Modalidades
Sporting já conhece adversário para as meias finais da UEFA Futsal Champions League
17 Mar 2026 | 12:24
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
23 Mar 2024 | 18:59 |
A equipa de futsal do Sporting derrotou o Torreense, por 6-1, este sábado, em partida válida para a jornada 19 da fase regular da Liga Placard. Alex Merlim (bis), Taynan, Diogo Santos, um auto-golo e Bernardo Paçó fizeram os golos leoninos.
Na primeira parte, uma grande contrariedade para os leões. Anton Sokolov (9') viu cartão vermelho após travar um adversário que seguia isolado e sem Bernardo Paçó na baliza e deixou os verdes e brancos com menos uma unidade.
Cinco minutos depois, foi mesmo o Sporting a abrir o placard. Aos 14 minutos, Alex Merlim fez a diferença e colocou o marcador em 1-0, em Torres Vedras. A goleada só foi, por isso, feita no decorrer na segunda metade,
Taynan foi o primeiro e, de trivela, fez o 2-0, logo no segundo minuto, assistido por Alex Merlim. Três minutos depois, foi Diogo Santos a marcar e o Sporting chegava assim ao 3-0, aos 25 minutos de jogo. Aos 29 minutos, chegou o 4-0, com a ajuda de São Pedro, que marcou na própria baliza, e a seguir foi Bernardo Paçó, que já tinha tentado o golo noutras ocasiões, a fazer o 5-0.
A equipa adversária ainda marcou, através de Russo, mas o Clube de Alvalade conseguiu logo a seguir voltar à diferença de cinco golos, com uma grande penalidade convertida de forma exemplar por Alex Merlim, que bisou no encontro.
Com esta vitória – a 28.ª em 33 jogos esta época – os comandados de Nuno Dias seguem na segunda posição do campeonato nacional, com 50 pontos, os mesmos do que o Braga. No entanto, os minhotos têm vantagem, uma vez que, depois de um empate na Casa das Modalidades leoninas (2-2), venceram no norte do país (5-3). O Benfica fecha o pódio, com 42 pontos.
O Clube de Alvalade vai recarregar baterias e volta a entrar em campo na próxima quarta-feira. A partida frente ao Belenenses a contar para os quartos de final da Taça de Portugal - que será disputada em Sines - jogar-se-á às 20h.
Técnico do Clube de Alvalade teceu declarações sobre adversário que irá encontrar na próxima fase da UEFA Champions League
17 Mar 2026 | 17:24 |
Nuno Dias reagiu ao sorteio da final four da Liga dos Campeões de Futsal e antecipou o duelo da equipa de futsal do Sporting e Cartagena. O técnico verde e branco sublinhou a qualidade do adversário, inevitável nesta fase da competição, mas deixou garantias de confiança no seu grupo.
N. Dias: "Não havia por onde escolher"
"Só sabemos se um sorteio é bom ou mau depois do resultado final, mas parece-me que não havia muito por onde escolher. Qualquer uma das três equipas apresentava muita qualidade e o Cartagena, como bicampeão espanhol, parece-me uma equipa bastante difícil. Como todas as outras, aliás", frisou o técnico, em declarações ao meios de comunicação do clube leonino.
Nuno Dias destacou ainda os argumentos do conjunto espanhol, que considera muito completo e com várias soluções no jogo. "Vamos encontrar uma equipa forte, bicampeã de Espanha e com quatro jogadores que, há bem pouco tempo, foram campeões da Europa por seleções. Uma equipa com muitas soluções, com vários jogadores com qualidade para diferentes posições e que pode variar o seu jogo. Têm um pivô canhoto, dois pivôs destros, vários alas desequilibradores e jogadores com muita experiência", elogiou.
N. Dias: "Vamos preparar-nos muito bem"
Ainda assim, e apesar das dificuldades esperadas, Nuno Dias garante ambição total por um lugar na final. "O Cartagena vai certamente bater-se por um lugar na final, assim como o Sporting. Teremos as nossas chances, vamos preparar-nos muito bem quando chegar o momento e espero, nessa altura, ter os jogadores no melhor momento de forma para a época", disse.
Vale lembrar que o Sporting venceu o Benfica por 7-4, no dia 6 de março, em jogo da segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. Depois da derrota na Luz por 4-3, os leões estavam obrigados a vencer e conseguiram superar o eterno rival.
Durante passagem por Alvalade, somou 37 encontros, com 20 golos marcados, regressando mais tarde à equipa espanhola que agora representa
17 Mar 2026 | 15:36 |
A equipa de futsal do Sporting prepara-se para um duelo de grande exigência frente ao Jimbee Cartagena, nas meias-finais da Liga dos Campeões de futsal. O encontro ganha ainda mais destaque por marcar o reencontro com Waltinho, jogador brasileiro que já representou o Clube de Alvalade.
O pivô de 34 anos conhece bem a realidade dos leões, tendo passado pelo emblema verde e branco na temporada 2021/22. Durante essa passagem, somou 37 encontros, com 20 golos marcados, regressando mais tarde aos espanhóis, emblema de onde não voltou a sair.
Waltinho é um conhecedor da liga portuguesa, já que também atuou pelo Fundão em 2016/17, conseguindo captar a atenção do Nagoya Oceans (Japão) para onde se mudou antes de rumar ao Cartagena em 2020/21, seguindo-se a mudança para Alvalade.
Depois de eliminarem o Benfica nos quartos da prova internacional (agregado de 10-8), os leões apontam ao título que escapa desde 2021. De recordar que o Sporting perdeu as finais de 2022 e 2023 para Barcelona e Palma, respetivamente.
O Jimbee Cartagena, adversário do conjunto orientado por Nuno Dias, ocupa atualmente o sétimo lugar do campeonato espanhol com 31 pontos, a três pontos do Palma, que é quinto classificado com 34. O ElPozo é o atual líder da liga com 52 pontos.
Em causa está a reação do técnico do emblema verde e branco após um empate concedido no Campeonato Nacional a 26 de abril de 2025
17 Mar 2026 | 14:58 |
O Conselho de Disciplina da FPF confirmou esta terça-feira, dia 17 de março, a suspensão de Nuno Dias durante 22 dias. Em causa está a reação do treinador de futsal do Sporting após o empate com o Eléctrico, no campeonato, a 26 de abril de 2025.
"Eu e os jogadores sentimos que o Sporting está a ganhar há muito tempo e que, provavelmente, há muita gente que não está a gostar. Querem mudanças, coisas diferentes, e estão a acontecer coisas muito estranhas. Sinto que a forma como lidam comigo no banco é ridícula. É inacreditável a forma como se comportam e como reagem a qualquer coisa que eu digo. Porque olho para os outros jogos e não vejo isso acontecer. Como não vejo as expulsões e os cartões amarelos cirúrgicos a alguns jogadores", afirmou, na altura.
No acordão ficou escrito que: "O Conselho de Disciplina – Secção Não Profissional – da Federação Portuguesa de Futebol decide (…) não aplicar ao arguido Nuno Sérgio Santos Dias as circunstâncias atenuantes (…) mantendo inalterada, em consequência, a condenação do mesmo pela prática da infração disciplinar (…) aplicando-lhe, em consequência, a sanção de suspensão por 22 dias e, cumulativamente, a sanção de multa fixada em (…) 357 euros".
Neste momento, o Sporting ocupa o segundo lugar da fase regular da Liga, a seis pontos do Benfica, além de competir na Taça de Portugal e na Champions - onde vai enfrentar o Jimbee Cartagena. Esta temporada, os leões conquistaram a Supertaça, mas foram eliminados nos quartos da Taça da Liga.
O Clube de Alvalade volta a jogar no próximo sábado, dia 21 de março, frente ao Caxinas. O encontro, a contar para a jornada 19 da fase regular, diante da formação liderada por Nuno Silva, está marcado para as 20h45, no Pavilhão João Rocha.