
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting não desiste de contar Ioannidis em 2024/25, estando a trabalhar para garantir o atacante de 24 anos. Sabendo de antemão que terá de partilhar metade do montante com o Levadiakos, a direção do Panathinaikos está a forçar e a tentar ‘esticar a corda’ ao máximo.
O Ipswich Town ofereceu ao Panathinaikos uma proposta de 22,5 milhões de euros para levar Fotis Ioannidis, mas a proposta foi imediatamente recusada pelo emblema de Atenas, que quer encaixar um valor superior com o ponta de lança grego e a justificação pode trazer problemas à Direção de Frederico Varandas.
Segundo informações recentes, os trifylli detêm apenas 50% do passe do jogador, com o restante a estar em posse do Levadiakos. Ora, qualquer transferência que seja feita pelo goleador da equipa irá render apenas metade do valor aos cofres da SAD, pelo que os responsáveis helénicos estão a tentar aumentar a parada o mais possível, de modo a encaixarem uns bons milhões com o ponta de lança.
Em 2023/24, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis – avaliado em 13 milhões de euros– realizou 43 partidas: 27 na Liga Grega, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e quatro na Taça da Grécia. Ao todo, nos 2.954 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado que está na mira do Sporting marcou 23 golos e fez 10 assistências.
Contas feitas, em média, o internacional grego de 24 anos – que tem contrato até junho de 2027 – conta com uma finalização certeira a cada 128 minutos. Se juntarmos os passes para golo, este número é ainda melhor, com Fotis Ioannidis a contribuir para balançar as redes adversárias a cada 89 minutos, o que é visto com bons olhos pela estrutura do Sporting.
Melhores momentos de Fotis Ioannidis:
Treinador do conjunto vimaranense vem vivendo um bom momento na carreira, e há um dado que deixa os Sportinguistas em sobressalto
|
O Sporting entra em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, para defrontar o conjunto do Guimarães, em encontro da 34º. jornada da Liga Portugal Betclic, que pode dar o bicampeonato aos leões. Apesar do bom momento, há um dado que assusta: Luís Freire, técnico dos vimaranenses, já sabe o que é vencer em Alvalade.
Analisando os registos, verifica-se que o técnico de 39 anos já defrontou o Sporting em oito ocasiões, enquanto treinador principal. O saldo é de uma vitória, um empate e seis derrotas, sendo que o único triunfo aconteceu logo no primeiro jogo frente aos verdes e brancos. Em outubro de 2018, ao serviço do Estoril, Luís Freire comandou a equipa da Linha a uma vitória por 2-1, em Alvalade, num desafio referente à segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga.
Nos cinco duelos seguintes, o Sporting levou a melhor. No comando técnico do Nacional, Luís Freire foi derrotado na receção aos verdes e brancos por 2-0, em janeiro de 2021. Já ao serviço do Rio Ave, em 2022/23 e 2023/24, seguiram-se outros quatro desaires para o jovem técnico e sempre sem golos marcados pelos vilacondenses – 3-0 e 2-0, em Alvalade, 2-0 e 1-0, no Estádio dos Arcos.
Ainda na época passada, Luís Freire voltou a conseguir travar o Sporting. Na 23ª jornada do campeonato, a equipa comandada por Ruben Amorim deslocou-se ao terreno dos vilacondenses e não foi além de um empate 3-3. Na presente temporada, Luís Freire já defrontou o Sporting, também ao serviço do Rio Ave. Na primeira jornada da Liga Portugal Betclic, a formação de Vila do Conde deslocou-se a Alvalade e foi derrotada por 3-1.
A partir das 18h00 do próximo sábado, Luís Freire - que soma duas vitórias e duas derrotas, no confronto direto com Rui Borges - vai defrontar o Sporting, pela primeira vez, no comando técnico do Vitória de Guimarães. Vale lembrar que no jogo da primeira volta, no Estádio D. Afonso Henriques, leões e vimaranenses empataram 4-4, com Daniel Sousa ao leme dos minhotos.
Antigo goleador do conjunto verde e branco, com passagem pelo Clube no século passado, concedeu entrevista e falou da equipa dos leões
|
Beto Acosta é um dos grandes nomes da história do Sporting. O avançado argentino, com passagem em Alvalade entre 1998 e 2000, concedeu uma entrevista à Antena 1, onde abordou a forma da grande figura da equipa verde e branca, Viktor Gyokeres.
"Os dados deste grande goleador são impressionantes. Há uns anos ninguém o conhecia e agora tem estado muito bem no Sporting, a marcar golos e feliz", começou por explicar Beto Acosta na antena da rádio portuguesa.
Relembrou, de seguida, a luta de Viktor Gyokeres pela Bota de Ouro. Relembrar que o sueco lidera, neste momento, esse ranking, com 58 pontos, seguido bem de perto por Mbappé e Salah, dois dos maiores nomes do futebol mundial, que somam 57 pontos neste momento.
"É um grande jogador, mas acima de tudo um grande goleador. Fico muito feliz por estar perto de fazer história no Sporting e de conquistar a Bota de Ouro do futebol europeu", explicou Beto Acosta, o argentino que também foi um grande goleador em Alvalade.
O antigo jogador do Sporting revelou ainda estar confiante para a conquista do bicampeonato que foge aos leões há mais de 70 anos. Relembrar que Beto Acosta realizou 99 partidas de leão ao peito nos dois anos que passou em Alvalade, nas quais conseguiu o registo de 44 golos marcados com a Listada verde e branca.
Defesa central dos leões chegou muito jovem a Alvalade, mas teve oportunidade de aprender com vários jogadores muito experientes
|
Ousmane Diomande, jovem defesa central do Sporting, cumpriu, recentemente, a mítica marca dos 100 jogos de leão ao peito. O costa marfinense concedeu uma entrevista aos canais oficiais dos leões, onde, entre outros temas, lembrou Luís Neto e Seba Coates, e destacou os ensinamentos que os dois lhe passaram.
Começou por falar das primeiras impressões no Sporting: "A primeira coisa foi o estádio, claro. Eu costumava jogar em estádios mais pequenos e, por isso, fiquem muito impressionado, tal como fiquei na minha estreia. Quando vi os adeptos só pensava: uau! Já sabia que era um clube muito grande, mas ainda mais quando os vi a apoiar a equipa", atirou.
Lembrou, de seguida, os ensinamentos dos elementos mais experientes do plantel: "No início, o Seba [Coates] estava sempre a dar-me conselhos, embora eu já olhasse sempre para ele, claro, porque sabia que era um jogador de topo. Como defesa, ele foi muito importante para a equipa, aprendi com ele e, também, com os conselhos do Neto. Aprendi muito com ambos, porque são muito calmos e acho que isso foi importante para mim", explicou Ousmane Diomande.
Depois, falou dos momentos mais marcantes com a Listada verde e branca: "Acho que estou a viver o meu melhor momento agora. Como se vê, os adeptos estão por todo o lado e querem ser bicampeões. Estão muito motivados e nós também. Vemo-los nas ruas, é espetacular e acho que este é o momento mais especial. Agora, claro que temos de vencer o último jogo para que a alegria seja ainda maior. O meu primeiro golo foi contra o Benfica. Excelente ambiente, contra uma grande equipa, por isso festejei como um maluco!", revelou o defesa central.
Por último, destacou a presença na Liga dos Campeões: "Todas as crianças sonham com isso e, além disso, foi em casa. Só pensava em quando, antes, eu via os jogos e ouvia o hino. Foi muito especial e vou sempre recordar esse momento", rematou Ousmane Diomande, central do Sporting.