Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
03 Mar 2020 | 15:41 |
A equipa de basquetebol do Sporting CP desloca-se, esta quarta-feira, 4 de março, pelas 20h15, ao Pavilhão Dr. Salvador Machado, para defrontar a UD Oliveirense. Em jogo relativo aos quartos de final da Taça de Portugal, os leões tentarão dar seguimento ao bom momento de forma e garantir a presença na fase seguinte da prova rainha.
No passado sábado, 29 de fevereiro, o conjunto de Luís Magalhães conseguiu um importante triunfo, frente ao Vitória de Guimarães, por 102-89 (LER AQUI). Com Travante Williams em grande destaque – o norte americano somou 26 pontos, quatro ressaltos, duas assistências, um bloco e um roubo de bola – o Sporting CP ainda passou por momentos de algum aperto, mas haveria de sair da cidade berço com a vitória.
A turma de Alvalade está, atualmente, no primeiro lugar da LPB Placard, com 41 pontos, e é o melhor ataque, com 1.958 pontos marcados, e também a melhor defesa, com 1.478 pontos sofridos. Nas seis jornadas que faltam ainda jogar até ao final da fase regular, os leões terão que se deslocar, curiosamente, até ao reduto da UD Oliveirense e receberão, no Pavilhão João Rocha, o FC Porto, naqueles que são, teoricamente, os compromissos mais complicados.
Nesta série de seis vitórias consecutivas, a última vez em que os comandados de Luís Magalhães saíram derrotados foi precisamente diante da UD Oliveirense. Em jogo das meias finais da Taça da Liga, o Sporting CP perdeu, já no prolongamento, por 93-88. Desde então, destaque para o triunfo caseiro diante do eterno rival, SL Benfica, por 81-75. Na Taça de Portugal, os leões estrearam-se, nos oitavos de final, com uma vitória, por 75-50, diante da AD Ovarense.
No jogo da primeira volta entre Sporting CP e UD Oliveirense, os rapazes de verde e branco triunfaram categoricamente, por 94-70.
https://www.youtube.com/watch?v=qVbmv-jtDKU
Relativamente à equipa de Oliveira de Azeméis, apesar do triunfo na Taça da Liga, está a realizar uma temporada abaixo das expectativas, ocupando o quarto lugar da LPB Placard, com 34 pontos, os mesmos que o Vitória de Guimarães. Na última jornada, o conjunto de Norberto Alves foi derrotado, fora de portas, pelo CAB Madeira, por 84-82. No capítulo individual, o poste Marc-Eddy Norelia, com 395 pontos, é o melhor marcador da equipa. Shonn Miller, com 278, e João Balseiro, com 202, são os senhores que se seguem. Na prova rainha, a turma de Norberto Alves venceu, também nos oitavos de final, o Imortal Basket Club, por 70-63.
No entanto, e mesmo tendo em linha de conta que a UD Oliveirense tem estado uns furos abaixo do expectável, será uma partida bastante intensa e em que os leões, caso queiram seguir em frente, terão de estar ao seu melhor nível.
O jogo entre Sporting CP e UD Oliveirense realiza-se esta quarta-feira, 4 de março, pelas 20h15, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Leões e dragões mediram forças este sábado, dia 7 de fevereiro, em Clássico válido para a 14.ª jornada do campeonato nacional
07 Fev 2026 | 17:04 |
A equipa de basquetebol do Sporting foi derrotada pelo Porto por 82-76, este sábado, dia 7 de fevereiro, em jogo da 14.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões acabaram por ceder no Clássico.
No primeiro período, denotou-se bastante equilíbrio entre leões e dragões, resultando num empate ao cabo dos primeiros 10 minutos de jogo (21-21). No segundo parcial, a equipa visitante começou a apertar o Sporting, mas Luís Magalhães afinou agulhas e a igualdade no marcador voltou a registar-se ao intervalo (42-42).
No terceiro parcial, foi novamente o Porto quem entrou melhor. O Sporting chegou a estar em desvantagem por nove pontos, mas acabou por melhorar e entrou nos últimos minutos da partida com apenas quatro pontos a menos (62-58). Com tudo por decidir no último quarto, os leões ainda tentaram reagir, mas foram mesmo os dragões quem conseguiu levar a melhor (82-76).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Diogo Ventura. O internacional somou 18 pontos e cinco assistências. Já Brandon Johns Jr. contabilizou os 15 pontos, sete ressaltos e quatro assistências, números que não foram suficientes para que o Sporting pudesse triunfar, isto depois do triunfo diante do Benfica na ronda anterior.
Com esta derrota - a décima em 30 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 25 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). Na quarta-feira, dia 11 de fevereiro, os leões disputam a sexta jornada da segunda ronda da FIBA Europe Cup e vão receber o BK Prievidza, pelas 19h30.
Na antevisão ao duelo diante dos azuis e brancos, jogador do Clube de Alvalade disse ainda estar "grato" por poder representar os leões
06 Fev 2026 | 17:16 |
A equipa de basquetebol do Sporting - que pode vir a ter um novo jogador - recebe este sábado, dia 7 de fevereiro, o Porto, em partida da 14.ª jornada da Liga, marcada para as 15h00. O base Stephan Swenson destacou o entusiasmo do grupo para o Clássico e a preparação intensa que têm feito ao longo da temporada. O jogador belga diz que quer aproveitar a má época dos dragões.
“É um jogo muito entusiasmante. Adoramos os grandes jogos, treinamos e preparamo-nos todos os dias para competirmos nestes jogos e a competição europeia deixa-nos ainda mais preparados para estes grandes jogos, como será frente ao Porto”, começou por dizer aos meios de comunicação do Clube de Alvalade
S. Swenson: “O Porto esta época não está a sair-se tão bem"
O basquetebolista analisou o adversário e alertou para o talento da equipa portista: “O Porto esta época não está a sair-se tão bem, mas têm uma equipa muito talentosa, muito boa equipa e ao virem para este jogo, vão querer fazer o melhor, mas vamos estar preparados”.
Stephan Swenson falou ainda sobre o momento da equipa e a abordagem para cada desafio: “Estamos num bom momento, mas cada jogo é um novo jogo. É uma abordagem diferente, tudo volta a começar do 0-0. Vamos para o próximo jogo cientes de que tudo pode acontecer, por isso temos de jogar o nosso melhor basquetebol”.
S. Swenson: “Sinto-me sempre grato por poder representar o Sporting"
Por fim, o pupilo de Luís Magalhães deixou um apelo aos adeptos: “Sinto-me sempre grato por poder representar o Sporting, pela oportunidade dada, por jogar com estes companheiros de equipa e esta equipa técnica, o que torna tudo ainda melhor. Estou a ter excelentes momentos. Venham apoiar-nos, estamos a ter um excelente ano e sabemos que podemos continuar assim, com eles a virem ao Pavilhão João Rocha”, terminou.
Direção do Clube de Alvalade terá chegado ao consenso de que falta reforçar um dos setores do seu plantel para dar maiores possibilidades à equipa
06 Fev 2026 | 03:00 |
O Sporting está na disposição de contratar um novo poste para a equipa de basquetebol. A Direção verde e branca tem como principal objetivo que a turma de Luís Magalhães lute pelo título e seja competitiva até ao final da temporada e, para isso, um reforço pode estar aí à porta.
Segundo informações recolhidas pelo nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, os dirigentes dos leões estão convencidos em garantir a contratação de um poste estrangeiro que seja capaz de render no imediato, e que ajude o Sporting a cumprir os seus objetivos esta temporada, nomeadamente na luta pelo campeonato nacional.
O Sporting leva nove vitórias em 20 jogos esta época, e perdeu apenas por duas vezes na Liga Portuguesa - frente ao Esgueira e ao Benfica. No entanto, os responsáveis verdes e brancos ainda não estão convencidos que a equipa esteja 100% à altura de lutar pelo campeonato e pensam em reforçar o jogo interior do conjunto leonino até ao final da temporada.
O plantel leonino tem, de momento, dois postes que vão partilhando a quadra. Brandon Johns Jr., norte-americano de 25 anos, tem sido um dos maiores destaques da equipa verde e branca: participou em 29 encontros até ao momento e soma médias de 14,4 pontos, 1,7 assistências e 7,7 ressaltos por partida.
Rui Palhares é o outro poste da equipa de basquetebol do Sporting. O português de 24 anos chegou ao Clube de Alvalade no verão de 2025, proveniente do Galitos, mas não se tem assumido no conjunto verde e branco. Participou também em 29 partidas, mas com médias modestas de 4,3 pontos, 0,3 assistências e 3,6 ressaltos por jogo. Estes números deixam Frederico Varandas e os restantes responsáveis verdes e brancos com a crença de que a posição tem potencial para ser melhorada ainda esta temporada.
Jogadores celebram vitória na Luz:
Sporting ganha na casa do Benfica e impõe primeira derrota ao rival na Liga portuguesa
31 Jan 2026 | 16:51