerca de um ano e meio - algo que não acontecia desde os encontros com o PSV, a 27 de setembro de 2024, e com o Estoril, a 1 de outubro do mesmo ano -, o internacional japonês falou à comunicação social do seu país sobre a ambição de aumentar a sua utilização, numa altura em que o Campeonato do Mundo surge como um dos grandes objetivos a curto prazo.
"Preciso de provar que sou necessário"
"Estava numa posição em que precisava - e sabia disso - de causar impacto nos dois últimos jogos e sinto que consegui ter um bom desempenho", começou por explicar o centrocampista do Sporting, que acrescenta: "Porque se eu não for chamado em março [n.d.r.: na última data FIFA antes da prova americana o Japão defronta a Inglaterra em Wembley] não há Mundial. Ou seja, preciso de provar que sou necessário".
Apesar de já contabilizar 26 partidas pelo Sporting em 2025/26, Morita ainda não foi utilizado pela seleção orientada por Hajime Moriyasu nesta temporada. O compromisso de março surge, assim, como uma oportunidade decisiva para garantir presença na competição internacional, na qual ainda não participou e que o jogador considera uma janela difícil de voltar a alcançar depois de 2026.
Treinador dos verdes e brancos irá orientar na manhã desta sexta-feira, dia 23 de janeiro, o último treino antes da deslocação da 19.ª jornada da Liga
23 Jan 2026 | 09:22 |
Morten Hjulmand estará de regresso ao onze do Sporting para a deslocação a Arouca, válida para a 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Depois de duas partidas em que foi 'desfalque' para a turma de Rui Borges, o capitão dos leões dá uma nova vida ao meio campo, enquanto a atenção se centra agora na eventual disponibilidade de mais duas opções.
Em causa estão Ousmane Diomande e Pedro Gonçalves, defesa-central e médio ofensivo, respetivamente. Ambos já ultrapassaram os problemas musculares, mas ainda não treinaram sem limitações com o restante plantel. Esta manhã, dia em que a equipa parte para o estágio habitual no Norte do país, está prevista uma avaliação que deverá esclarecer se o costa-marfinense e o internacional português poderão integrar a comitiva para o encontro com a formação orientada por Vasco Seabra.
Continuam certamente indisponíveis Salvador Blopa, Eduardo Quaresma, Nuno Santos, Geovany Quenda e Fotis Ioannidis. Dentro deste grupo, apenas o camisola 7 não se encontra a recuperar na Academia Cristiano Ronaldo, uma vez que o processo pós-cirúrgico ao pé direito está a ser realizado nas instalações do Chelsea, clube que detém os seus direitos desportivos.
Por esta altura, os comandados de Rui Borges têm agora 45 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (52) está no primeiro posto. Já o Benfica é terceiro com 42 pontos amealhados.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 24 de janeiro, frente ao Arouca, em jogo relativo à 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Seabra jogar-se-á às 18h00, no reduto do adversário.
Avançado colombiano foi a principal figura do triunfo histórico dos comandados de Rui Borges na sétima jornada da Liga dos Campeões
23 Jan 2026 | 09:08 |
O bis apontado por Luis Suárez frente ao PSG, na passada terça-feira, a contar para a sétima jornada da fase regular da Liga dos Campeões, continua a projetar o avançado do Sporting no plano internacional, algo que o colocou nas boas do mundo.
Após a conclusão da ronda europeia na quarta-feira, a UEFA revelou o onze da semana, no qual o nome do internacional colombiano surge entre os eleitos. A equipa escolhida integra Tzolakis (Olympiacos), Jafarguliyev (Qarabag), Van Dijk (Liverpool), Gundersen (Bodø/Glimt), Pedro Porro (Tottenham), Thuram (Juventus), Vinícius Júnior (Real Madrid), Navarro (Athletic Bilbao), Fermín López (Barcelona), Simeone (Atlético de Madrid) e Luis Suárez (Sporting).
Além da presença na equipa ideal, o ponta-de-lança leonino esteve também entre os nomeados para o prémio de Jogador da Semana, distinção que acabou por ser atribuída a Vinícius Júnior, com o colombiano a terminar na segunda posição da votação.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 30 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.289 minutos que esteve em campo, o ponta-de-lança marcou 22 golos e fez quatro assistências.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 24 de dezembro, frente ao Arouca, em jogo relativo à 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Seabra jogar-se-á às 18h00, no reduto do adversário.
Central neerlandês foi apresentado como reforço do Feyenoord na última quinta-feira, dia 22 de janeiro, depois de ter rescindido com os leões
23 Jan 2026 | 09:00 |
Jeremiah St. Juste foi oficialmente apresentado como jogador do Feyenoord na quinta-feira, 22 de janeiro, colocando ponto final numa passagem pelo Sporting, que começou em 2022. O central deixou palavras de despedida em tom positivo, reconhecendo que os últimos meses em Alvalade foram mais difíceis, mas mostrando-se confiante para o novo desafio na Eredivisie.
"Tive muito boas experiências no futebol. Aproveitei muito os jogos internacionais, tive muito bons anos. Os últimos meses por causa da situação no Sporting não foram tão bons, mas quero entrar muito em detalhes. Estou feliz por estar aqui, sabem como me sinto fisicamente. Sinto-me bem, fiz muitos testes, treinei forte à espera de uma boa oportunidade", afirmou aos canais do clube de Roterdão.
Sobre o que pode acrescentar à nova equipa, St. Juste destacou a preparação feita nos últimos tempos: "Esta época não joguei na primeira divisão, mas fiz jogos de treino com a equipe B, também contra equipas da primeira divisão e contra outras equipas, sinto-me bem, desejoso de começar a trabalhar".
Por fim, o central neerlandês falou da evolução pessoal e profissional desde a última passagem pelo Feyenoord: "Tornei-me muito mais adulto. Há algumas coisas em que me sinto mais tranquilo. Analiso mais coisas que possam ajudam os jogadores e também os treinadores. Estou mais adulto e tranquilo".
Jeremiah St. Juste - avaliado em 3 milhões de euros - chegou ao Sporting na temporada 2022/23, oriundo do Mainz, por 10 milhões de euros. Nas três temporadas e meia em que esteve ligado aos leões, o central neerlandês disputou o total de 80 partidas, nas quais marcou dois golos e fez uma assistência.