Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Rui Borges está muito próximo de ser o escolhido pela administração do Sporting para a sucessão de João Pereira. O treinador de 43 anos, natural de Mirandela, deverá chegar a Alvalade num negócio a rondar os cerca de 4 milhões de euros, valor da sua cláusula de rescisão.
Hugo Viana, diretor de futebol dos leões, está a conduzir o processo, que espera fechar com eficácia, tendo em conta que a oportunidade de rumar ao emblema verde e branco agradou de imediato ao técnico que tem, ao contrário de João Pereira, o IV grau do curso de técnicos da UEFA.
A sua carreira começou em 2017/18, ao serviço do Mirandela, onde esteve uma temporada e meia, conseguindo o salto para o Académico de Viseu, onde se manteve até 2020 e chegou a umas meias finais da Taça de Portugal. De seguida, orientou Académica em 2020/21 (lutando pela subida à Primeira Liga) e no começo de 2021/22, onde também esteve no Nacional da Madeira.
Em 2022/23 passou por Vilafranquense e Mafra e 2023/24 marcou a sua estreia na Primeira Liga, treinando o Moreirense, onde bateu o recorde de pontos dos cónegos no principal escalão. A partir do último verão, foi oficializado no Vitória de Guimarães, sucedendo a Rui Cunha.
Os minhotos estão, atualmente, no sexto lugar da Liga Portugal Betclic com 22 pontos, tendo terminado a fase de Liga da Liga Conferência no segundo lugar (14 pontos) com quatro vitórias e dois empates, conseguindo apurar o Vitória para a fase a eliminar da prova internacional.
Confira as declarações de Rui Borges sobre o seu futuro após o jogo entre o Vitória de Guimarães e Nacional:
Apesar de defender sempre o treinador de 40 anos, o presidente do Clube leonino já estudava alternativas, caso exibições não melhorassem
|
0A exibição do Sporting frente ao Gil Vicente, que terminou num empate sem golos, foi a gota de água para Frederico Varandas em relação a João Pereira. O Presidente leonino, já pressionado pelo núcleo duro do Clube após a derrota em Bruges por 2-1, viu que as vitórias apertadas frente ao Boavista (3-2) e Santa Clara (2-1) não surtiram o efeito necessário. Assim, avançou para a decisão que pretendia evitar: a saída do treinador.
No plano público, o líder máximo do Sporting manteve sempre uma postura de defesa em relação ao técnico. Contudo, nos bastidores, foi preparando um plano alternativo, em caso de pior cenário. Ainda durante a cerimónia de entrega dos prémios Stromp, Varandas manifestou confiança em João Pereira.
Porém, a perda de mais dois pontos e a consequente queda da liderança no campeonato precipitaram a mudança. Com esta decisão, Frederico Varandas procura manter a equipa competitiva em todas as competições, depois de já ter perdido a margem de conforto construída com Ruben Amorim na Liga Betclic e na Liga dos Campeões.
A situação do balneário revelou-se decisiva na escolha. Apesar de os jogadores demonstrarem empenho nos discursos e de manterem uma postura profissional com a nova equipa técnica, os resultados em campo não corresponderam às expetativas criadas.
A confiança foi-se deteriorando enquanto o nervosismo se instalava, afetando a dinâmica do grupo. Ao contrário do que aconteceu no início da temporada, o sistema de jogo deixou de funcionar com fluidez, aumentando a pressão sobre toda a estrutura da equipa.
Técnico orientou jogador do Clube de Alvalade e revelou que, por sua vontade, atleta podia estar ao serviço dos azuis e brancos
|
0Mauro Couto é a mais recente estreia na equipa principal do Sporting. O jovem foi lançado no duelo da Taça de Portugal, diante do Santa Clara, e frente ao Gil Vicente, para o campeonato. Chegado a Alvalade no inverno de 2023/24, a carreira do jovem podia ter passado pelo Porto, garante Israel Dionísio.
O técnico orientou o extremo no Padroense, equipa satélite dos dragões, e deixou bastantes elogios ao 'camisola 78' dos verdes e brancos. "Tem uma atitude tremenda dentro de campo e dificilmente dá um lance como perdido. É muito aguerrido e nunca desiste", começou por dizer, ao jornal A Bola.
"É muito forte no um para um e acelera muito o jogo pelo corredor. Tem um excelente pé esquerdo e faz a diferença", referiu, garantindo que "jogou muitas vezes como defesa-esquerdo e isso deu-lhe rotinas a nível defensivo, algo que é sempre muito importante no futebol ao mais alto nível".
Quanto à possibilidade de jogar pelo Porto, Israel Dionísio explica que "estávamos em plena pandemia, mas confesso que o meu relatório foi favorável à continuidade dele no clube, mas por uma razão qualquer que desconheço acabou por não acontecer".
Sobre o jovem promessa do Sporting, o técnico acredita que "alia o aspeto físico ao técnico e ao mental e já atingiu o objetivo a que se propunha", avizinhando um futuro risonho para Mauro Couto: "Vai chegar muito longe", assegurou, confiante das capacidades do jogador.
João Pereira continua a ser muito contestado em Alvalade; Frederico Varandas está no mercado em busca de um substituto para o treinador
|
0Vitória de Guimarães e Nacional empataram (2-2), esta segunda-feira, dia 23 de dezembro, em jogo a contar para a 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Na conferência de imprensa, Rui Borges foi questionado sobre um alegado interesse do Sporting, mas optou por não confirmar a mudança para Alvalade.
"Tenho contrato com o Vitória até 2026 e o que tiver de acontecer têm de falar com o clube. Estive focado no jogo e na minha equipa, ninguém falou comigo", frisou, antes de ser questionado se este teria sido o seu último jogo como treinador o Vitória", começou por dizer.
"Vou repetir. O que tiver de acontecer tem de passar pelo Vitória, nem o clube nem a equipa merecem que esteja a falar de uma notícia que saiu antes do jogo, não sei o que se passou com o timing dessa notícia. O clube e os jogadores merecem que fale do jogo, o que tiver de acontecer tem de passar sempre pelo Vitória."
"Se há um fundo de verdade? "Muito honestamente, não sei responder. Estava focado no jogo. Não falei com o meu representante nesse sentido, estava focado no jogo, queria ganhar. O que tiver de acontecer acontece, mas passará sempre pelo Vitória".
Neste momento, os ainda comandados por João Pereira estão no segundo da Liga Portugal Betclic, com 37 pontos, em igualdade pontual com o Porto, terceiro classificado. O rival Benfica, de Bruno Lage, é agora líder isolado da tabela classificativa com 38 pontos somados.