
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Nacional empatou 1-1 na receção ao Plaza Colonia, em encontro da sétima jornada da fase Apertura do campeonato uruguaio. Sebastián Coates, antigo capitão do Sporting, foi titular e totalista, sendo importantíssimo para evitar a derrota, num jogo em que a equipa da casa era bastante favorita.
O encontro não começou de feição para o emblema de Montevideo, que viu o adversário adiantar-se no marcador logo aos 18 minutos. Diogo Oliveira, avançado brasileiro, finalizou a passe de Osinache Ebere, emprestado ao Plaza Colonia pelo Nacional. Até ao final do primeiro tempo, não se registaram mais incidências.
No segundo tempo, os comandados de Martín Lasarte foram pressionando cada vez mais e tiveram várias mexidas na equipa. Quando tudo se encaminhava para uma derrota inesperada, Sebastián Coates, numa jogada de insistência após um canto, cabeceou certeiro para o empate (86').
Esta temporada, Sebastián Coates - avaliado em 1,5 milhões de euros - leva oito partidas disputadas, nas quais marcou um golo e fez uma assistência. Ao todo, desde que regressou ao Uruguai, apontou quatro tentos, ao longo de 25 encontros nos quais foi utilizado, tendo já vencido um troféu.
Ao todo, com a camisola do Sporting, Sebastián Coates realizou 369 jogos, com 37 golos marcados, 10 assistências e oito títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), uma Taça de Portugal (2018/19) e quatro Taças da Liga (2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22). O central é o jogador estrangeiro com mais jogos de sempre pelo Clube de Alvalade, deixando um legado histórico com a Listada verde e branca.
Assista ao golo de Seba Coates:
Treinador dos verdes e brancos justifica não utilização de futebolista leonino e massa associativa do Clube de Alvalade pede mais minutos
|
Biel chegou ao Sporting em janeiro, mas tem sido poucos utilizado por Rui Borges. O extremo disputou 22 minutos na vitória sobre o Rio Ave, por 2-1 - veja AQUI os golos - e, no final do encontro, o técnico elogiou o desempenho do extremo, motivando reação de alguns adeptos leoninos.
"Em relação ao Biel, ele tem treinado bem e crescido muito, não tem tido grandes oportunidades, é certo, mas teve agora e entrou muito bem. É um jogador que tem uma tomada de decisão muito refinada", disse o técnico dos verdes e brancos, na conferência de imprensa.
Apesar de ter elogiado o 'camisola 30', Rui Borges explica que "é um jogador que joga numa posição onde há vários futebolistas importantes e que estão numa fase boa: Geny, Quenda, Trincão, Pote...", atirou, garantindo que "Agora, é uma decisão do treinador", mas que Biel "é um miúdo incrível. Tenta fazer o que a gente lhe pede, por vezes fico triste de não lhe poder dar mais minutos, por opção, apenas e só, porque ele merece, como todos os outros, mas tem dado resposta muito boa".
Nas redes sociais, alguns adeptos leoninos falam em injustiça para com o avançado brasileiro. Com bons pormenores no Rio Ave - Sporting, Biel terá deixado a massa associativa do Clube de Alvalade com curiosidade para ver mais vezes o jogador dentro das quatro linhas.
Biel - avaliado em 5 milhões de euros - soma uma assistência em três jogos disputados em 2025 ao serviço do Bahia. Pelo Sporting, o extremo brasileiro de 24 anos foi lançado em seis partidas: diante do Dortmund, em Alvalade (17 minutos) e na Alemanha (56 minutos), frente ao Arouca (cinco minutos), com o Estrela da Amadora (um minuto), e em ambos os encontros da Taça de Portugal, diante do Rio Ave (três e 22 minutos)
Treinador dos verdes e brancos não teve rodeios e garantiu que futebolista do plantel leonino "é dos jogadores mais competitivos"
|
Ricardo Esgaio voltou a jogar no meio-campo, durante quase toda a segunda-parte do Rio Ave - Sporting - veja AQUI os golos do encontro -, à semelhança do que tinha acontecido nos minutos finais da receção ao Moreirense. Rui Borges preferiu o defesa em detrimento de Eduardo Felicíssimo e justificou a opção pelo que o 'camisola 47' representa no plantel leonino.
"Esgaio trabalha imenso. Merece"
"Fiz (a alteração) porque ele merece. Ele trabalha imenso, não o fiz porque gosto mais do Esgaio do que do Edu, fi-lo porque treina e merece por tudo o que é capaz de produzir em treino e pela resposta que dá", começou por apontar o técnico verde e branco.
Rui Borges completou a resposta, garantindo que Ricardo Esgaio entrou para o meio-campo do Sporting "também por tudo o que ele é para o grupo. "É dos jogadores mais competitivos que temos e por isso merece o tempo. Entrou mais tempo porque o Zeno [Debast] estava cansado, opção normal porque merece", atirou.
"Quenda? Foi opção"
No mesmo momento, o técnico foi também questionado sobre a não utilização de Geovany Quenda e respondeu com naturalidade: "Foi opção. É importante que todos descansem quando assim é possível. Quenda descansou. Não olho para a idade dele, é um miúdo que tem dado muito, que vai continuar a dar muito".
O Clube de Alvalade vira agora atenções para o Campeonato Nacional. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 27 de abril, frente ao Boavista, em jogo relativo à 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Carlos Carvalhal jogar-se-á às 20h30, no Estádio do Bessa.
Especialistas em arbitragem desvendam falha de Hélder Carvalho, juiz do encontro que acabou com passagem dos leões à final da Taça de Portugal
|
O Rio Ave - Sporting terminou com vitória leonina, por 2-1. Hélde Carvalho foi o árbitro do encontro, que não teve grandes polémicas à mistura. Jorge Faustino e Marco Ferreira avaliam de forma positiva o desempenho do árbitro, mas apontam um lance sobre Conrad Harder que merecia outra avaliação por parte do juiz.
Jorge Faustino: "Ficou cartão amarelo por exibir"
"Vítor Gomes pontapeou o pé de Harder pelas costas em abordagem enquadrável como negligente. Falta bem punida com livre direto. Ficou cartão amarelo por exibir", admitiu Jorge Faustino, especialista em casos de arbitragem, em declarações ao jornal Record.
Marco Ferreira: "Vítor Gomes pontapeou Harder de forma antidesportiva"
Para Marco Ferreira, "Vítor Gomes pontapeou a perna de Harder, sem possibilidade de jogar a bola, incorrendo num comportamento antidesportivo". O desenrolar da jogada resultou num "livre bem assinalado", mas ficou "cartão amarelo por exibir", apontou.
Com o triunfo, os comandados de Rui Borges apuraram-se para a 31.ª final da Taça de Portugal e vão, ao que tudo indica, medir forças com o Benfica. O dérbi eterno jogar-se à dia 25 de maio (domingo), e deverá, apesar de algumas notícias recentes indicarem o contrário, disputar-se no Jamor, como é habtitual.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para o Campeonato Nacional. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 27 de abril, frente ao Boavista, em jogo relativo à 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Carlos Carvalhal jogar-se-á às 20h30, no Estádio do Bessa.