
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O PSG - Botafogo terminou com vitória brasileira, por 1-0. O resultado chocou os adeptos, que esperavam um trinfo tranquilo do atual detentor da Liga dos Campeões, perante o vencedor da última edição da Libertadores. Nuno Mendes começou no banco de suplentes e entrou já com os parisienses em desvantagem.
O gigante francês dominou todo o encontro, mas não conseguiu materializar as oportunidades, embora tenha passado grande parte do tempo no meio-campo adversário. O Botafogo, num contra-ataque, viria a chegar à vantagem por intermédio de Igor Jesus (36').
No segundo tempo, o PSG continuou a toada ofensiva e Luis Enrique fez várias alterações. Ao minuto 56, Nuno Mendes, ex Sporting, entrou para o lugar de Lucas Hernández. Apesar do contínuo domínio gaulês, o Botafogo conseguiu manter a baliza inviolada e vencer a partida.
Com esta derrota, o PSG segue com três pontos e ocupa a segunda posição do grupo B do Mundial de Clubes. O Botafogo é líder, com seis. O Atlético de Madrid tem três, após vencer os Seattle Sounders (3-1), que ainda não pontuaram na competição.
Nuno Mendes e companhia - que golearam os espanhóis por 4-0 - voltam a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 23 de junho, pelas 20h00. Os comandados de Luis Enrique enfrentam a formação norte-americana, no Lumen Field, em Seattle, jogando perante vários adeptos da equipa adversária.
Extremo brasileiro tem sido apontado a uma transferência, depois de ter sido muito pouco utilizado sob comando técnico de Rui Borges
|
Biel tem o futuro no Sporting indefinido, encontrando-se a gozar o período de férias no Brasil. Ainda assim, o extremo de 24 anos – que estará de saída do Clube de Alvalade – tem realizado tratamentos para melhorar a sua condição física e, em particular, ganhar massa muscular.
Nos stories da rede social Instagram, Biel publicou um vídeo no qual surge numa clínica, em Bahia, a realizar os referidos tratamentos. O objetivo do atleta brasileiro é ganhar entre quatro e cinco quilos de massa muscular, para se tornar num jogador mais forte fisicamente.
Vale sublinhar que Biel tem sido apontado com insistência à saída do Sporting. O atleta de 24 anos tem muitos interessados no Brasil, sendo que Atlético Mineiro, Corinthians, São Paulo e Vasco da Gama já terão mesmo apresentado propostas de empréstimo do jogador ao Clube de Alvalade. Ainda assim, os responsáveis leoninos estão recetivos à cedência do extremo, exigindo que o acordo preveja uma cláusula de opção de compra.
Recorde-se que Biel trocou o Bahia pelo Sporting na janela de transferências de janeiro, quando o Clube de Alvalade procurava algumas opções para a frente de ataque. Os leões pagaram cerca de 6 milhões de euros pela contratação do extremo brasileiro, que deve agora seguir a carreira na sua terra natal.
Biel - avaliado em 5 milhões de euros - foi lançado em apenas sete partidas do Sporting, em 2024/25: diante do Dortmund, em Alvalade (17 minutos) e na Alemanha (56 minutos), frente ao Arouca (cinco minutos), com o Estrela da Amadora (um minuto), e em ambos os encontros da Taça de Portugal, diante do Rio Ave (três e 22 minutos) e na receção ao Gil Vicente (sete minutos).
Técnico verde e branco é destaque volvido um ano desde início de época que se mostrou ser histórica para o natural da cidade de Mirandela
|
A vida de Rui Borges mudou radicalmente no último ano. No dia 20 de junho de 2024, o agora treinador do Sporting iniciava a pré-temporada no Vitória de Guimarães. Um ano depois, o técnico de 43 anos prepara-se para iniciar a preparação par a nova temporada no Clube de Alvalade, depois de ter conquistado a dobradinha e de se ter estreado na Liga dos Campeões.
Entre julho e dezembro de 2024, Rui Borges orientou a equipa do Vitória de Guimarães num total de 30 jogos, tendo somado 18 vitórias, sete empates e cinco derrotas. O grande destaque foi o trajeto invicto na fase de liga da Liga Conferência, na qual a formação minhota registou quatro triunfos, além de duas igualdades, e terminou no segundo lugar da classificação, com 14 pontos, apenas atrás do Chelsea.
No dia 26 de dezembro do ano passado, Rui Borges foi apresentado oficialmente como treinador do Sporting e assumiu a orientação da equipa leonina, na sequência da saída de Ruben Amorim para o Manchester United e da aposta falhada em João Pereira. A estreia do técnico de 43 anos foi abrilhantada com a vitória (1-0), no dérbi frente ao Benfica, em Alvalade, num jogo referente à 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Em 2024/25, Rui Borges orientou o Sporting em 29 jogos, nos quais somou 18 vitórias, nove empates e apenas duas derrotas. Sob o seu comando, os leões asseguraram a conquista do bicampeonato, que escapava há 71 anos, e da Taça de Portugal. Além do sucesso nas provas nacionais, o treinador leonino estreou-se na Liga do Campeões, tendo orientado a equipa verde e branca nos jogos contra Bolonha e Leipzig, na fase de liga, e Borussia Dortmund, no play-off.
Apesar de ainda estar de férias, Rui Borges já prepara a próxima temporada do Sporting. O treinador terá a oportunidade de construir o plantel à sua imagem e já terá comunicado a Bernardo Palmeiro - que está a tratar de um dossiê importante - , diretor-geral do futebol leonino, as posições que quer reforçar e as características que pretende ver nos atletas contratados. No que diz respeito a saídas, o técnico está preparado para a eventual transferência de Viktor Gyokeres, a grande figura da equipa verde e branca nas últimas duas épocas.
Equipa encarnada joga diante do conjunto da Nova Zelândia, estando agendados ainda o Flamengo - Chelsea e o Los Angeles FC - Espérance de Tunis
|
Esta sexta-feira, 20 de junho, oferece um cardápio variado de grandes jogos, com especial destaque para o Mundial de Clubes 2025. O Benfica inicia o dia às 17h00, frente ao Auckland City, num encontro em que os encarnados partem como favoritos. Logo a seguir, às 19h00, joga-se um duelo muito aguardados da jornada: o Flamengo - Chelsea (DAZN). Às 23h00, o dia termina com o jogo entre o Los Angeles FC e o Espérance de Tunis, duas equipas ambiciosas em busca de visibilidade global.
Fora do contexto dos clubes, o dia também reserva espaço para o futebol jovem e feminino. No Euro Sub-19, Noruega e Alemanha enfrentam-se às 18h00, enquanto às 21h00 (em transmissão diferida), Países Baixos - Inglaterra completa o alinhamento com outro clássico europeu de formação. No futebol feminino sénior, França e Bélgica medem forças às 20h10, num particular.
Confira, abaixo, a programação completa desta sexta-feira:
• Benfica - Auckland City: 17h00, Mundial de Clubes 2025, TVI;
• Noruega - Alemanha: 18h00, Euro U19 2025, Canal11;
• Flamengo - Chelsea: 19h00, Mundial de Clubes 2025, DAZN;
• França - Bélgica: 20h10, Jogos Preparação Seleções Femininas 2025, SportTV 7;
• Países Baixos - Inglaterra: 21h00 (dif.), Euro U19 2025, Canal11;
• Los Angeles FC - Espérance de Tunis: 23h00, Mundial de Clubes 2025, DAZN.
Aproveite e confira aqui a programação completa do fim de semana.