
Futebol
Varandas quer assinar com português que passou na Premier League: Sporting prepara mercado
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa de futebol feminino do Sporting venceu, este sábado, o Marítimo, por 7-0, em partida da 20.ª jornada da Fase Regular da Liga BPI. Num autêntico festival de golos pintados a verde e branco a turma de Mariana Cabral alcançou mais uma vitória e continua na perseguição ao Benfica.
O primeiro golo das leoas surgiu em fase precoce do encontro por intermédio de Jacynta Gala. Depois de praticamente toda a primeira parte a jogar com vantagem mínima, a equipa do Sporting pôs o ‘pé no acelerador’ e fez dois golos em quatro minutos, estes assinalados por Fátima Dutra e Olivia Smith. Assim, o Clube de Alvalade foi para o descanso com uma vantagem algo confortável.
Na etapa complementar do encontro, as leoas voltaram a cimentar a sua esmagadora vantagem perante o conjunto madeirense. Olivia Smith voltou a dilatar a vantagem no marcador, que foi ainda mais ampliada por Joana Martins, Diana Silva e Maia Niehues. Assim, o Sporting arrecadou uma vitória de cariz categórico na presente edição da Liga.
Com esta vitória – a 15.ª em 20 partidas – as leoas de Mariana Cabral encontram-se no segundo posto da Fase Regular do Campeonato Nacional de futebol feminino com 48 pontos somados em 20 partidas. O Benfica é atualmente líder com 50 e o Racing Power completa o pódio com 36.
Depois da goleada aplicada à turma da Madeira, o Sporting vira agora atenções para a final da Taça da Liga. As leoas vão medir forças, com as águias, para mais um troféu da temporada em curso. Recorde-se que, em caso de vitória, este será a primeira Taça da Liga que o Sporting irá conquistar. O dérbi frente às encarnadas está marcado para a próxima quarta-feira, 1 de maio, no Estádio do Restelo com apito inicial apontado para as 17h45.
Saída de Alvalade vem sendo muito falada e há mais pormenores sobre os últimos tempos do ponta de lança internacional pela Suécia
|
Viktor Gyokeres vai sair do Sporting e, com o final da temporada, aproximam-se novas informações sobre os valores e destino pelos quais o sueco pode trocar Alvalade. Depois de ter sido noticiado que o avançado tem tudo acordado com o Arsenal, parece não haver entendimento.
Segundo informação divulgada pelo jornal Record, a SAD do Sporting não recebeu qualquer proposta, pelo que é impossível as partes envolvidas terem chegado a acordo. A mesma fonte adianta ainda que, fruto da importância dos próximos jogos, a Direção leonina só irá negociar no fim da temporada.
Para já, os métodos de Frederico Varandas são claros: o Sporting terá de receber 70 milhões de euros e, de preferência, anunciados só depois do próximo dia 1 de julho, de forma a ajudarem as contas do Clube de Alvalade e entrarem apenas no exercício 2025/26.
Certo é que o sueco - que já tem substituto apontado - deverá cumprir, diante do Vitória de Guimarães, a última partida no Estádio José Alvalade, que estará em ebulição para empurrar os leões à conquista do título. A partida tem pontapé de saída marcado para as 18h00 de sábado, dia 17 de maio.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 50 encontros: 32 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.040 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 13 assistências.
Futebolista que tem vários interessados na sua contratação revela o que espera dos próximos tempos, numa altura em que é cobiçado no mercado
|
Ousmane Diomande cumpriu, diante do Benfica, o 100.º jogo pelo Sporting. O central costa-marfinense tem sido o pilar da defesa leonina, desde a saída de Sebastián Coates, e é reconhecido pelos responsáveis verdes e brancos e grandes tubarões europeus, que pensam em contratá-lo no verão. No entanto, o 'camisola 26' quer conquistar o bicampeonato - único foco de momento.
"Sinto que já sou uma pessoa diferente e um jogador diferente. Mesmo durante esta época temos visto coisas muito especiais. No último jogo, os adeptos estavam por todo o lado e é simplesmente espetacular. Vamos dar tudo para os fazer felizes. Estamos a viver algo especial para o clube e para os adeptos. Queremos ser bicampeões! O Sporting precisa disso e nós queremos fazer história no Clube. Com o apoio dos adeptos, que sabemos que estão sempre connosco, só ficamos mais motivados para os dois jogos que faltam. Vamos estar preparados", disse, aos meios de comunicação leoninos.
"Jogo 100? É uma sensação espetacular"
Sobre a marca de 100 jogos, Diomande assegurou ser "uma sensação espetacular. O tempo passa depressa e joguei muitos jogos num curto espaço de tempo. Com todas as pessoas que acreditam em mim, continuo a trabalhar e espero poder jogar ainda mais jogos, é para continuar", admitiu, garantindo que, antes do dérbi, "nem sabia que estava tão perto dos 100 jogos"
Com mira posta na partida com o Vitória de Guimarães, o central do Sporting antevê o ambiente no Estádio, mas faz uma revelação aos adeptos: "Ainda não sei cantar [O Mundo Sabe Que], mas é algo que gosto de ouvir antes do jogo. Quero aprender a cantar a música para perceber mais. Sinceramente, é muito bom ouvi-la. A paixão dos adeptos é incrível, honestamente".
"Temos de ganhar o campeonato e a Taça"
"Sempre que acabamos um treino, eles estão lá. Estão sempre por perto e dão-nos sempre apoio, dentro e fora de campo. Estão connosco em todo o lado. É fantástico. Mesmo quando jogamos fora, depois dos jogos eles vêm receber-nos e mesmo às 2h00 da manhã estão em Alvalade à nossa espera. É uma loucura. Pergunto-me se eles chegam a dormir (risos). É de loucos e acredito que no sábado será ainda melhor. Já estamos focados, mas isso dá-nos uma motivação extra. Temos de os fazer felizes, sem dúvida. Ganhar o campeonato e a Taça", atirou Diomande.
Futebolista de Rui Borges aproveitou para lançar 'recado' aos adeptos verdes e brancos, numa altura em que temporada está prestes a terminar
|
Jeremiah St. Juste vai sair do Sporting no final da temporada. As lesões não deixam o 'camisola 3' afirmar-se em Alvalade, além de esta segunda metade de campeonato não ter sido simpática para o neerlandês, que não esconde o desejo de conquistar o título.
"Pertinho", escreveu o veloz defesa, nas suas redes sociais, partilhando uma imagem no dérbi da jornada 33, diante do Benfica, mostrando-se ansioso para a partida diante do Vitória de Guimarães que, em situações normais, deverá começar no banco de suplentes.
A defesa será composta por Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio, com Jer a ser mais uma opção para Rui Borges, que tem no central uma escolha válida, tendo em conta a sua enorme capacidade de defender a profundidade do adversário.
Apesar de ser uma mais-valia, St Juste vai sair do Sporting no final da temporada. Contratado ao Mainz por 9,5 milhões de euros, a dificuldade em assumir um lugar como titular dos verdes e brancos leva a que a Direção queira negociar o passe do jogador.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, St. Juste – avaliado em 6 milhões de euros – leva 26 encontros: 13 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, o defesa-central contabiliza 1.237 minutos, não tendo marcado qualquer golo ou feito qualquer assistência.